Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saudação ao Destaque literário, Paulino Fernandes, por Taciana Valença

Paulino Fernandes - Destaque literário Agosto/2020

DESTAQUE LITERÁRIO DE AGOSTO, DA CULTURA NORDESTINA

 

Sou uma grande observadora das pessoas, por isso costumo lembrar de como elas entraram em minha vida. Apesar de esquecer coisas maiores, sou bem detalhista quando se trata das características de alguém que, de alguma forma, chamou a minha atenção. Então lembro daquele homem que eu ainda não sabia quem era, entrando na UBE, no programa Quarta às quatro. Sentava discretamente lá nas últimas cadeiras.  Discrição é uma coisa que já me chama a atenção. Sempre tenho muita admiração pelas pessoas discretas.

Com o tempo fui sabendo quem ele era. Participou da Coletânea de Cartas a Monteiro Lobato, organizada por Salete Rêgo Barros, junto comigo e outros escritores, e, em algumas reuniões, pude ficar mais próxima. Logo depois, participamos juntos do curso de cinema e das filmagens das Edições Pirata – o filme, promovidos pela Cultura Nordestina e Portal das Artes.

Sua voz de locutor (herança?), não deixa que passem despercebidas suas observações, sempre tão pontuais e inteligentes. Como todo bom cearense, tem boa conversa, e, quando mais solta,  tem aqui e ali uma pitadinha de humor.

Portanto, como não ficar feliz em saber que ele é o Destaque literário do mês de agosto? Logo o mês dos pais? Ele cujo seu maior título, como diz, é ser o Pai de Sophia, a quem dedica tudo o que faz, inclusive as horas em sua companhia, as quais, segundo diz, não troca por nada.

Sendo assim, apresento a vocês o Pai de Sophia:

PAULINO FERNANDES DE LIMA

Paulino é radicado em Recife desde 2010. Esse cearense, nasceu no dia 6 de janeiro de 1974.

É filho do radialista Chiquinho Artur e de Dona Fransquinha.

É um grande Defensor público em Pernambuco, além de prestar relevante contribuição em outras áreas, como nos jornais, rádio e até no cinema. Tem um vasto currículo acadêmico e dupla formação nas áreas de ciências humanas (Letras e Direito). Leciona desde Língua portuguesa às Ciências jurídicas, notadamente nas áreas de Direito Penal e de Direito Constitucional.

Paulino iniciou seus estudos no Colégio Luís Felipe, em Sobral, onde concluiu o antigo 1º grau, entre 1981 e 1988. Cursou o antigo 2º grau, no Colégio Dom José Tupinambá da Frota. Seu encanto pelo magistério, especialmente pelo ensino de Língua portuguesa, fizeram-no ingressar no Curso de Letras, em 1993, área em que acabou se pós-graduando em Estudos Literários e Culturais, e tornando-se Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Ceará, em 2006.

Em 1995, obteve aprovação no vestibular para Direito, no Crato, logo se transferindo para a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde colou grau em 1999, e também concluiu a Especialização em Direito Processual Penal. Mais tarde, tornou-se professor do Curso de Direito da mesma Universidade (de 2007 até 2010), e da Faculdade Integrada do Ceará (FIR, hoje Estácio). Também na UNIFOR, foi membro da Comissão do Vestibular, por várias ocasiões. Já advogando, continuou a exercer o Magistério de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Fortaleza; bem como nos cursos preparatórios para concursos, lecionando Direito Penal, Processo Penal e Direito Constitucional, no antigo Interfase Concursos e outros cursos da capital cearense. Em 2010, assumiu o cargo de Defensor Público do Estado de Pernambuco, aprovado no primeiro concurso para a Instituição, em 2006. Atualmente, tem destacada atuação, como Defensor. Sua atividade técnica como profissional do Direito, é enriquecida com destacadas atividades de comunicação, artísticas e no rádio.

Em 2016, realizou o Curso de Locução e apresentação, em Fortaleza, o que lhe credencia a apresentar o Programa de sua própria criação e produção, intitulado Educação e Cidadania em Pauta.

No Jornal mantém colaboração constante, com publicações de artigos na Folha de Pernambuco e no Diário de Pernambuco. Suas publicações abordam tanto temas jurídicos como da atualidade político-econômico-social. Seu Artigo “Foro privilegiado? ”, publicado na Folha de Pernambuco, rendeu-lhe o Requerimento 3248, de autoria do então Deputado Ricardo Costa, para constar nos Anais da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Teve sua Crônica Ossos do ofício, premiada em 2009, na Universidade de Fortaleza.

Em 2018, seu conto Por uma noite a mais, foi incluída na 20ª edição da Revista literária Novo Horizonte. Em 2019, numa coletânea de dezesseis escritores, a Obra Cartas a Monteiro Lobato, lançado na Bienal Internacional do Livro, em Recife, contém sua publicação.

Seja como Defensor público, seja como professor, mantém intensa e rica produção científica, literária e cultural. No campo da Sétima Arte possui o Curso de Crítica de Cinema e, atualmente, participa do Documentário “Edições pirata” (sic), que abordará a produção de livros, em Recife, nos difíceis anos de 1979 a 1984.

Seu livro “Reflexões de um defensor público”, a ser lançado ainda este ano, reúne artigos publicados em jornais.

Portanto, teremos em agosto importantes leituras a serem feitas sobre nosso Destaque Literário, homem cujo largo conhecimento e dedicação resulta em excelentes trabalhos.

Sua sede de conhecimento abre caminhos em áreas diversas, especialmente a literária e a científica.

O Destaque Literário brinda hoje ao pai, escritor e profissional Paulino!

 

Seja muito bem-vindo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *