Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Carta de Fátima Brasileiro a Monteiro Lobato

COLETÂNEA DE MEMÓRIAS CARTAS A MONTEIRO LOBATO

Recife, 29 de maio de 2019

Prezado Lobato

Cheguei seis anos depois da sua partida, desencontro de tempo, queria tanto que fosse meu avô. Não os conheci, só a avó materna, também contadora de histórias. As dela eram bem diferentes das suas, mas me ensinaram e divertiram na infância. Imagine um avô que soubesse tantas, e tão instigantes; não ia sair de perto dele por nada!

Quando lhe descobri já era maiorzinha, estimulada por minha mãe. Sabe como era naquele tempo, nada de tecnologia. Bonecas ou livros – e eu os escolhi. Aqui pra nós, alguns bem mais interessantes que os didáticos. Gostava mesmo era de Jorge Amado e José Condé, um escritor de Caruaru que contava umas coisas engraçadas. Algumas nem entendia, mas como era livro de adulto, era aquele que eu queria. Li Pensão Riso da Noite, da estante de Edgar, meio às escondidas, igual a Dona Flor e seus Dois Maridos, que guardava embaixo da cama.

Conheci o seu Hércules na mesma época e, cada um na sua peleja, eram companhias maravilhosas, cheias de aventuras. Vibrava com a conclusão de cada um dos Doze Trabalhos, todos estranhos e difíceis, e o admiro justo por trazer tudo aquilo para o mundo infantil.

Dos personagens do Sítio, claro que Emília se destaca, pelo arrebitamento e vivacidade, mas o pó de pirlimpimpim era a melhor parte. Sonhava ser transportada para outros lugares, viver outra realidade, rever pessoas queridas que estavam longe. Tudo isso era possível, no encantado mundo que você criou.

Outro que ninguém esquece – Jeca Tatuzinho – conheço de muito tempo. Tenho guardado um exemplar – 35ª Edição – 1973 – da divulgação do fortificante das gerações. O Almanaque da Editora Fontoura, maior peça publicitária da história do Brasil, alardeava que o consumo do tônico da vida era o que havia de melhor – dava energia, força, apetite, vontade de viver. Aliás, a gente sabe que muita criança da época foi iniciada no mundo etílico pelas colheradas do Biotônico. Tomei poucas, apetite nunca me faltou…

A popularidade ganha com seu texto, fez a revista O Cruzeiro publicar visita do Amigo da Onça a uma família muito pobre. Crianças de todas as idades, magérrimas e famintas, pais desesperados pela falta de comida. O desgraçado chega justo na hora que seria a da refeição e, em tom de deboche, entrega o frasco do poderoso elixir – Para abrir o apetite! Uma sacada e tanto de Péricles, mas não consegui rir da piada; a família dava pena e a fome é muito feia.

O Jeca Tatu preguiçoso, matuto, atrasado, uma espécie de maldição racial, foi usado por você para mostrar que na verdade ele era resultado da fome, da doença e da miséria. “O Jeca não é assim; está assim”, deixando claro que o estado lastimável em que se encontrava o caipira era culpa do descaso das autoridades públicas.

A partir da atenção e assistência, destaque para o saneamento, surge o empreendedor de sucesso, consciente de adotar novas condutas de higiene e repassar o ensinamento aos demais companheiros. Infelizmente as ações são pontuais e descontínuas, daí que decorrido um século, as cidades não conseguem dar destino correto ao lixo e as condições são muito precárias. A população pobre sobrevive à margem do progresso, exposta à sujeira, na ignorância dos direitos e ignorada pelos governantes, hoje chamados gestores.

Continua atual sua afirmação sobre os que levam vida miserável; são lembrados pelos políticos apenas no momento do voto nas eleições. “O fato mais importante da sua vida é votar no governo. (…) Vota. Não sabe em quem, mas vota. Esfrega a pena no livro eleitoral, arabescando o aranhol de gatafunhos e que chama ‘sua graça’”.

Enfim, Lobato, nem vou lhe falar do petróleo. Já devem ter lhe contado, nosso não é mais.

Obrigada pelo que fez pelo país, defendendo nossas riquezas econômicas e culturais. Faz muita falta uma voz como a sua. A coisa tá complicada, a vontade primeira é viajar para bem longe, aos confins do mundo. Mas cadê o pó de pirlimpimpim? Até sonho e esperança estão em falta por aqui.

Lamento não ter coisas melhores para contar. Abraço,
Fatima Brasileiro

PS: Uma notícia fresquinha, vai lhe agradar, divulgue entre os ligados à Cultura e à Educação: Nosso Chico Buarque foi vencedor do Prêmio Camões de Literatura 2019.

Sim, Meu caro amigo, o mesmo da Banda, Geni, O meu amor, etecetera que certamente tocam aí, na Rádio São Pedro.

245 respostas

          1. Parabéns Fátima, fantástica e linda carta. Sem dúvidas Monteiro se deliciou e também viajou no tempo, um tempo de ingenuidade, em que, os sonhos não eram atropelados pela falta de respeito em geral para com aqueles que só almejam um lugar mais digno no mundo em que se vive. Deus te abençoe e te inspire cada dia mais.

          2. Excelente Fátima, o texto é um “pirlimpimpim” maravilhoso que nos remete aos tempos idos da “aurora da minha vida” e transita por todas as mazelas da nossa atualidade. Sinceros Parabéns.

        1. Maravilhoso texto!! Parabéns Fatima!! Mergulhei no meu passado, na magia de minha infancia/adolescencia, caminhei pelo meu presente, mas não perdi o meu voo com sonhos de esperança no futuro atraves de escritores incrīveis como você, Obrigada!! 👏👏👏👏

          1. Emocionante recordação! Poder reviver momentos da nossa infância foi um presente para mim. Venho de uma família de educadores que juntava filhos, amigo e vizinhos para contação de histórias, teatros e brincadeiras infantis. Tinhamos uma biblioteca na nossa casa, de parede à parede, onde nas férias, final de tarde sentávamos e viajávamos nos mundos imaginários, muitas vezes sob efeito do pó de pilipimpim…obrigada por me lembrar que existe um mundo maravilhoso no meu coração! Beijos e sucesso sempre.

      1. Que carta mais encantadora, memórias de um tempo mágico, onde as histórias se enredavam nos nossos pensamentos, nos ensinando sutilmente através dos atos dos personagens. Parabéns Fátima por resgatar tantas lembranças, por mostrar quão vivo permanece Monteiro Lobato nos nossos corações.

      2. Emocionante recordação! Poder reviver momentos da nossa infância foi um presente para mim. Venho de uma família de educadores que juntava filhos, amigo e vizinhos para contação de histórias, teatros e brincadeiras infantis. Tinhamos uma biblioteca na nossa casa, de parede à parede, onde nas férias, final de tarde sentávamos e viajávamos nos mundos imaginários, muitas vezes sob efeito do pó de pilipimpim…obrigada por me lembrar que existe um mundo maravilhoso no meu coração! Beijos e sucesso sempre.

        1. Que linda carta. Voltei no tempo e vi passar um filme com as minhas melhores lembranças. O que não faz uma boa comunicação… Além de Lobato, essa proeza também é sua. Parabéns por me fazer reviver tão boas recordações.

    1. Belíssimo texto. Um paralelo eloquente entre “os pitorescos sonhos” de Monteiro Lobato e “o mundo grotesco” de hoje, que nos transporta para outra dimensão.

      Graças a pessoas como você a cultura sempre vai existir.

      PARABÉNS… FÁTIMA, QUE DEUS CONTINUE LHE ILUMINANDO.

      1. Parabéns minha Fatimazinha, com certeza Monteiro Lobato está a par de suas belas palavras. Muito feliz em poder ler seu excelente texto.

        Sucesso. Beijão.

      1. Sensacional! Como não viajar no mundo mágico de pirlimpimpim! Leva eu minha saudade! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Fátima, fico imaginando a reação de Lobato ao ler sua carta. Certamente encantado e agradecido. Encantado com sua sensibilidade, e agradecido pelo seu carinho. Parabéns! Eu gostaria de ter escrito essa carta. 😊

    3. Muito bom seu texto Fátima, tenho certeza que de onde estiver Monteiro Lobato esta feliz de fazer parte de sua infância e de tantas outras crianças. Eu voltei no tempo e lembrei de como era bom ler essa obra maravilhosa em que nos levava a tantos mundos diferentes e cheios de alegrias. Lembro vc contando história pra gente nas suas férias lá em casa, aproveitamos muito. E de verdade não esperava menos de você que sempre foi amante de uma boa leitura. Sua carta à Monteiro Lobato esta maravilhosa, digna de uma ótima leitora e escritora. Parabéns….. abraços.

    4. Ao ler essa carta voltei no meu tempo de infância onde eu mim imaginava no sito do pica pau amarelo com todos aqueles personagem s ao po de pilipipim onde eu mim imaginava mim transportando de um lugar pro outro era muito legal

    5. Parabéns Fatima!
      Você nos presenteou com um belo texto, com leveza nos fez viajar com as boas lembranças da infância . Por uns segundos pudemos sonhar com um tempo bom, o que está distante considerando os acontecimentos atuais. Monteiro Lobato volta a ser lembrado e revisitado nos dando prazer em rever seus personagens! E para concluir com chave de ouro você nos informa sobre Chico Buarque, outro homem , poeta e escritor que nos encanta. Maravilha! Abraços

      1. Querida Fátima

        Ler seu texto foi tao gostoso quanto assistir o sitio do picapau amarelo.. uma sensacao boa de infância, criatividade e leveza…
        Parabens querida poetiza. Tenho certeza que O vô Lobato amou sua carta.
        Beijos

        Ju

    6. Amei,lembrei do meu passado tão leve,algumas coisas não muda e faz o passado e presente andarem juntos.sempre quis ser Emília tão dona de si.Parabéns Fátima lindo texto!

    7. Parabéns Fátima Brasileiro! Lindo Texto.Gosto do seu modo de escrever, pois com suavidade e sensibilidade você nos leva a viajar no túnel do tempo trazendo doces recordações. Um abração, que Deus te dê sempre lindas inspirações.

  1. Boa Tarde! Amei a carta. Voltei ao meu tempo, tão bom quando era criança, jamais esquecido.
    Parabéns! FÁTIMA !
    Viva a cultura ( Nordestina ), brasileira tão bem representada.

    1. Boa Noite! Adorei sua carta. Passou um filme das histórias de Monteiro Lobato.
      Valeu amiga.
      Parabéns

      1. Parabéns! Fátima, a sua carta proporcionou uma viagem no tempo, sem usar o pó do Pirlimpimpim.
        Nao apenas na obra de Lobato, do qual foi um dos autores que contribuiu para o despertar para o gosto pela literatura, como também o reviver da infância e adolescência através dos seus personagens. Gratidão , por dividir seus sentimentos e conhecimentos.

    1. Parabéns minha Fatimazinha, com certeza Monteiro Lobato está a par de suas belas palavras. Muito feliz em poder ler seu excelente texto.

      Sucesso. Beijão.

      1. Parabéns Fatima. Texto maravilhoso. Nos leva ao passado e ao mesmo tempo nos fala de um presente sem notícias boas.

    1. Fátima querida, sua sensibilidade reverbera nas suas palavras. Parabéns, excelente sua carta a Monteiro Lobato..bj

      1. Parabéns Fátima !!! Amei o seu texto,me fez voltar ao meu tempo de criança !!! Muito bom !!! 😍🙆

    1. Parabéns Fátima, belissima carta !!! Fez lembrar a minha infância da época do Sítio do Picapau amarelo .

  2. Esta carta parece que foi feita por um grande amigo de Monteiro Lobato. Que ideia maravilhosa. Diferente de tudo que pensei. Parabéns a autora.

  3. O texto de Fátima Brasileiro me emocionou. Ela escreveu o que se passa no coração e na mente de pessoas que, como ela, preferem um livro a outros tipos de brinquedos. Que venham mais cartas, crônicas e contos escritos por ela.

  4. Fátima, como sempre viajo nos seus escritos, gosto de revisitar minha infância e a sua carta levou-me até lá, onde conheci Lobato e aprendi a fazer de conta quando a realidade não agradava. Parabéns amiga!

  5. Fátima , gostei imensamente dos seus comentários são semelhantes aos meus pensamentos também vivenciados pela leitura da minha infância e adolescência ! Suas conclusões sobre tudo também compartilham com as mnhas e só me resta elogiar você como fã e leitora do nosso Monteiro Lobato .

  6. Fátima , gostei muito da sua carta e seus comentários são semelhantes aos meus vivenciados pela leitura da minha infância e adolescência ! Só me resta elogiar você como fã e leitora de Monteiro Lobato .

  7. Querida Fátima, parabéns pela excelente carta. Orgulho à memória do sábio Monteiro Lobato.

  8. Fátima ,gostei muito da sua carta me relembrando a leitura da minha infância e adolescência. Só me resta elogiar você como fã e leitora de Monteiro Lobato .

    1. Fátima , gostei da sua carta que me relembrou a leitura da minha infância e adolescência. Somos fãs dos livros de Lobato !

  9. Parabéns Fátima! Você escreve maravilhosamente bem! Nos faz sentir a realidade pela escrita!????????

  10. Querida amiga,
    Este texto tem a digital da sua alma, vai além do óbvio. É uma boa mistura da realidade, da fantasia, da sabedoria e do bom humor. Parabéns!!

  11. Lindo texto, Fátima. Sem dúvida, a nossa infância foi permeada pelo mundo mágico que nos legou Lobato. Eu continuo fã da Emília e de suas traquinices inteligentes. E o Biotônico Fontoura foi meu companheiro para aumentar o apetite que, pelo jeito, era bem contrário ao seu, faltava sempre, mas era bom pra ser mais cuidada numa prole de 9 filhos… B a ba, B e be, B i bi, biotômico… a musiquinha nunca saiu da cabeça. Parabéns, que sejas reconhecida como dedicada é delicada escritora.
    Abraços ?

  12. Fátima, que linda a sua carta!! Faz-nos a todos sentirmo-nos mais próximos do querido Lobato de nossa infância. Abraço! Erivânia.

  13. Sensacional!!! Mágico. Linda carta, me fez “viajar” a este incrível mundo de Monteiro Lobato.
    Parabéns Fátima ??

    1. Fátima Brasileiro,
      Gostei tanto do seu texto, ele me fez rememorar vários episódios do sítio do Pica-Pau Amarelo. Lendo é como se você falasse tudo o que gostaria de dizer, mas, não tenho a habilidade que você tem com as palavras. Seu pó de pirlimpimpim, me encantou!

  14. uma crônica de largo espectro. Se transformada em filme, seria vista de ângulo aberto e viria fechando, fechando, até o núcleo do conteúdo, o que Fátima gostaria de mostrar. E mostrou.
    Disse o que eu gostaria de contar a Lobato, não sendo ele meu avô, mas um camarada de mesa de bar, que ao contrário de fortificante ilusório a gente brindasse o encontro lendo um texto de tanta qualidade, entre um e outro chope.

  15. Parabéns, Fátima. Não sei onde ele anda, mas se souber de sua missiva, para e lê. Tenho certeza sairá radiante. O outro lado é mistério, vai que leia mesmo. Abraço, Ed Arruda

    1. Ah! Que delícia de avô ele seria. Adorei essa cartinha que resgatou o passado e nos entregou agora, no presente, distanciado das soluções para a qualidade de vida dos Jequinhas de hoje. Gostei muito Fátima. Parabéns!

  16. Amigos TODOS.

    Muito obrigada pelos comentários à minha mensagem.
    Espontânea, igual a mim.
    Sentimento de verdadeira admiração pelo BRASILEIRO que foi.
    Abraços com carinho.

  17. Muito boa a sua carta Fátima!
    Você nos faz lembrar da importância de Monteiro Lobato como cidadão. Isso tanto nos questionamentos que surgem do imaginário infantil como também no âmbito social.
    Parabéns!

    1. Parabéns, prima!
      Linda carta! Que saudades da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo!

  18. Leitura agradável que nos remete a infância… Além de valorizar figuras como o próprio monteiro Lobato e Jorge Amado, dá importância também ao escritor regional José Condé e às histórias de sua avó e sobretudo, nos faz refletir sobre a realidade política do nosso país…

    1. Como é maravilhoso voltar à infância através deste texto tão bem escrito. Como se parece com as minhas vivencias!!! Fez parte da minha vida e me deixou super feliz retornar a estas lembranças que estavam adormecidas….Parabéns!!!

  19. Carta extremamente criativa e sensível. Lobato iria se interessar muito pelo conteúdo permeado por memorias de bons tempos…

  20. Parabéns Fátima. Como sempre você escrevendo muito bem. Já tentei várias vezes. Aproveitando a hora que mamãe dormindo. Consegui terminar. Abraços

    1. Que lindo lembrei-me da minha infância eu Lu vou ensinar meus filhos Daniel e Thalita há gostarem de Monteiro Lobato

  21. Fácil ler a carta escrita pela minha amiga e prima Fátima Brasileiro. Certamente o querido Monteiro Lobato responderia que foi uma pena ela ter nascido depois que ele se foi. Parabéns Fátima você reavivou nossa memória.

  22. Parabéns Fatima por seu belo texto! Me orgulho de ser sua amiga! Foi muito bom ler o seu texto e relembrar muitas coisas da minha infância. Sucesso e um forte abraço!

  23. Excelente! Nossa sociedade está muito necessitada de visão crítica da realidade. A literatura é um poderoso estímulo intelectual. Viva a literatura brasileira! Viva a língua portuguesa!

  24. Excelente texto. Nos faz refletir o quão atual era Monteiro Lobato. Nos faz resgatar a memória da infância inocente, simples mas, muito verdadeira 👏👏👏.

  25. Fátima,querida,que beleza de carta ,li pra minha mãe e ela adorou.Me lembro também de que são pessoas assim como Lobato e você pra fazer reviver todos esses sonhos de nossa juventude com a vontade voraz de ler,de disseminar o conhecimento.Parabéns!

  26. Que coisa mais linda!Voltei ao tempo com sua carta! Monteiro Lobato é inesquecível,mas nada mais original que enviar uma carta pra ele ,e fazer as pessoas refletirem na grandiosidade de um escritor que continua tão atual nos dias atuais.Amei.Parabéns, Fátima.

  27. Belíssimo texto! Somente uma pessoa com muita sensibilidade é capaz de captar todas as maravilhas que estão presentes nessa carta. Obrigada por nos presenciar com essa leitura, tia Fátima 🌹

  28. Belíssimo texto! Somente uma pessoa com muita sensibilidade é capaz de captar todas as maravilhas que estão presentes nessa carta. Obrigada por nos presentear com essa leitura, tia Fátima 🌹

  29. Ao ler sua carta percebe-se que você é uma grande admiradora da obra desse autor, mesmo autor que tanto fez pela literatura brasileira. A impressão é que você fala com ele e passa notícias. Ao longo da carta você descreve passagens como somente uma grande conhecedora da obra poderia fazer. Leva o leitor a reviver momentos da infância porque grande parte dos brasileiros devem a Monteiro Lobato a sua iniciação à leitura.

  30. Belíssimo texto. Um paralelo eloquente entre os “pitorescos sonhos” de Monteiro Lobato e o mundo desvirtuado de hoje. Viajei para outra dimensão.

    Graças a pessoas como você a cultura sempre vai existir.

    PARABÉNS… FÁTIMA, QUE DEUS CONTINUE LHE ILUMINANDO.

  31. Abraço carinhoso e meu agradecimento pelos comentários.
    Estou feliz em participar desse concurso pela oportunidade de levar junto todos vocês ao mundo encantado de Lobato.
    Bom dia a todos

  32. Que texto lindo! Como me emocionou! Voltei ao tempo em que, na companhia de meus três filhos, no finzinho da tarde, assistia ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, programa baseado no livro homônimo deste grande escritor,, Monteiro Lobato, que por meio da literatura deixou críticas tão importantes sobre nosso país. Sabe, Fátima, com esta carta linda, vc está dando voz a muitos leitores que se deliciaram com os livros desse inesquecível escritor. Parabéns!
    ,

    1. Oi Fátima, me tocou por demais. Uma viagem a infância. Seu jeito íntimo de lhe dar com Lobato, faz inveja. Parabéns,beijo grande.

  33. Excelente texto que traz a riqueza da análise dos personagens promovendo a mensagem oportuna para o leitor sobre a precariedade das condições vividas sem recursos ..
    Parabéns !

  34. Lindas memórias que Fátima Brasileiro nos brinda nessa carta ao amado escritor Monteiro Lobato. Obrigada por dividir conosco essas memórias emocionantes.

  35. Poxa, como gostei do texto.
    Bem montado , criativo e o melhor!!! Me fez recordar Bons momentos da TV brasileira, e quando os pais viam ( esta coisa antiga) Tv com os filhos.
    Família. Obrigada Fatima

  36. Modelo de texto muito inteligente pela intimidade como a autora fala do tema e ressalta a importância da mensagem.

  37. Que maravilha Fátima!
    Voltei à minha infância,quando “ devorava” tudo de Monteiro Lobato. E para mim tudo começou aos 8 anos,na antiga Escola Experimental,quando ganhei como prêmio de redação,o meu primeiro livro de Monteiro Lobato: Viagem ao Céu. Como eu viajava,de fato,naquele mundo maravilhoso!
    Parabéns!!

  38. Poxa, adorei o texto. Bem montado, inteligente, criativo. Parabéns.
    E a grande emoção, !! me fez lembrar o tempo que ainda assistíamos TV cultura com os filhos.
    Obrigada Fatima. Grande Monteiro Lobato.

  39. Parabéns Fátima. Tua carta é, ao mesmo tempo, comovente e séria. Que ideia fantástica a de requisitá-lo para teu avô. Também gostaria de ter um avô assim. Trouxeste-me muitas recordações da infância pois, minha iniciação literária foi justamente com Monteiro Lobato. O primeiro livro que li (primeiro leram pra mim) foi Reinações de Narizinho. Exatamente o primeiro livro da Coleção Monteiro Lobato. Em seguida veio Viagem ao céu, que é o segundo livro da coleção. Em seguida veio O saci, que é o terceiro, e assim por diante. Até Os doze trabalhos de Hércules, que são dois volumes e são os últimos livros da coleção que tinha completa. Maravilhoso o seu texto. É como disse Paulo Caldas, daria um ótimo filme.
    Abraços poéticos de Alberto Valença

  40. Oi Fátima, amei! Me reportei a infância e senti até inveja de sua intimidade com ele. Parabéns!

  41. Fátima, nem vou me ater à essência do nosso Monteiro Lobato, tão lindo em seu escrever ingênuo e verdadeiro. Prendeu-me muito o seu estilo. Passa-nos um texto analítico, por assim dizer, navegando suave nas palavras, numa intimidade muito grande com os leitores, deixando-nos à vontade para acompanhá-la. Certamente, uma grande escritora. Parabéns!

  42. Excelente texto Fátima. Gostei da análise dos personagens e a forma crítica com que você analisa o papel social de cada personagem demonstrando consciência social!!

  43. Boa tarde
    Sensibilizada com os comentários, agradeço a cada um de vocês.
    A leitura é uma atividade prazerosa e necessária. Monteiro Lobato nos levava pela mão para mostrar o mundo onde todas as possibilidades conviviam. Aconteciam.
    O mérito da minha carta, é dele. Abraço

  44. Fatima só não fiquei com inveja porque gosto tanto de escrever cartas que ousei escrever uma para Deus.
    Como não sabia o endereço e não sei se algum carteiro O conhecia e entregou…

  45. Amei a carta! Extremamente criativa! Nos leva a refletir: passados cem anos, vozes como a de Monteiro Lobado, ainda não foram ouvidas.

  46. “Fortificante das gerações”! Essa expressão me leva à minha juventude. Lembro muito bem do Biotonico Fontoura antes das refeições.
    Obrigado Fátima por reavivar minha memória e minha vontade de viver.
    Parabéns pela sua missiva a Monteiro Lobato. Você expôs chagas antigas que são tão atuais.

  47. Que texto maravilhoso, Fátima!
    Confesso que me recordou da velha infância na nossa belíssima Afogados da Ingazeira.
    Em meio a tanta nostalgia, genialmente, vem aquela pintada de política, que não pode faltar – e que estamos precisando, e muito, rsrs -, muito bom!!
    Um beijo, príncipa!

  48. Carta bem escrita.
    Recorda a literatura da infância e faz considerações sobre os tempos atuais.
    O que Lobato diria do Brasil de hoje?

  49. Feliz em participar da Coletânea, agradeço os comentários ao meu texto.
    Abraços a todos

  50. Fátima, com sua carta viajei à minha infância. Foi muito gratificante. Parabéns pela leveza do texto. Grata

  51. Parabéns Fátima,
    Gostosa leitura que nos remete fácil e levemente às aventuras na minha infância.
    Muito bom quando cita que as cidades continuam sem saneamento e sem destinação correta do lixo.
    Abraços

  52. Emocionante viagem entre o passado dos sonhos infantis, das esperanças no futuro melhor e da constatação da triste realidade do presente. Mas viajar é preciso e nada nos faz voar mais alto que um bom conto. Obrigada amiga por nos presentear com sua sensibilidade e competência literária! Beijao.

  53. Parabéns Fátima Brasileiro , gostei muito da sua carta! O maravilhoso é voltar ao tempo de infância através da leitura . Bom, para os nossos dias atuais muitas expectativas de melhoria não é ? Seu texto foi uma viagem ao passado com esperança num futuro melhor e mostra como vivemos no presente.
    Excelente iniciativa Fátima, relembrar a nossa cultura.
    Deus te ilumine e abençoe sempre.
    Parabéns!!

    1. Como sempre, de leitura fácil e envolvente, a autora transita entre o ontem e o hoje com leveza e sabedoria.
      Parabéns pelo belo texto, Fátima!

  54. Fátima , como sempre uma leitura agradável e construtiva. Parabéns pelo talento ! Um beijo grande.

    Katia Santana Moreira Lopes.

  55. Fátima,

    A carta a Monteiro Lobato, fez a mágica de despertar lembranças do tempo que trabalhei na Livraria e Papelaria Albimar (nome do irmão caçula) de propriedade do meu pai. Eu tinha quatorze anos. Era o gerente, veja só; responsável pela compra do material a ser vendido: desde produtos escolares, para escritório, presentes, natalinos, religiosos, além de escolher os títulos de autores mais procurados: adultos e infantis.
    Na compra do acervo literário, escolhia também aqueles que eu gostava de ler: Jorge Amado, Eça de Queiroz, Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Castro Aves, José de Alencar, Aloísio Azevedo. Além desses, li outros que meu pai tinha em sua biblioteca, em casa, e proibia minhas irmãs de ler, parecidos com aqueles que você escondia debaixo da cama.
    Especialmente de autoria de Monteiro Lobato, vendemos bastante: O Saci, Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática, Aritmética da Emília, Geografia de Dona Benta, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo, O Minotauro, A Chave do Tamanho, Os doze trabalhos de Hércules. Li e reli Jeca Tatuzinho. Final de ano a farmácia de seu Alfredo distribuía um almanaque com a história do matuto depauperado, que bebeu Biotônico Fontoura e ficou forte, corado e valente, chegando até a brigar com uma onça.
    Parabéns pela ótima carta a Monteiro Lobato.
    Talvez se você procurar na internet, quem sabe, encontre o e-mail dele no portal do céu.
    Obrigado por me fazer recuar o tempo.
    Do seu amigo,
    Marcio de Mello

  56. Querida Fátima, fico aqui a imaginar você,Monteiro Lobato e Chico Science num papo moderno com meu sobrinho neto de 5 anos .
    Como seria ? O Jeca tatu era meu favorito , eu sempre soube que não era preguiça aquela lerdeza e olhar tristonho. Nunca passei fome , mas sento vontade de comer pera , melão e maca , que conhecia só no livro da alfabetização ou quando meu Pai vinha pra capital .
    Estórias? Não. Puras Histórias que a vida r o Lobato nos ensina até hoje
    Parabéns , que bom saber que a arte é a literatura não permite a morte de tanta gente boa , inclusive você.
    Bjs .Gratidão pela convivência e pelas caronas literárias e agradáveis.

  57. Fátima, parabéns pelo lindo, harmonioso e politizado texto. Você é uma pessoa iluminada!

    1. Parabéns minha Fatimazinha, com certeza Monteiro Lobato está a par de suas belas palavras. Muito feliz em poder ler seu excelente texto.

      Sucesso. Beijão.

  58. A carta de Fátima à Lobato transpira amor e paixão fraternos. Dois sentimos vivos na alma de uma admiradora, que influenciada pela escrita de seu ídolo, já lançou até livro com histórias contadas pela sua avó. Sucesso na cena bibliográfica pernambucana em 2017.

  59. Parabéns minha Fatimazinha, com certeza Monteiro Lobato está a par de suas belas palavras. Muito feliz em poder ler seu excelente texto. Sucesso, beijão.

  60. Parabéns Fátima!! A leitura foi uma verdadeira viagem no tempo. Excelente!!

  61. Excelente carta! Brilhante a forma de se reportar aos encantos de uma infância criativa e fértil. Bem diferente ao que observamos nos dias de hoje, onde a criança busca a imagem pronta no meio virtual . Meu Deus, que presente lindo ganhamos! Parabéns minha querida e que seja garantidos as oportunidades de resgatar o hábito da leitura de uma forma tão intensa ,de um conteúdo informativo e motivacional ,como você nos fez . Desejo muito sucesso!

  62. Adorei! Apesar dos anos que separam as nossas infâncias, q minha foi bem parecida porque também escolhi os livros.

  63. Parabéns Fátima pelo texto, ele nos transporta a nossa infância e juventude,nos faz ainda refletir um pouco sobre a conjutura social do Brasil dos últimos anos, até o cenário atual .

  64. Maravilhoso ver como Fátima evoluiu nas suas crônicas d textos. Lucidez, sensatez, clareza, cronologia e sensibilidade em traduzir o sentimento passado. Fico muito feliz em poder participar desse sucesso.
    O tempo está a seu favor!
    Parabéns amiga!

  65. Olá Fátima,
    Adorei a provocação, com certeza Monteiro Lobato terá que fazer alguma mágica no seu universo para poder nos ajudar no nesse mundo. Diferente de você minha aproximação com Lobato iniciou pela TV no meado dos anos 80, com os personagens icônicos e principalmente com a maravilhosa música de abertura do Gilberto Gil.
    Espero que ele consiga mexer alguns pauzinhos para ver se conseguimos por aqui mudar um pouco essa nossa realidade.
    Sucesso!!

  66. Parabéns amiga!!O texto me levou diretamente a minha infância.eu adorava Monteiro Lobato e neste texto você conseguiu transmitir que emoção para seu público. Sucesso senpre Fátima.Bj grande

  67. Lindo texto, amiga Fátima!
    Roguemos por um futuro de mais Lobatos, sonhos e dias melhores.

    Grande abraço!

  68. Parabéns Fátima!! Amei essa carta tão repleta de Lindas e significativas memórias, despertou uma saudade da infância !
    Beijo grande!

  69. Excelente carta, muito bem redigida.
    Parabéns minha amiga, gostei!
    Um beijão😍😘👏👏👏👏👏👏

  70. Que maravilha, Fátima! Fiquei extasiada e tenho certeza de que o Lobato, também, ficará. Sua carta nos remete ao tempo em éramos felizes e não sabíamos. Beijo no coração! Que Jesus continue lhe iluminando e abençoando.
    Cláudia Zuzart

  71. Que delícia! Ainda bem que Lobato continua deixando mensagens ao mundo através de pessoas iluminadas como você, Fátima, que nos transporta para momentos de lazer e reflexão. Obrigada, amiga, e parabéns! Continue a escrever! O mundo precisa dessas conversas…e eu também.

  72. Que carta linda, tia Fátima!
    De uma sensibilidade incrível!
    Nosso querido Lobato deve estar muito feliz por tanto carinho!
    Beijo grande tia!

  73. Parabéns Fátima, carta maravilhosa nos faz voltar aos bons e velhos tempos, sempre gostei muito de ler.
    Gostava muito das histórias de Monteiro Lobato, de ler seus livros e viajava com suas histórias fantásticas.
    Grande abraço,
    Zenaide

  74. Fátima fico impressionada com a capacidade que você tem de captar a nossa realidade e trazê-la para o nosso cotidiano de forma tão simples e majestosa, nos faz perceber q nem tudo é só imaginação no reino de fantasias de Monteiro Lobato. Parabéns minha amiga!

  75. Parabéns, Fatima! Por resgatar pedacinhos do nosso passado, da nossa cultura, dos nossos sonhos…Desse universo chamado cultura que através de Monteiro Lobato ganha vida quando transporta seus personagens às questões sociais e políticas, que hoje continuam tão atuais; parece que foi escrito agora.
    Quantos de nós sonhamos em ter um pouco da porção mágica do pó de Pirlimpimpim para nos transportar nesse momento onde tudo parece sem sentido, sem governo, sem rumo.
    Sua cartinha surgiu no momento certo; como eu, sei que muitos gostariam de fazer o mesmo também. Agradecer por ele ter proporcionado tantos momentos de magia e de sonho.

  76. Parabéns, Fatima! Por resgatar pedacinhos do nosso passado, da nossa cultura, dos nossos sonhos…Desse universo chamado cultura que através de Monteiro Lobato ganha vida quando transporta seus personagens às questões sociais e políticas, que hoje continuam tão atuais; parece que foi escrito agora.
    Quantos de nós sonhamos em ter um pouco da porção mágica do pó de Pirlimpimpim para nos transportar nesse momento onde tudo parece sem sentido, sem governo, sem rumo.
    Sua cartinha surgiu no momento certo; como eu, sei que muitos gostariam de fazer o mesmo também. Agradecer por ele ter proporcionado tantos momentos de magia e de sonho.

  77. Eu acho um texto maravilhoso que realmente me emociona e que abarca a vida toda Parabens

  78. Parabéns Fátima!!! Com sensibilidade e simpliscidade você nos leva a viajar no túnel do tempo e traz doces recordações. Deus te ilumine sempre e te dê boas inspirações.beijos.

  79. Memórias de uma infância foram revividas nesse belo texto! Eu, também como você Fátima, tive avós presentes e contadores de história. Tive o prazer de ouvir minha vó Laia, sentadinha em sua cadeira de balanço, ler os livros de Monteiro Lobato para mim. Viajava nas histórias, e adorava ver os desenhos desses livros, o que me faziam sentir uma participe desse mundo imaginário! Parabéns amiga pela iniciativa e tão bem feita escrita, que nos faz lembrar desse tão importante escritor de nossa maravilhosa infância!

  80. Esta carta retrata o sentimento maior vindo do coração e nos faz voltar aos belos tempos de criança! Parabéns!!! 👏👏👏

  81. Gostei muito do texto. Trouxe lembranças da infância das minhas filhas assistindo o Sítio do Picapau Amarelo.

  82. Parabéns, Fátima! Excelente texto! O Sítio do Picapau Amarelo fez parte da minha infância. Adorava! Sucesso, prima!

  83. AMEI A CARTA!
    A MESMA ME FEZ LEMBRAR MINHA INFÂNCIA , QUE FOI MUITO BEM VIVIDA NAQUELE TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS. AMO MONTEIRO LOBATO! MEUS FILHOS ASSISTIRAM O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO. ESCRITOR EXEMPLAR, QUE FICARÁ PARA SEMPRE NAQUELES QUE TIVERAM O PRIVILÉGIO DE TER EM MÃOS A 0BRA PRIMA DE UM ESCRITOR COM O TALENTO TÃO ESPECIAL PARA QUEM GOSTA DE LER LIVROS, QUE REALMENTE VALEM A PENA. VOCÊ LÊ E RELÊ VÁRIAS VEZES.

  84. Lindas palavras. Uma bela homenagem a este escritor incrível que marcou e marca muitas gerações. Ler sua carta também me fez lembrar dos meus avós, contadores de histórias. É possível sentir os sentimentos fluindo ao ler suas palavras.
    Parabéns, Fátima.

  85. Parabéns, Dona Fátima.
    Infelizmente não conheci nenhum dos meus avós, mas tive tias (grandes amigas da minha mãe) que sempre foram ótimas contadoras de histórias. Conheci o mundo dos livros bem cedo e na minha infância fui um visitante assíduo deste universo mágico e encantador criado pelo Lobato. Ler sua carta me fez sentir aquela saudade gostosa da infância, principalmente das leituras na infância, talvez por que a vida adulta nos toma tanto tempo, é trabalho, estudos e tantas aflições que a viajem já não parece mais a mesma.
    Sempre busco levar boas leituras aos meus alunos e alunas, acredito que a leitura possibilita nos tornarmos o melhor de nós mesmos.
    Seu texto tem uma energia linda e contagiante. Parabéns!

  86. Hoje as crianças vivem a febre da tecnologia, como foi bom viver o mundo imaginário de Monteiro Lobato. Belíssima homenagem para aquele que marcou a infância de várias gerações, parabéns Fátima Brasileiro.

  87. Eu achei uma ideia maravilhosa, a lembrança é sempre muito importante,parabéns!

  88. Parabéns pela brilhante Carta, Fátima! Você consegue situar, com felicidade, o leitor no panorama histórico, artístico e cultural de uma época que, infelizmente, não teremos outra igual.

  89. Linda carta fatima! Foj com monteiro lobato que despertei meu interesse pela literatura! Era onde viajava e sonhava! Com suas interesantes historias! Parabens pela carta e um abraco!

  90. Gostei muito da Carta.
    Voltei à infância e lembrei de quando assistia o Sitio do Picapau Amarelo.
    Adorava ver Emília falar pelos cotovelos e fazer coisas incríveis. Entrar no fundo do mar para brincar com os peixes. Viajar por muitos reinos.

  91. Excelente!
    O quão fascinante a nossa querida Fátima faz desta narrativa que me traz a minha infância!
    Parabéns por compartilhar!
    Fã desde o curso de farmácia que utilizou a química das palavras em sentimentos profundos da lembrança, saudade!
    Beijos

  92. Muito legal essa maneira de expor a atualidade e seus problemas conversando com alguém do passado que nos fez sonhar e que também falava dos problemas da época de uma forma encantadora. Parabéns!!! 👏👏👏

  93. Os livros de Monteiro Lobato trazem lembranças da Infância. Minha mãe e minha tia-avó eram excelentes contadoras de histórias. Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde, Tia Anastácia, Vovó Benta… inúmeros personagens que continuam a encantar com seus sonhos, fantasias e viagens incríveis!
    Parabéns, Fátima! Nestes tempos de bruxos importados, sua carta é um convite a crianças e adultos a descobrirem e revisitarem os livros de Lobato, valioso patrimônio da literatura brasileira.

  94. Essa carta é uma inspiração pra nos levar a conhecer e apreciar melhor as obras do escritor Monteiro Lobato. Onde tambem tinha ele paixão pela Arte da Pintura
    Linda carta. Parabéns.

  95. Amo Emília, talvez pelo seu nariz arrebitado. Amo o Sítio do Pica-pau Pau Amarelo, por todas as suas magias. Óbvio que amo Monteiro Lobato, por todas as suas obras. E, claro, amo D+ Fátima Brasileiro, por nos remeter para esse mundo encantado!

  96. Linda carta, Fátima Brasileiro Brasileiríssima! Nesses tempos onde nossa cultura está sendo posta à prova é necessário esse estímulo. PARABÉNS!

  97. Belo texto. Tomara que chegue até ele. Quem sabe pode nos ajudar. Parabéns pela escrita Fátima.

  98. Texto muito bem escrito e criativo! Se Seu Monteiro teve a sorte de ler, ficou muito feliz…

  99. Gostei muito de sua carta a Lobato! Muito bem escrita! Mesclando as intenções contidas nos livros escritos por ele com a dura e atrasada realidade do presente; lembranças da menina sonhadora com as constatações que inquietam a adulta comprometida com a situação do país em que vive.
    E não é que o Jeca Tatu também povoa minhas lembranças de criança! Papai, quando eu era bem pequena, trouxe um livrinho de publicidade de um vermífugo que tinha como personagens o Jeca Tatu e sua família. Li e reli esse livrinho, achava engraçado, e ainda hoje conto essa estória a meus pacientes.
    Bem Fátima, parabéns pelo texto que só demonstra quão boa escritora você é. Tenho certeza que Lobato o aprovou! Continue em frente nessa linha literária, espero ainda ler muita coisa escrita por você.
    Um beijo

  100. Fátima, parabéns pela linda carta a Monteiro Lobato.
    Sei que ele está bem feliz com seu texto. Amei.
    Continue escrevendo, você tem muito talento e doçura nas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos