Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tarcísio Pereira, editor, apresenta livros de Ivanilde Morais de Gusmão

13

DESTAQUE LITERÁRIO – SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO DO AUTOR
CULTURA NORDESTINA
ABRIL/19 – IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO
APRESENTAÇÃO DE TARCÍSIO PEREIRA, EDITOR

1) PARA COMPREENDER O MÉTODO DIALÉTICO:

“Socializar o resultado dos seus estudos”. Essa é a proposta clara da escritora Ivanilde Morais de Gusmão no dizer de Risalva Vasconcelos Rocha, que assina a Apresentação do presente volume. Isso fica evidente para quem vem fazendo a leitura da obra desta abnegada estudiosa da obra de Karl Marx. A sua missão, assim entendemos, não é apenas estudar o pensamento marxiano mas, sobretudo, torna-lo mais acessível a todos que se interessam pela obra do grande filósofo alemão.
A sua missão não é nada fácil. Mas, com a sua obstinação, com a sua determinação, indo a fontes originais para ter cada vez mais segurança nas suas interpretações, nos dá a certeza de termos em mãos um trabalho digno, seguro, que nos leva a acreditar que estamos no verdadeiro caminho, caminho que nos conduz a legítima interpretação da obra e do pensamento de Karl Marx”.

2) NO REDEMOINHO DA VIDA A LUZ AFLORA EM MIM.

ESCRITORA IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO e seus desafios.
“A pesquisadora e escritora Ivanilde Morais de Gusmão ao escrever Um Caminho para Marx e agora No Redemoinho da Vida a Luz Aflora em Mim, se defrontou com dois desafios literários – a política e a poesia, alcançando excelentes resultados.
Seu estimulante método de trabalho, ao encarar simultaneamente esses dois projetos exigiu, de um lado, todo seu conhecimento científico sobre o marxismo, e consistiu em apresentar sutilmente ao leitor o caminho mais suave para um diálogo com a obra do grande filósofo Karl Marx, mantendo a essência e a originalidade do pensador alemão; e, por outro lado, ao transpor o romance O Amor não tem Bons Sentimentos, do escritor Raimundo Carrero para a forma poética, abordou um tema que lhe é bastante familiar nos seus estudos marxistas, qual seja a condição humana.
Dois trabalhos que, como exercício literário, exigiu-lhe conhecimento, técnica e sensibilidade poética, de tal modo que o próprio Raimundo Carrero declarou que ‘Ivanilde, assim, trabalha com incrível habilidade e engrandece o trabalho do autor’”.

3) ENTRE O SILÊNCIO E A SOLIDÃO: Estranhos Ruídos na Noite Alumiando os Caminhos da Morte
NADA É, TUDO ESTÁ SENDO.
Para a escritora, poeta e pesquisadora Ivanilde Morais de Gusmão nada está estabelecido, tudo absolutamente tudo, é mutável, tudo pode se transformar dentro do seu pensar dialeticamente.
Escritora de um poder de produção intelectual invejável, Ivanilde mergulha nos seus projetos com uma coragem, uma determinação que só para nós, que gozamos da liberdade de acompanhar o seu trabalho e a sua capacidade de desenvolver em termos texto, o seu pensar, acreditamos sempre no que ela se propõe a realizar.
Como não lhe falta a capacidade de desenvolver/criar textos de ensaios, de ficção e de poesia, ela, neste novo livro faz mais uma vez uma transformação em uma obra do grande escritor Raimundo Carrero, As Sementes do Sol – O semeador. Livro criado originalmente em forma de novela.
Ivanilde leva o leitor a fruir do livro em forma de poema, com uma perfeita sintonia entre a leveza que o poema necessita e a dor na narração do escritor.
É um trabalho executado por quem já domina perfeitamente a técnica dessa transformação, mantendo toda arte narrativa do criador.

4) NO COTIDIANO DA VIDA A POESIA VAI CONSTRUINDO O HUMANO

Como na música, também na literatura existem parcerias. É comum um músico solicitar autorização ao autor de um texto ou de um poema para musicá-lo.
Neste livro, No Cotidiano da Vida a Poesia vai Construindo o Humano, a escritora Ivanilde Morais de Gusmão aplicou uma vez mais o seu método de transpor o texto em prosa para poesia, como já vem fazendo com obras do premiado escritor Raimundo Carrero.
Ivanilde retorna agora, ao encontro de seus leitores, adaptando em parceria belas crônicas de Fátima Quintas; escritora com a qual já temos encontros marcados, através de suas escritas, nas páginas dos jornais.
Aqui neste livro, algumas dessas crônicas estão eternizadas em forma poética. No saber de Fátima Quintas, Ivanilde desenvolve um trabalho de artesã, ornamentando a emoção com letras vivas, vivíssimas, ao extrair de uma prosa poética o perfil definitivo da poesia. Ganhamos todos nós.
Na literatura assim como na música, nasceu aqui uma grande parceria.

5) NAS VEREDAS DA VIDA COM TERNURA VAI RESGATANDO O HUMANO

Esse novo livro da pesquisadora e escritora Ivanilde Morais de Gusmão é mais uma comprovação de que a literatura, como a arte de um modo geral, suporta transposições de gêneros, de linguagem, e muito mais.
Assim como os cineastas conseguem adaptar os romances para as telas de cinema, como um músico consegue colocar a melodia num poema, ou mais ainda como um arranjador consegue mudar o ritmo de uma música já gravada, a Ivanilde descobriu a fórmula de transpor textos de escritores que fazem sucesso com seus romances como o premiado escritor Raimundo Carrero e, mais recentemente com a consagrada cronista, Fátima Quintas.
Naturalmente o grande desafio é esta transposição para a forma de poesia sem que o texto sofra perda do estilo próprio de cada autor.
É justamente aí que Ivanilde consegue o seu sucesso.
Essa fórmula química que ela criou, permite que a essência do texto seja mantida tanto no romance como na crônica.
É impressionante como ela estuda de forma determinada, cada texto como também cada autor da obra que ela se propõe a cada novo exercício. Isso é, sem dúvida, o ponto de partida para o início de cada novo projeto, de cada novo sucesso.

6) DA ANIMALIDADE AO SER SOCIAL: A Fantástica Caminhada do Homem

Caros Leitores,
Sei que muitos de vocês já conhecem a escritora Ivanilde Morais de Gusmão pelos seus estudos tão bem aceitos e debatidos nas comunidades acadêmicas e por estudiosos da obra do filósofo alemão Karl Marx. Professora, ensaísta, poeta, contista, com vários livros publicados não só no Brasil, mas em países da Europa, desenvolveu um sistema e publicou adaptações para a poesia dos textos da cronista Fátima Quintas e de romances do consagrado romancista Raimundo Carrero.
Agora, dando continuidade aos seus estudos filosóficos sempre à luz do pensamento do grande filósofo alemão, quando se comemora 200 anos do seu nascimento, Ivanilde Morais de Gusmão nos traz o empolgante DA ANIMALIDADE AO SEU SOCIAL: A Fantástica Caminhada do Homem. Título e subtítulo se completam para apresentarem um conjunto de capítulos, que no dizer da própria autora, vão desde as preocupações para compreender o processo de produção do mundo humano, à sua emancipação política – sociedade civil – e a luta pela implantação da sociedade humana, ou como diz Marx “Humanidade Social”.
Esta obra tem uma dedicação especial ao Professor e Pensador José Chasin, de quem a autora confessa guardar enorme admiração intelectual, fruto do tempo em que teve o prazer de ser sua aluna nas Universidades de Alagoas-UFAL, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP e na Universidade Federal de Minas-UFM.
Sem dúvida será obra marcante na tentativa de explicação do processo da construção ontológica do pensamento de Marx.

7) DA ESPECULAÇÃO À RAZÃO: Um olhar Poético sobre a Ideologia Alemã – KARL MARX&FREDRICH ENGELS
Da Especulação à Razão é o primeiro volume da coleção MarxiAndo idealizado pela pesquisadora e escritora Ivanilde Morais de Gusmão com o propósito de homenagear o grande filósofo e pensador alemão, Karl Marx na passagem dos 200 anos do seu nascimento.
Neste volume, ela transforma em poesia o texto A Ideologia Alemã, escrito por Marx e Engels em 1845/46, mas que só foi publicado em 1932 pelo Instituto de Marxismo-Leninismo de Moscou, em alemão.
Todo o seu trabalho, consiste principalmente, na tentativa de trazer para os não-iniciados um texto poético com toda a leveza possível, que venha traduzir o pensamento filosófico desses dois pensadores, com toda a sua profundidade da concepção ontológica do pensamento Marxiano.

Conheça a história da Cultura Nordestina

Uma resposta

  1. Parabéns para a Cultura Nordestina pelo Programa de divulgação do trabalho de escritores: DESTAQUE LITERÁRIO.
    Abraço,
    Ivanilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *