Chocam os ovos da serpente, por Salete Rego Barros

Está em curso um lento envenenamento da nação brasileira, desprotegida em sua cidadania e influenciada por discursos negacionistas. O descaso com que os pilares de sustentação – arte, educação e cultura – estão sendo tratados, nada mais é do que uma nova roupagem usada para censurar o livre pensamento e a liberdade de expressão.

A força da propaganda, que isola o povo do mundo real, está inserida no discurso politiqueiro do falso moralismo e do combate à corrupção – o Estado é demonizado, a Educação é mascarada com estatísticas falsas, e a Arte ganha caráter unicamente ideológico.  

A pandemia surge para abrir uma fresta no tempo e, por ela, começarmos a enxergar um novo horizonte: a chance de quebrarmos os ovos, antes que os répteis ganhem o mundo. 

A real corrupção está na pá de cal jogada no buraco cultural cavado pelos que silenciam com medo de perder suas benesses ou de possíveis retaliações, como a do ataque terrorista ao jornal satírico Charlie Habdo, em Paris, em janeiro de 2015. 

A Educação de qualidade é o instrumento capaz de acabar com a corrupção e de formar cidadãos aptos a fazer suas escolhas com competência e espírito crítico.

 

De Ledusha Spinardi:

 

a palavra velhaca rasteja

silvo mais sem sal o dela

ao sentir-se indesejada

 

bífida língua revela

depois da picada banguela

(suas presas são balelas)

 

aprendi a recusá-la

baixar sua crista

à bala

 

foi para não sabe onde

e talvez não tenha voltado

desse onde

para o qual na real

não tem certeza 

se foi

 

carregar pedra

 

Gostou? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. Excelente texto Salete, é preciso um processo de desmistificar o processo que está em curso no Brasil desde 2013 quando a Serpente da Direita começou a chocar os ovos. Estavam com eles guardados desde a vitória quase a força do governo popular e, de repente, mais que de repente saíram de suas tocas, dos seus ninhos de tucano e outros animais e expulsaram uma governanta legítima. O resto todo Mundo sabe!!!!
    Aí então, as serpentes tomaram conta de tudo…foram se infiltrando, rastejando… ocuparam todos os espaços e o réptil que escolheram para ocupar o poder, com uma aliança a mais retrógrada possível… apoiado pela bancada dos 3 B : da Bíblia, da bala… e agora estão querendo tirar a serpente venenosa… mas ela não vai sair assim… espalhou seu veneno, contagiou a grande massa… e parcela significativa das camadas médias que tiveram que abrir espaços para a classe Trabalhadora que vinha saindo gradativamente da miséria e apoiado totalmente ao “Tio Sam”, não vão querer em nenhuma hipótese entregar o ninho onde se abuletaram e estão chocando os ovos (a riqueza) pra entregar todinha ao estrangeiro… Eles, eles as serpentes vão chocar muitos ovos…
    E a tática de garantia de que o grupo de entreguista, perdulário para não sair do ninho, está entregando todos os postos do alto, médio escalão… porque os baixos já está com eles aos fardados… o réptil que está na cadeira vai ter que sair, mas já garantiu a reprodução que iniciou…
    Até quando???
    Educação?? Moral e Cívica
    Música: Eguinha pocotó… e dancinha na boca da garrafa….
    Que mais?
    O resto vocês completam….
    É só uma minúscula pontinha do véu que está sendo levantado…
    Apenas a aparência… a essência e ninho infindável de Cascavel!!!
    NOSSA! Acho melhor apagar. Nem quis rever, reler e consertar algum erro de Português!!!
    Mas quem quiser pode fazer isso!
    Da Operária das Letras e Artesã das Palavras.
    Ivanildescritora

    1. Não se preocupe, Ivanilde, o espaço é nosso. Cada um deve se posicionar a respeito do que está acontecendo, tentando decifrar o que se esconde por trás das coxias. É o diálogo que vai clareando a nossa perceção. Contam muito os 40 anos dedicados ao estudo da Filosofia, que você tem. Eu sou, ainda, uma jovem aprendiz (não uma aprendiz jovem kkkk).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *