Fome de construir humanidade
Estaria o homem do século XXI na função de construir humanidade? Na voz sertaneja de uma viagem traduzida em poucas palavras podemos pensar que desde os primórdios, já se pensava politicamente e filosoficamente em conduzir pessoas com ideias que revitalizassem o pensamento. Na voz do meu sertão / um mundo gira em histórias contadas. / Com a força do sertanejo / se enfrenta desafios de vida e de morte. (Luiza).
A experiência de sentir o potencial do bem, de perceber a diferença do “ser” e do “ter”, é representar um mundo menos errado, um mundo que tenha sentido para a vida, um mundo menos competitivo, com uma ideia de se aproximar do “humano,” aproximar do ideal, onde nasça a essência do despertar no que se faz, no que se fez, um mundo reformador de consciência, de maneira que influencie um pensamento idealizador, com diálogos casados com comportamentos que constitua o potencial “racional,” adequado e humano, e que consiga atingir o ideal primado no afeto e na essência do caráter como atributo característico de uma construção adequada para os homens.
“Pequeninos” de imediato são abrangidos pela juventude ingênua, sofrem a fase da evolução que, a partir de determinado tempo a mentalidade é outra…”
Quem pode mudar o presente onde a oportunidade é para poucos? A radiografia da vida se faz a partir de um passado histórico, e que se enrama na “árvore” de uma sociedade injusta que pode limitar os passos de um caminho de vidas… é preciso coragem para enfrentar o ardor das flores de insatisfação quando se permite o perfume no jardim do pensar.” Ter privilégios não significa construir humanização, existe uma diferença entre ter privilégios, e de que forma se pode utilizar “desses” para contribuir com uma sociedade humanitária. Privilegiar à humanidade, é focar como tema central um “ser” provido de mudanças. Essa fala, pode ser considerada uma voz política de resistência, propõe conduzir ideias e promover pensamentos humanos que vivem no mundo das “grandes ideias,” porém, produz seres prisioneiros de sua própria sociedade.
“Não existe somente um começo,
existe um ponto onde se toma consciência que ele acontece.
A gente está aprendendo o tempo todo,
quando você toma consciência disso,
você ganha responsabilidade, que pode mudar o ritmo.” (Luiza).
Não existe fórmula para manifestar uma consciência humanizadora, quando a maioria das pessoas vive na inconsciência da reflexão, sem opção de escolhas, na fragilidade humana, estão inseridas num provimento de desconstrução de uma identidade humanizada. Vivem na plataforma da estrutura do medo, da incerteza, do desconhecimento, agregada à uma herança institucional que fabrica ignorância, escravismo, o que colabora para a manutenção de privilégios em função de poucos. Os “homens” vivem sustentando uma estrutura de compensação financeira e de poder, que é um mundo de poucos sobre uma realidade de muitos, que os valores são contraditórios. Trazer uma reflexão desafiadora, é interagir com o desafio, é se expor ao desconhecido, mas é importante ter a certeza de que, nesse contexto o desafio traz mudanças, e pode instrumentar consciências mais humanas, e a partir disso, conquistar ferramentas para enxergar e combater o inimigo que desconstrói o ser humanizado.
A chuva chega na terra quente / o vento sopra valente,
o sol se esconde da gente / mas, atrás da serra desce um véu…
a brisa canta, o frio arrepia, balança… á água enluva o telhado,
um colo de orvalho, acolhe o pasto, e nesse salto, alastra à chama,
estende à voz que clama até o sertão, em tom graúdo, que no silencio,
o céu responde, grande e mudo… (Luiza).
Que olhemos o mundo com mais afetividade e com a responsabilidade de construir um novo corpo de família humana, e assim talvez, sair dessa plataforma que até hoje tem ações que colabora para a manutenção de uma sociedade “cega.”
TENHO FOME DE CONSTRUIR HUMANIZAÇÃO
Maria Luiza S. Saraiva de Morais
nasceu em Surubim Pernambuco, graduada em Pedagogia pela FAFIRE, Especialista em Supervisão e Administração Escolar – FAFIRE, Especialista em Metodologia das Práticas Pedagógicas, Especialista em Literatura Infantil – UFPE, Bacharelanda em Direito – FAMAM, escritora, e autora do projeto Como Incentivar a Leitura e à Escrita Através da Poesia, trabalho avaliado e aprovado pela Coordenadoria Científica da Sociedade Brasileira do Progresso para a Ciência – SBPC, e apresentado no Programa de Formação de Professores em vários Congressos anuais da SBPC: UNICAMP/SP 2008, UFAM/AM 2009, UFG/GO 2011, UFMA/SÃO LUIS/MA 2012, foi utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife/PE, no Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores – PMBFL, da mesma rede. Gestora Educacional da Rede Municipal de Recife, e atuou como Técnica Pedagógica por um período longo no PMBFL, na mesma instituição. Professora Titular da Secretaria de Educação de Camaragibe por 25 anos, atuou também, em gestão escolar na mesma rede. Palestrante sobre a poesia/literatura. Membra de várias instituições culturais: Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco (ALAOMPE), Membra da Arena da Poesia/Caruaru, Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Gravatá (IHAG), em fase do seu desempenho na literatura e educação profissional, recebeu vários prêmios.
Livros Publicados: AVELOZ – Poesias de Uma Vida, Serra Verde, Riacho de Versos, Pilando pedras, (outros em tramitação), várias Antologias.
Artigos acadêmicos:
Experiência de Aprendizagem, Revista Educacional, rede de Ensino de Camaragibe/PE
Aprendendo a Gostar de Ler Com Poesia – Revista 60ª. Reunião Anual da SBPC Jovem, 2008 UNICAMP, SP.
Ensinar a Gostar de Ler Com a Poesia – Oficina de Leitura para Professores, Revista da 61ª. Reunião Anual da SBPC 2009, UFAM Manaus, AM.
CORDEL – Uma Forma de Estimular a Leitura e a Escrita – Revista 63ª. Reunião Anual da SBPC 2011 UFG – Goiânia, GO.
Como Incentivar a Leitura e a Escrita Através da Poesia – Revista da 64ª. Reunião Anual da SBPC 2012 UFAM, São Luís, MA.
Respostas de 14
Parabéns querida amiga! Deus continue te abençoando! 🙏🏼🙏🏼
“Que bom contar com alguem. Em quem se pode confiar. Depositar ouro e bem, sem nada em troca cobrar “Luiza Saraiva
Parabéns!! Pelo seu belíssimo texto,querida Luíza Saraiva!!
A grande essência da vida , está no ser, no que temos dentro do coração, o bem e a humanidade de se importa e perceber o próximo. Na jornada da vida trilhamos vários caminhos , descobrimos várias facetas , a força do querer e poder nos leva onde quisermos chegar, mas grandes dificuldades se fazem presente, e persistem em travar barreiras . Través da Educação podemos construir esse caminho, mas a oportunidade do se educar infelizmente não chega para todos, uns tem mais privilégios que outros. Que lutemos por um mundo mais igualitário e solidário.
Bom dia, querida Lígia Correia!
Você sempre foi e é um tesouro precioso no cofre que se guarda “humanidade.”
Meu abraço de gratidão, querida!💐🙏🌹😘
Bom dia, querido José de Abreu!
Nesta manhã de setembro me debruço com as tuas palavras floridas de elogios e de cultivo referente ao pequeno texto que aqui escrevi, para a Antologia “Fome de Que?”
Obrigada, pelas tuas letras saborosas que me alimentam e que me encoraja a esboçar em papéis aquilo que sinto como ideia de humanizar.
Meu imenso carinho.
Luiza Saraiva.
Bom dia, querido José de Abreu!
Nesta bela manhã de setembro me debruço com as tua palavras floridas de elogios e de cultivo referente ao meu pequeno texto que escrevi para a Antologia: “Fome de Que? da Cultura Nordestina.
Obrigada, pela tua saborosa apreciação que só me alimenta e que me encoraja a continuar esboçando nos papéis aquilo que sinto como poesia de humanizar.
Meu imenso ante o meu carinho.
Luiza Saraiva.
Parabéns amiga querida‼️
Pessoa que aprendi a admirar pela grandeza de seu interior.
Vejo através do seu lindo texto, a amabilidade, o sentimento e a sensibilidade que carregas dentro do teu ser.
Deus te deu a sabedoria de escolher o melhor caminho que é a educação, e mais ,o desejo de passar adiante todo conhecimento adquirido com muito esforço e dedicação.
Deus com seu imenso amor e sabedoria, te muniu da fragilidade de uma mulher e da força de uma guerreira.
Um grande abraço com carinho e desejo de muito sucesso.
parabéns Luíza Saraiva pela sua linda escrita!! No decorrer da vida, percorremos muitos caminhos e encontramos muitos aspectos. As forças do desejo e do poder nos levam aonde queremos ir, mas há grandes dificuldades e elas continuam atrapalhando. Com a ajuda da educação podemos construir este caminho, mas infelizmente a oportunidade de obter educação não é suficiente para todos e alguns são mais privilegiados que outros. Vamos lutar por um mundo mais justo e solidário, com bondade e humanidade, consideração e compreensão do próximo.
Bom dia, Jacque!
Obrigada, pela sua apreciação sobre o meu texto.
Que Deus continue nos dando sabedoria para lidar com as coisas da vida enquanto “ser” que viemos até essa dimensão para sermos espelhos de dignidade, de civilidade e de caráter, nesta terra onde Deus nos confiou uma promessa nesse tempo de vida.
Abraço, querida.
Luiza Saraiva.
Parabéns minha amiga!
Me orgulho demais da sua trajetória, você é um exemplo a ser seguido, uma excelente profissional, uma estudante exemplar!
Esse seu texto irei guardar em meu coração, um exemplo pra todas as pessoas, o conhecimento nos abre portas, nos leva a lugares incríveis!
A empatia e a humanidade nos torna mais felizes, ser humano com o próximo é algo divino, devemos fazer o bem sem olhar a quem em todos os sentidos de forma constante.
Minha gratidão, Ana Maria Florido!
A sua apreciação e prece , me motiva a prosseguir nessa estrada onde às palavras podem me levar a eternidade do Amor Maior.
O meu abraço afetuoso, querida!
Milena Dutra! Que bom ver o seu sentimento expresso nesse seu comentário. Isso me faz lembrar quantas vezes pegamos a estrada desse agreste fazendo tour de cultura.
Gratidão, menina! Sinto a tua falta.❤️
🎉👏 Querida Lu❤️
Não poderia deixar de te parabenizar pelo incrível texto que você escreveu sobre “Construir a Humanidade”. Sua profundidade de pensamento e capacidade de expressão são verdadeiramente inspiradoras.
Neste mundo agitado, suas palavras nos lembram da importância de sermos humanos, de nos apoiarmos mutuamente e de construir um mundo melhor. Seu talento para transmitir esses sentimentos é notável e tocou meu coração profundamente.
Hoje quero falar sobre algo tão profundo e belo quanto sua própria alma – a essência que faz de você uma pessoa extraordinária.
Sua alma brilha com uma luz única, uma luz que ilumina não apenas o seu caminho, mas também o de todos aqueles que têm a sorte de conhecê-la. É uma luz que emana amor, compaixão e empatia.
Sua essência é como uma sinfonia harmoniosa, composta por suas experiências, sonhos e valores. É a melodia da sua vida que toca os corações daqueles que têm a honra de compartilhar momentos contigo.
Mesmo nos momentos mais desafiadores, sua essência brilha, mostrando uma força e resiliência inabaláveis. Você é um lembrete constante de que a beleza reside não apenas no exterior, mas na profundidade da alma.
Lembre-se sempre, minha amiga, que você é uma joia preciosa neste universo vasto. Sua essência é o presente que você dá ao mundo, e eu me sinto imensamente grata por fazer parte da sua jornada.
Continue a irradiar sua luz, a compartilhar seu amor e a ser a incrível pessoa que você é. Sua essência é verdadeiramente inspiradora e uma bênção para todos nós.
Continue espalhando sua luz e sabedoria pelo mundo, minha amiga. Estou muito orgulhosa de você e ansiosa para ver mais das suas palavras inspiradoras no futuro.
Parabéns novamente e um grande abraço!
Com carinho,
Manu 🌟📝🌍
🎉👏 Querida Lu❤️
Não poderia deixar de te parabenizar pelo incrível texto que você escreveu sobre “Construir a Humanidade”. Sua profundidade de pensamento e capacidade de expressão são verdadeiramente inspiradoras.
Neste mundo agitado, suas palavras nos lembram da importância de sermos humanos, de nos apoiarmos mutuamente e de construir um mundo melhor. Seu talento para transmitir esses sentimentos é notável e tocou meu coração profundamente.
Hoje quero falar sobre algo tão profundo e belo quanto sua própria alma – a essência que faz de você uma pessoa extraordinária.
Sua alma brilha com uma luz única, uma luz que ilumina não apenas o seu caminho, mas também o de todos aqueles que têm a sorte de conhecê-la. É uma luz que emana amor, compaixão e empatia.
Sua essência é como uma sinfonia harmoniosa, composta por suas experiências, sonhos e valores. É a melodia da sua vida que toca os corações daqueles que têm a honra de compartilhar momentos contigo.
Mesmo nos momentos mais desafiadores, sua essência brilha, mostrando uma força e resiliência inabaláveis. Você é um lembrete constante de que a beleza reside não apenas no exterior, mas na profundidade da alma.
Lembre-se sempre, minha amiga, que você é uma joia preciosa neste universo vasto. Sua essência é o presente que você dá ao mundo, e eu me sinto imensamente grata por fazer parte da sua jornada.
Parabéns novamente e um grande abraço!
Com carinho,
Manu 🌟📝🌍
Obrigada, Dra. Manuela, que chamo de Manu.
O nosso Deus é imenso em sabedoria e nos aproxima de pessoas que nos encoraja a prosseguir, que nos motivam na caminhada, você é uma dessas lanternas que vai clareando e dando a direção quando nos encontrarmos na incerteza. Sempre que me encontrei nas curvas das estradas estreitas, você me segurou pelas mãos e me fortaleceu com estratégias para superar os obstáculos.
Agradeço por tua existência, e por fazer parte das minhas boas amizades. Obrigada pela a tua linda apreciação sobre a minha escrita e sobre a minha pessoa. Os meus afetos e o meu carinho sempre. Beijos querida!🌹❤️