Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Carta de Eugênia Menezes a Clarice Lispector

Eugênia Menezes - Destaque literário Abril/2018

II COLETÂNEA DE MEMÓRIAS – CARTAS A CLARICE LISPECTOR

Poço da Panela, Recife, 27 de agosto de 2020

 

Estimada Clarice

Apesar de termos estado muito próximas – moramos na mesma cidade –, ouvi muito falar sobre a sua obra. Esta é a primeira vez que nos falamos.

Conheço muito o seu trabalho – participo de uma oficina literária com seu nome, comandada por Fátima Quintas, no Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes. Somos ambas escritoras e nos damos muito bem.

Mas o que eu gostaria mesmo era de levá-la até Taperoá, na Paraíba, meu ponto de chegada ao mundo. É um ugar simples, belo (quando chove) e cheio de pessoas interessantes, inteligentes e indispensáveis. Minha família é toda de lá. Quando pequena, eu e um de meus irmãos inventamos uma biblioteca em nossa casa, porque toda vez que eu ganhava um livro chorava, porque as outras crianças não tinham como ter acesso aos livros.

Nossa invenção deu certo (no espaço onde funcionava o lugar de passar roupas). Todo sábado as crianças vinham dos sítios, faziam fila na calçada do jardim e assinavam o livro da responsabilidade. Nunca perdemos um livro.

Outra coisa interessante da minha cidade é uma grande pedra que tem na Fazenda Carnaúba, onde são registrados os feitos de Ariano Suassuna, que é meu primo. Conseguimos um lavrador de pedras no Rio Grande do Norte, que trabalha muito bem. É lá na Carnaúba onde fica a casa taperoarense de Ariano, agora administrada por seu filho Dantas Suassuna. Sempre que vejo a sua casa aqui no Recife, lembro-me de sua pessoa e fico emocionada.

Acho que já li sua obra quase toda, Clarice, e a considero muito boa. É assim como eu a vejo e acolho em meu coração.

Grande abraço.

 

EUGÊNIA MENEZES é escritora com treze livros publicados, sendo cinco deles em coautoria. É socióloga, trabalhou durante trinta anos na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, onde dirigiu os departamentos de Sociologia, Cultura e Planejamento. É vice-presidente da Rede de Associados Letras & Artes – LETRART, e membro da diretoria da União Brasileira de Escritores – UBE.

 

Acesse o Edital de participação da Coletânea Cartas a Clarice Lispector

https://culturanordestina.com.br/ii-coletanea-de-memorias-cartas-a-clarice-lispector/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos