Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Myriam Brindeiro por Eugênia Menezes

Conheci Myriam Brindeiro há muitos anos, quando trabalhávamos na Fundação Joaquim Nabuco, ela no Departamento de Educação, eu no de Sociologia. Sua pessoa muito me impressionou, pelo olhar manso, voz baixa e muito interesse no contexto.

Ao longo do tempo nos aproximamos naturalmente, seja pela identidade de intenções, seja pela responsabilidade que nos cabia na FUNDAJ.

A certa altura dos acontecimentos tornou-se difícil para nós e nossos amigos próximos suportarmos a diligência sobre nós, escritores, que não podíamos publicar livremente. Até que, em conjunto, nos atribuímos a tarefa de lutar com afinco pelo nosso direito de criar e de iniciarmos as providências necessárias à nossa soberania criadora. Assim nasceu as Edições Pirata que no espaço de 6 anos publicou 319 livros, fez sucessivos lançamentos no Recife, Rio de Janeiro, Mato Grosso, etc., etc., etc. Em agosto deste ano, completaremos 40 anos.

A participação de Myriam no processo foi constante. Depois de ocuparmos uma varia numa casa alugada de onde saímos por denúncia de vizinhos, por conta do barulho das máquinas, receber a sagrada oferta de Myriam para habitarmos o primeiro andar de sua memorável casa em Apipucos, com a anuência de seu marido, Alberto Vasconcelos que, além de nos receber de braços abertos, ria muito com nossos exageros.

Além de sua generosidade, de ser boa na escrita e na tranquilidade, nossa parceira é compositora. Tem vários CD’s lançados homenageando artistas locais e reforçando, sem nenhuma dúvida, nosso mundo artístico. Seus temas são comoventes.

E agora, mais uma revelação importante: sua casa é hoje um centro cultural. Foi toda reformada e ganhou o nome de Brindeirarte, o que honra o nome da família e o engajamento do casal com o mundo e as pessoas, de modo rico e fraterno de sempre.

Serviço:
Abertura do Destaque literário de junho
Data: 6 de junho de 2019
Hora: 18h
Local: Cultura Nordestina
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço, Recife-PE
Telefone: 81 3243-3927
Entrada franca

Conheça a história da Cultura Nordestina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos