Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Apresentação de Raldianny Pereira, por Salete Rêgo Barros

Raldianny

DESTAQUE LITERÁRIO DE SETEMBRO

Raldianny Pereira

 

O convite para fazer a apresentação da jornalista, poetisa, artista plástica, doutora em Sociologia e mestra em Comunicação, Raldianny Pereira, no programa de divulgação de autores “Destaque literário”, da Cultura Nordestina, configura-se como uma honra e também uma grande oportunidade de dar o devido destaque ao valor intrínseco da comunicação na obra de arte, assim como os seus desdobramentos.

É nos momentos de crise, como o que estamos vivenciando atualmente, que a saturação dos valores estruturais exige uma reorganização de seus elementos, para que algo novo desponte com a vitalidade necessária para mudar antigos padrões e construir novas possibilidades.

É com esta perspectiva que a professora do departamento de Comunicação da UFPE se insere, ao tornar pública a sua produção artístico-literária, e ao possibilitar a construção de pontes que ultrapassem os muros acadêmicos, conferindo à comunicação o seu caráter democrático, transformador e emancipador. Respaldada em análises históricas e sociais, documentos normativos de direitos humanos e pactos estabelecidos internacionalmente, a comunicação é considerada um direito humano, e a sua democratização como essencial para a formação do cidadão.

Com base na experiência adquirida em sua especialização em Escrita Criativa (Unicap-PE/PUC-RS, 2020), Raldianny propõe, através da Pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade Federal de Pernambuco, um projeto de extensão em escrita criativa, que visa atender anseios de leitura, produção textual literária e criações artísticas em geral, e sua difusão, com potencial para atender, além dos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV, Internet e Cinema, também leitores, escritores, aspirantes a escritor e artistas de uma forma geral. Em breve o projeto estará enriquecendo as plataformas digitais em suas variadas linguagens, suportes e manifestações, não apenas no sentido da fruição, mas também da produção.

Faz parte da formação humanista desta paraibana de Rio Tinto, que escolheu o Recife para morar após ter vivido em vários cantos do Brasil, o desenvolvimento das potencialidades humanas, o incentivo à produção artística e o seu compromisso com a Educação.

Na página Destaque Literário (https://www.facebook.com/groups/880379722134559), ao longo do mês de setembro, teremos a oportunidade de conhecer mais de perto a lírica de seus poemas (a sua primeira publicação é de 2015, no gênero poesia – Ipê amarelo), assim como a paleta de cores que ilustram o livro autobiográfico intitulado “Amores”, a ser lançado em breve. Nele, Raldianny mostra a força de um amor que desconhece fronteiras, e que traz o reencantamento do mundo e a sinergia do arcaico.

Raldianny é mãe de Pedro Antonio, de 9 anos, que também traz no DNA a expressão artística. A sua estreia aconteceu este ano, ao participar da coletânea “Uma festa junina especial”, com a ilustração “Luiz Gonzaga na noite de São João”, ao lado de outros 21 autores.

Raldianny Pereira é sócia apoiadora da Rede de Associados Letras & Artes – LETRART.

Salete Rêgo Barros

Arquiteta, editora e produtora cultural

8 respostas

  1. Parabéns, Raldianny, muito bom ver o reconhecimento de seu potencial criativo, é também poder conhecer mais de perto sua obra.

    1. Raldiany, você é brilhante!!! Sua simplicidade e modéstia são verdadeiras e expressam seu modo de ser e agir em tudo que faz e com quem se relaciona. Parabéns amiga Confreira!!! A Cultura Nordestina está muito bem representada por você.,

      1. Cristina, minha querida amiga confreira, suas palavras muito me honram. Não sei nem o que dizer. Já ensaiei aqui várias palavras e frases, que logo deletei porque… você me deixou sem jeito. 😉 Sou só gratidão. Forte abraço cheio de saudades.

    2. Minha querida, muito obrigada por seu carinho. Sim, é uma emoção especial ter nossos escritos ao acesso da leitora e do leitor. Sem dúvida, importante reconhecimento de meu trabalho pela Cultura Nordestina. Sou só gratidão. Abraços.

  2. Salete querida, que enorme emoção me causam suas palavras. Nelas encontro o sentido mais profundo de minha existência. Incrível como nelas me reconheço. Sinto-me desnudada. Gratidão imensa por sua enorme sensibilidade e por sua gentileza em aceitar meu convite para essa apresentação. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *