Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por uma educação integral que prepare para a VIDA e a felicidade de todos, por Suzana Lopes Cavalcanti

Projeto Semear

O momento de transformação no sistema educacional do nosso país, aliado ao crescimento demasiado das cidades e a uma maior expressão da desigualdade favorecem o avanço desenfreado da violência. Cenário propício à perspectiva cada vez mais individualista e competitiva enraizada no comportamento das pessoas e instituições, entre tantas outras situações nada saudáveis oriundas do “avanço” do mundo globalizado e tecnológico. Assim, a escola passa a ser um espaço importante para refletir, problematizar e vislumbrar possibilidade de soluções e mudanças significativas.

O pensar crítico sobre tais problemáticas, pode encaminhar nosso olhar reflexivo na buscar das considerações do filósofo, teólogo e educador Frei Betto, que com enorme propriedade tem escrito e defendido, ao longo dos anos, uma escola que prepare para a VIDA, priorizando no processo de ensino e aprendizagem valores que têm sido deixados de lado, tais como: solidariedade, responsabilidade, ética, cidadania, empatia, entre outros.

Já a arquiteta e educadora Salete Rêgo Barros tem escrito projetos e viabilizado na Cultura Nordestina Letras & Artes, espaço de sua militância como diretora, um acervo de textos e materiais onde defende a educação, a cultura e a arte ao alcance de todas as crianças, jovens e adultos.

Eu, como professora do ensino fundamental, médio e superior, defendo uma educação humanista que prepare para o trabalho, na formação de profissional para a sociedade global que dê conta de atividades a estimular a cognição por meio de estudos de Português, Literatura, Comunicação,  História, Geografia, Ciências, Biologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Teologia, Educação Religiosa, Química, Física, Biologia, Educação Sexual, Artes (música, dança, artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, desenho, fotografia e cinema), Cultura  (erudita e popular), Línguas Estrangeiras (Inglês, Espanhol, Francês), Educação Financeira, Informática, Economia Doméstica e Educação para a Cidadania.

Outra defesa a expressar é a que se ocupa de buscar os caminhos identitários para a felicidade de todos, uma vez que se pensando no homem e na mulher do futuro, deve-se preparar as pessoas para a convivência na sociedade (família e comunidade). Neste caso, entendo que conteúdos didáticos de atividades manuais possam fomentar o desenvolvimento da autonomia, do foco e da disciplina, entre outras habilidades. Exemplos dessa afirmação podem ser reconhecidos em atividades de corte e costura, crochê, tricô, bordado, artesanato e atividades domésticas em geral, na culinária e na prática de jardinagem e horta. Tais dimensões de uma formação para uma vida independente necessitam ser integradas ao currículo, superando-se qualquer julgamento do senso comum, a fim de se garantir uma formação integral.

Entendo e proponho também que conteúdos didáticos de afetividade e cuidados consigo, com o outro e o Planeta Terra sejam contemplados numa disciplina que a princípio denomino de Felicidade.

Uma escola que prepara para a VIDA precisa propor um currículo flexível, que estimule a crítica e a autocrítica, que respeite o tempo e as individualidades das pessoas, ou seja, a história de vida pessoal. Além de promover o debate, que patrocine encontros e formações de professores, estudantes e funcionários na perspectiva de problematizar temas importantes do cotidiano, estabelecendo pontes na busca de uma educação onde os diferentes contextos sociais e culturais sejam contemplados e respeitados, independentemente de classe, etnia, gênero ou ideologia.

Os referenciais em que me baseio inspiram-se na práxis educativa de educadores-professores, tais como: Ir. Neiva Lovato Sampaio (In memoriam), João Francisco de Souza (In memoriam) , Edla de Araújo Lira Soares, Salete Rêgo Barros e José Casado de Araújo Cavalcanti  (In memoriam) e Josefa Severina Cavalcanti  (In memoriam), – mestres e mentores da minha VIDA, responsáveis pela minha formação ética, moral, política, acadêmico-popular e religiosa, dos quais eu sou pura gratidão.

Toda essa proposta educativa está referendada nas mais ousadas inovações da área de educação e cultura na Europa, Estados Unidos (USA) e no Oriente, a fim de resgatar o fazer, o sentir, o ser e o agir do povo nordestino, inspiradores de minha práxis como Recifense da gema com alma Pernambucana.

Concluo afirmando que “educar para a mente sem educar o coração não é educação” (Aristóteles, quatro séculos A.C.) e sinalizo afirmando que é preciso valorizar:

.Corresponsabilidade – professor e estudante corresponsáveis pelo processo de ensino aprendizagem;

. Protagonismo – professor e estudante criativos e com historicidade reconhecida;

. Autonomia – independência no ensinar e aprender;

. Competências para a VIDA – educação da mente, do corpo, das emoções e do espírito;

. Autoconhecimento – professor fazendo ciência, educação, cultura e artes no inesperado da história;

. Autoeducação – professor e estudante se educam e autoensinam.

 

* Suzana Lopes Cavalcanti é professora, jornalista e publicitária.

. Coordenadora do Núcleo de Educação da LETRART de 2017-2019.

. Professora da Universidade de Pernambuco de 1991- 2016.

. Diretora do Centro de Cultura Luiz Freire e Coordenadora do Projeto Serviço de Apoio à Educação Alternativa de 1986 – 1991.

. Professora e Coordenadora Pedagógica de Projeto de Apoio às Escolas Comunitárias de 1980 a1991.

. Aluna da Universidade Federal de Pernambuco 1980 – 1991.

. Aluna do Instituto Profissional Maria Auxiliadora de 1975 – 1679.

. Mãe de Davi Cavalcanti Fernandes de Souza.

. Avó de Letícia Ferreira Souza.

. Sogra de Helena Ferreira Cerqueira.

. Filha de Paulo Casado Cavalcanti e Elzania Lopes Ramos.

. Neta de José Casado de Araújo Cavalcanti e Josefa Severina Cavalcanti; Astrogilda Ramos e Oséias Ramos.

 

 

2 respostas

  1. Muito bom! Ótimas referências, Lembro do grande Mestre Paulo Freire e suas contribuições pedagógicas para a promoção de uma educação libertária, de inclusão, principalmente, de oportunidade aos excluídos por opressão. Parabéns, Professora Suzana Lopes!🌷

  2. Parabéns professora Suzana! Um abraço especial pelo dia de hoje. Sigamos em busca da Educação Integral, aquela que fomenta a felicidade de todos e todas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *