Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Si Cabral

Si Cabral

Esfomeados

 

Ah!… Minha fome é  ancestral

Sinto fome de ver muitas mãos doando e poucas estendidas

Sinto fome de ver o bem encolhido enquanto o mal se espalha

Sinto fome de viver em vez de sobreviver

 

Ah!… Minha fome é ancestral

Sinto fome de escutar a vida gritando por vida, mas os ouvidos estão  surdos

Sinto fome de acreditar que você seja de fato meu irmão

Sinto fome de cravar no coração de cada homem

Você é um simples mortal.

 


 

Si Cabral

 

Poeta, escritora e contadora de histórias. Há 12 anos lançou a campanha “A literatura no meio do povo / Adote um livro”, que se realiza aos domingos na feirinha no Bom Jesus, no Bairro do Recife, numa tentativa, hoje bem-sucedida, de estimular a leitura e divulgar os autores e suas obras.

Contatos: @sicabral100 | sicabral100@gmail.com

258 respostas

        1. Parabéns você é uma representação da nossa ACL, como tbm literatura parabéns felicidades você é muito sapiente em tudo que faz . Abraço Silvia Gonçalves

        1. Sonhar é preciso e quem sonha tem fome e só sonha quem acredita e quer ver o bem se espalhando e o mal se encolhendo. A fome é por justiça e dias melhores
          Parabéns, Si Cabral!!

    1. A força do verso livre é inconfundível em quem tem talento pra faze-lo , métrica perfeita, coesão descritiva, uma poetisa que honra a língua portuguesa e criatividade da alma nordestina. Parabéns.

      1. p parabéns si
        Cabral você com a sua linguagem simples falando com a nossa ancestralidade realmente existe hoje fome de muita coisa mas que Deus continue te abençoando e transformando a sua trajetória brilhante mais uma vez parabéns

      1. Sonhar é preciso e quem sonha tem fome e só sonha quem acredita e quer ver o bem se espalhando e o mal se encolhendo. A fome é por justiça e dias melhores
        Parabéns, Si Cabral!!

    2. parabéns, pela luta incansável em prol dos necessitados, que jesus te abençoe, tive o prazer de conhece-la no meu momento delicado. beijão

  1. pois é, e uma fome de grande abrangência, ela prevalece no coração, mas ainda na consciência de todos que têm a compaixão e o respeito pela humanidade. Parabéns pelo poema, Si Cabral!

  2. Sinto fome de amor,l por meu próximo,por não saber amar como deveria, se colocando em seu lugar,por suas necessidades de amar,de afeto, e de convivência;Ah! como é difícil a conivência,seria bom se soubéssemos conviver com amor,solidariedade, afeto,paz e alegria ;sinto fome de compreensão entre os seres humanos.

  3. Parabéns poetisa. Muito bonito. Boa reflexão. Vou divulgar.👏👏👏♥️😘

  4. Si Cabral extrapola muito bem a fome física e a estende à fome de humanidade. Parabéns.

    1. Belíssimo poema de Si Cabral, nos faz pensar a vida atual e a fome que todos os homens e mulheres de bem tem de ver um mundo mais justo, fraterno e mais irmão onde a paz e o amor sejam a resposta final.

    2. Belíssimo poema de Si Cabral, nos faz pensar a vida atual e a fome que todos os homens e mulheres de bem tem de ver um mundo mais justo, fraterno e mais irmão onde a paz e o amor sejam a resposta final.

      1. Que lindoo!!
        parabéns minha vizinha, Si Cabral.
        poema , verdadeiro e necessário.
        Estamos precisando de mais;
        compreensão, mais amor, mais tolerância, mais empatia, mais paciência, mais respeito, mais educação , mais união, mas paz no mundo.
        Obrigada!! Eliane Lourenço.

  5. Parabéns, Si!
    Lindo trabalho…… a Literatura eh de suma importância para o desenvolvimento intelectual, cultural e social de todo ser humano!
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  6. Muito bom, Si. Lindo!!!
    Como sempre, envolvida com as causas nesse social que nos aflige de modo tão leve e criativo.

  7. Eu, poeta Aldo Lins, promotor de um grande e já tradicional evento de Cultura, Sarau da Boa Vista, assim como a minha amiga Si Cabral tem fome, de fomento de evento dos poderes públicos constituídos, de empresas privadas e, de todos aqueles voluntários que constituem a resistência cultural deste país.

    1. Ceci Cabral que você continue firme e forte nessa luta que você vem fazendo aí estamos juntos para o que der e vier para alavancar tudo aquilo que você sonha e você quer realizar parabéns os seus amigos lhe apoiam e estão juntos com você

  8. Ah! Como sinto fome. Ah! Como fico emocionado ao ver tanta sensibilidade GRITANDO, SINTO FOME.
    Tanta fome, fome de tantas coisas, fome da humanidade em paz.
    Parabéns Si, sou um privilegiado em desfrutar da sua amizade.
    Abraços carinhosos e fraternos.

  9. Sinto fome de ver o bem vencer o mal
    Fome de ver as crianças tendo suas infâncias respeitadas
    Fome de paz entre as famílias
    Fome de ver pessoas na rua passeando e não morando ali
    Fome de não ter que contar os centavos antes do mês acabar
    Fome de bom senso e amor ao próximo.

  10. Parabéns Si Cabral. Lindo poema. Suas palavras possuem um poder encantador.
    O Estado de Pernambuco deve uma homenagem a você.
    Fique com Deus minha querida amiga.

  11. Fome de aprendizado de leitura
    desse conhecimento que ninguém tira, nem revira! Fome de saber a verdade toda verdade e da qual existir. Fome de mostrar que cada um tem seu conhecimento e verdade. E por último a fome deixada por um Grande Homem conhecido como Jesus, que muita gente fala coisas errôneas, mas, três simples frases tão bela e que ninguém ainda conhece do mais profundo ser! amor, respeito, ser justo. Que tal botamos na nossa vida para começar a prevalecer. Tka

  12. O poema de Si Cabral expressa uma ansiedade social e humana. É preciso que o homem de hoje, tão moderno e contemporâneo, re-pense.

  13. Nos becos do Recife de ontem, tive fome de ler um bom livro, no estilo de contos de riso, pelo que busquei um meio de cumprir o meu desejo, e encontrei com Si, no meio do povo com os seus escritos, e hoje só tenho motivos que chegue logo o domingo, porque sei que terei um presente de quem se mexe e consegue nos seus meios com um só motivo, descobrir como extinguir fome de ler.

  14. Coisa mais linda!! Desejo que consiga saciar essas e outras fomes que só quem vive plenamente a vida é capaz de entender! ❤️

  15. Um poema marcante em demonstrar a ansiedade humana, que temos o desejo de ver a humanidade melhor em sua essência! Parabéns pelo trabalho e dedicação em levar a cultura para a sociedade Pernambucana!!🙌🏼👏🙌🏼👏

  16. Um texto que exige muito de nossa reflexão sobre de onde viemos e que temos fome de nosso presente para não nos perdemos nosso futuro.
    Parabéns para a autora Si Cabral.

  17. Parabéns, Si Cabral, pelo singelo poema, que retrata os dias atuais! A humanidade precisa acordar para Empatia com a Dor do outro e se posicionar diante das atrocidades com os menos favorecidos.

  18. Parabéns, Si Cabral, pelo singelo poema, que retrata os dias atuais! A humanidade precisa acordar para Empatia com a Dor do outro e se posicionar diante das atrocidades com os menos favorecidos.

  19. parabéns pela luta de querer transformar nossa sociedade!
    Todos nós precisamos lutar p uma sociedade mais justa e humana!
    A luta não pode parar!!

  20. É com muito prazer que eu me sinto incluída entre suas amigas. Adorei sua poesia. Parabéns!!!
    Nem todos têm essa sensibilidade!!!!

  21. O Relato Cerimonial que você Si Cabral fez do nosso casamento em julho de 2012, foi uma demonstração emocionante de sua competência como escritora e poetisa.
    Merece todo nosso respeito!

  22. barabéns escritora si pelo seu sucesso, pois cada dia que passa sempre melhorando. quero comprar mais livros a você

    de João César

    aracaju-se

  23. Si , você surpreende sempre. Esse seu caminhar comprometido com suas ideias, seus sonhos e com a vida, nos convida a olhar pra dentro e descobrir o que realmente importa.

  24. Maravilhosa Si Cabral , como sempre muito acertiva nas suas palavras . Parabéns pelo excelente trabalho que desempenhas em prol da Literatura.

  25. Si Cabral é incrível! Parabéns! trazendo um assunto tão atual. Fome do saber e do querer

  26. Parabéns pelos lindos trabalhos desenvolvidos em nossa Sociedade, em especial na área Literária. Eu sonho que a fome do saber da Classe Social menos favorecidas possa um dia ser saciada e consigas conquistar e realizar seus grandes sonhos. Sou sua fã 👆 ❤️

  27. Si Cabral incute a insaciável fome do saber. Ao mesmo tempo a nutre com suas múltiplas atividades.

    1. “Sinto fome de ver muitas mãos doando e poucas estendidas”

      Parabéns Si Cabral!

  28. Uma pessoa extraordinária,com uma leveza na fala inigualável. foi um prazer imenso tê-la conhecido. Desejo que a gente possa se encontrar futuramente!

  29. Tá de parabéns. Poema maravilhoso, profundo, delicado e muito sentimental. Por favor, continue com esse trabalho lindo para o bem da cultura.

  30. A vó da minha filha, eternizando a cultura no meio do povo brasileiro, tenho orgulho sim lindos poemas…
    Nossa classe social, precisa ser instruídas incansavelmente dona Si com esse lindo trabalho desenvolvido com amor em nossa sociedade…

  31. Parabéns Si! Como sempre suas narrativas nos leva a vê, sentir e participar dos fatos. Você nasceu para escrever. Poetisa Si Senhor.

  32. MULHER MARAVILHOSA.QUE ATRAVÉS DE SUAS PALAVRAS E SEUS CONHECIMENTOS. TORNA A LEITURA, O AMOR AOS LIVROS, EM UMA VISÃO MAIS DOCE DA VIDA, COM LEVEZA E SABEDORIA.
    D. SI CABRAL MINHA ADMINISTRAÇÃO E APLAUSOS SEMPRE PRA VC.

  33. Cara Si Cabral, adorei o poema… você como sempre com esse coração cheio de Amor pelo próximo. Parabéns por seu trabalho em prol dos livros. Continue nessa sua labuta que, embora faças um esforço hercúleo, é de muito generoso e necessário. Na verdade és uma Educadora, no melhor conceito do Educar!! Parabéns!!

  34. Querida Si Cabral, amei o poema. Essas palavras descrevem realmente o que existe de mais profundo em seu coração, a *Fome de estender a mão para quem precisa*. Sua fome de levar cultura para as pessoas tem nele um desejo de abrir os olhos para a verdade de que todos nós somos um *simples mortal* e precisamos um do outro para viver. Essa fome não somente é verdadeira no poema, mas também, na sua rotina, uma vez que você se curva diante da sociedade e transmite seus conhecimentos e valores a fim de tocar os corações para que enxerguem a beleza que se esconde atrás da boa leitura, da boa história…Parabéns por dedicar sua vida nesse trabalho incrível que julgo ser um prazer na sua vida. Desejo que Deus continue te abençoando com muita saúde fisica, espiritual e emocional para continuar lutando pelo seu propósito de vida.
    Obrigada!

  35. Si Cabral você consegue descrever nesse poema o quanto nossa humanidade está carente de humanização, excelente!!! Parabéns pelo belíssimo poema 👏👏👏👏

  36. Si Cabral escritora e poetisa maravilhosa.
    Amiga amada, continue semeado leitura por onde passar.

    1. Somos famintos por tantas coisas, o que nos nos faz refletir, seriamos nos os próprios causadores?! Parabéns pelo lindo poema e muito sucesso!!!!!

  37. Oi Si! levar a cultura para conhecimento da população leva um certo tempo, mas o momento atual está abrindo esse espaço. Graças a escritores como você que tem uma visão ampliada. Parabéns!!

    1. Parabéns, Si Cabral! Excelente trabalho. Gostei muito de ter conhecido a senhora na Rua Bom Jesus.

  38. A poesia escrita por Si Cabral mostra que não é só possível expressar emoções, sentimentos e sensações por meio da escrita. Mas pode expressar a alma de um povo, como o nosso, que luta por séculos na busca de justiça, em suas mais variadas manifestações. Parabéns, Si Cabral!!!!

  39. A sua conquista há de abrir novos caminhos, surgirá novos horizontes e apontará para um futuro cheio de luz. Parabéns e muito sucesso!

  40. parabéns Si, gostei muito !!! são poucos os que lêem hoje em dia mas, sempre haverá quem goste de ler, e valorize tanto a leitura como a cultura. E vc traz para quem gosta e quer. Bjos…

  41. Vamos inserir o seu Poema em nossa III Semana da Comunidade como uma Oficina, e, gerar nos participantes a vontade de saciar as suas fomes sociais, Parabéns Si Cabral pelo Poema Esfomeados, é uma mensagem que nos remete a tantas fomes, Ubuntu.

  42. Si Cabral.
    É com muito orgulho que sinto de uma pessoa tao bela escrever tao bom poema. O mundo tem fome de amor. Precisa-se plantar a semente do amor ,pois a fome do amor bateu na porta do mundo. Vamos regar esta semente hoje, para comer no futuro.

  43. Si Cabral – Neste Poema faz um belo registro Literário Honesto e Reveladir da Necessidade de Aceitação-Fraterna- Social uma súplica para que de Fato Pratiquemos o Respeito aos Direitos Humanos Universais e oo Milagre da Cristificação do Amor ao Próximo Como Bem Maior.

  44. Lindo poema marcado por reflexões tão necessárias nos dias atuais ,parabéns Si Cabra! 👏🏼👏🏼

  45. Parabéns, Ci!
    Poema bastante atual e reflexivo!
    Que sirva para muitas pessoas repensarem suas atitudes para com o próximo, para com o que Deus sempre pregou!
    Muito bem escrito!
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  46. Esfomeados representa a vontade reprimida que todos temos em busca de um estilo de vida que traga maior bem estar social para todos.
    Parabéns Si Cabral, esse poema é tocante.

  47. Si Cabral.
    Esse poema é um grito da fome de toda humanidade, porque, o humano que não grita esse grito, não é humano.
    Obrigada por nos retratar.

  48. Belo poema, muito bem construído! A vida sempre tem fome de experiências!

    Porto, Portugal

  49. Parabéns à poetisa! Sublime nas palavras, gigante na intensão, aguda em sua perseverança. Um orgulho imenso! 😍😍😍😍😘

  50. Amo a profundidade das simples e claras palavras do poema! Me lembra o Sermão do Monte proferido por Cristo e relatado em Mateus. Ele fala em fome e sede de justiça. Parabéns, poetisa!

  51. A fome, por ser básica, a humanidade nunca deu conta. Até porque ela se amplia em outras dimensões como bem retrata o poema. Parabéns, amiga!!

  52. parabéns Si Cabral pela sua trajetória e contribuição nessa jornada cultural. Gostei muito do poema com o seu linguajar simples retratando verdades e reflexão sobre a vida.

  53. Ah!… Minha fome é ancestral

    Essa fome é nossa!!!
    Que texto incrível, linguagem simples e profunda.
    intensa dentro da realidade de hoje.
    Parabéns!!!

  54. Um belo poema sobre uma fome que não cessa, que não cansa e que ecoa por toda a humanidade e de certa forma que faz parte dela.
    Sara – Porto, Portugal

  55. GRANDEEEEE SI CABRAL!!!PARABÉNS MULHER QUE ME REPRESENTA PLENAMENTE!UMA INSPIRAÇÃO!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  56. Parabens Si Cabral,pelo belo poema que expressa a triste realidade da Fome que assola Humanidade .

  57. Sábio poema.
    A mais pura verdade.
    Os cegos que enxergam, mas não veem a vida com esses olhos do bem.

    Parabéns!!!

  58. Boa tarde!
    Sábio poema.
    A mais pura verdade.
    Os cegos que enxergam, mas não veem a vida com esses olhos do bem.

    Parabéns!!!

  59. Parabens, Si Cabral! Seu poema retrata uma triste realidade que assola a Humanidade .

  60. Poema muito realista e atual.
    Depende de cada um de nós saciar essa fome. juntos somos mais fortes .
    Parabéns a poetisa Si Cabral, sempre com temas relevantes para nossa sociedade!

  61. Si Cabral, concordo com vc.
    “Sinto fome de Viver em vez de sobreviver”
    Para mim esta é a essencial de todo ser humano ou pelo menos deveria ser.
    Parabéns!!

  62. maravilhosa reflexão ! o desejo de saciar a fome em vários sentidos que a vida nos toca! parabéns amiga que Deus te abe
    nçoe e ilumine sempre seu coração ❤️

  63. Querida amiga Si Cabral!
    lindo poema, simples e questionador. traduz a necessidade dos seres humanos em ter um olhar mais fraterno e resiliente com o semelhante sem priorizar escala de valores materiais, mas somente na necessidade de sobreviver na interação e fraternidade, onde a doação seja plena e de espírito como forma de evolução existencial.

  64. Parabéns,poema muito reflexivo evangelizador e profundo! Sucesso! Você é uma poetisa incrível! Que sua caminhada seja de Vitórias!Um grande abraço!

  65. Esse poema é pequeno, porém, cheio de profundidade. Expreessa um desejo antigo e tão atual de partilha, amor e caridade. Escrito por uma autora que se dedica em expressar os fatos da vida com beleza e objetividade.

  66. Parabéns, Si Cabral, pela sua estética e ética indignação. Ninguém deveria sentir fome. De nada. Ninguém. Parabéns mais uma vez pelo poema!

  67. Mensagem profunda! O mundo está cheio de fome de muitas coisas, sobretudo de fome de amor ao próximo! Parabéns pelo poema, Si.

  68. Que sensibilidade!!! Parabéns por nós presentear com palavras tão lindas e verdadeiras…
    Você faz um trabalho lindo em.prol da cultura..

  69. Que maravilha de poema, minha querida amiga. Profundidade e sensibilidade são as marcas do seu dom de escrever, parabéns!

  70. Poema lindo e de uma profundidade emocionante! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  71. Lindo poema! retrata ancestralmente,a fome
    De todos humanos de bem, que tem fome de vida vivida justa e real.

  72. SI Cabral, são muitas as suas fomes: de justiça, equidade, partilha, de literatura, de palavras ditas e escritas. Bens e valores que são ainda tão escassos. Precisamos sim, espalhar palavras como quem planta sementes. Nas sementes está a esperança de colher os bons frutos.Continue, querida, a semeadura de palavras, rimas e e emoções.

  73. Lindo Si.
    Um poema carregado de intensidades que expressa um grito da necessidade de saciar essa diversidades de*fome* que atinge o mundo: a fome de afeto do abraço de verdades de partilha de união..
    Parabéns!

  74. “sinto fome de viver em vez de sobreviver”
    Que verdade grande. hoje, em tempos caóticos os quais enfrentamos, sentimos bem mais essa fome de viver. parabéns, Si Cabral. 👏👏👏👏👏👏👏👏 grata por enriquecer ainda mais a nossa cultura

  75. Poema maravilhoso! Um tema tão atual quanto o sempre. Um grande abraço

    Amália,
    Porto, Portugal

  76. Dona Si Cabral, de fato, ela ama o próximo e faz tudo ao seu alcance para poder deixar os seus exemplos como um verdadeiro legado.
    Um forte abraço, minha ” mãe por adoção “, do seu filho adotivo, que muito lhe ama e tem orgulho.

  77. Si,
    Bela tradução do sofrimento humano que nos acompanha através dos séculos.
    Puro sentimento !

  78. A capacidade de sentir intensa e poeticamente a dor do mundo é para poucos. Parabéns, Si Cabral! Uma lindeza de presente aos nossos olhos e ouvidos!

  79. Poetisa além do seu tempo. Ou estou atrás do tempo ou correndo contra ele. O Tempo é o Senhor das meninices no início e no fim da vida curta e cheia de desafios para aprendermos a soltar. Parabéns Si um dia eu for como você, mesmo em 1/4 ficarei 100% artisticamente + feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos