Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Rita de Cássia Figueiredo

Rita

Fome de luta

 

Fome de comida, de amor, de respeito: um desassossego para qualquer ser. Isso me faz lembrar uma mulher guerreira, cuja mãe tinha 7 filhos e um pai monstruoso que achava que educação e carinho não eram importantes para os filhos. Linda, sempre se lembrava da labuta diária que tinha com sua mãe, para ajudar no sustento da casa, lavando roupa para fora, fardas de marinheiros que teriam de ficar alvas como a neve, além de outras freguesas diferentes. A menina, ainda pequena, ia junto para fazer a entrega de roupas limpas e pegar as bolsas com as sujas. Embora nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, próximo a uma boca de fumo, não se viciou em nada de drogas, cigarro, bebidas ou remédios.

Seu avô, pai da sua mãe, era de Fortaleza. A jovem, aos 17 anos, viajou para lá de ônibus, e no caminho avistou diversas mulheres lavando roupas em córregos com água barrenta. Ficou com o coração partido e agradecida a Deus por ter água encanada em casa. E pensava: “Como faz falta o saneamento básico! E como seria bom se não tivessem piratas na nossa política imunda, que tiram a força e o bem estar do povo que acredita na mídia que, ao invés de informar, maquia a verdade e só informa o que lhes convém para tirar vantagens”.

Hoje em dia existem as redes sociais que servem de teletransporte para o mundo das ilusões; as pessoas viajam na imaginação e publicam como queriam ser, e não lutam para fazer a mudança. Lamentável!

Mas, a menina suburbana do Rio de Janeiro não parou por aí; ela poderia ser uma pessoa amarga e ruim, se não tivesse a mãe enérgica e honesta. Graças à herança material que lhe deixou, ela conheceu muitos países, embora, quando criança, nunca tenha imaginado voar dentro de um avião, e de trabalhar em um Cruzeiro Marítimo. Com isso, aprendeu alguns idiomas e graduou-se em Pedagogia. Tornou-se motorista de táxi na cidade do Rio de Janeiro. Está sempre atenta ao trabalho para melhorar de vida e, por isso, faz um extra dirigindo a Van de um abrigo de crianças de 6 a 12 anos.

Mesmo com o passar do tempo, ela ainda lembra a felicidade de quando, viajando a trabalho, ter conhecido uma senhora no meio do Oceano Atlântico – uma mulher extraordinária, rica de virtudes. Linda foi sua garçonete VIP e, o prazer em servi-la, foi um presente para ela que gosta de conhecer pessoas verdadeiras e iluminadas que transmitem alegria por onde passam, e roga a Deus uma vida com saúde; pede sabedoria para todos os brasileiros terem disposição para construir um país melhor.

 


Rita de Cássia Figueiredo

“Rita Feliz” nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1965. Graduada em Pedagogia, trabalhou como garçonete em Cruzeiros marítimos e aprendeu três idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Trabalhou no Censo de 2022 no Rio de Janeiro. É taxista, e faz um extra dirigindo a Van de um abrigo de crianças de 6 a 12 anos. Ama a vida e as pessoas. Vive sempre com fome de trabalho e esperança em dias melhores.

22 respostas

  1. Parabéns! Um relato de luta pela sobrevivência… que muitos brasileiros passam e não perdem seu brilho.

  2. Ritinha, com certeza voce não lembrara de mim, mas, sua marcante presença no navio com sua simpatia , cordialidade e uma alegria em bem servir, não tem como esquecer.Sou amiga da Dolly e estava com ela em viagem.Fiquei muito felizes em ler seu relato e sabe de você.Parabens por sua trajetória marcante e vitoriosas.Grande abraço a voce Rita Feliz.

  3. Nossa ao ler sua história de vd ! Não se deixou corromper pelos que lhe julgaram tenho orgulho , de vc sou suspeita em dizer alguma coisa pois sou sua prima e vivenciamos momentos difíceis. Fico feliz por vc sussesso voe, vocês vez mais alto. te amo vc merece.

  4. Minha amiga , é um privilégio ler a tua história, pessoa guerreira e sobre tudo feliz independente das adversidades da vida . Por mais Rita Feliz com esperança de dias melhores. Parabéns 👏👏

  5. Dona de alegria inigualável, você sempre nunca desistiu dos seus ideais mesmo diante dos dias mais sombrios. Você continue com essa fome de vencer! tenho um imenso orgulho de você!

  6. Parabéns Rita querida! Belo resumo de sua longa e bela trajetória. Vc sempre guerreira com sua luz que ilumina a todos em sua volta. Vc é maravilhosa.

  7. Parabéns Rita em driblar a vida com persistência, transformando os seus sonhos em metas e objetivos na busca do seu progresso. Mantenha-se sempre motivada! Desejo vitória nas suas conquistas.

  8. Olá Rita, que história de vida linda né? Sua trajetória não foi nada fácil, mas a fez se tornar essa mulher maravilhosa que vc é hoje. Parabéns!!!

  9. Que relato muita luta e gratidão pela vida.
    Foi um prazer conhecer e trabalhar com vc, ser humano de alegria única.
    Parabéns por nunca ter desistido de querer viver essa vida que merece ser vivida incessantemente .

  10. Você é guerreira e nunca deixará de ser !
    A bordo do navio MSC Fantasia foi uma mão na roda para. o Claiton Alves Dias que embarcou como cozinheiro e estava lá desesperado e todo perdido a bordo, mas Deus em Sua Bendita sabedoria te tocou para que o ajudasse.
    Vc é do tipo que fazer o bem ao próximo, faz parte do dia a dia .
    Parabens !

  11. amei essa biografia me sinto representada com.muito orgulho por uma mulher como você forte que apesar das adversidades não perde o brilho e a alegria de viver mulher linda cheia de vida com muita lenha pra queimar cheia de sonhos e projetos amei e você é minha idola

  12. O Amor em Forma de Pessoa
    Mulher Forte , Guerreira , Feliz ..
    Que espalha amor por onde passa .
    Mamis ❤❤

  13. Relato que serve para muitos que pensam em desistir numa pequena dificuldade, apesar de todos altos e baixos que vc passou conseguiu se manter firme, forte e honesta.
    Mas creio que estas virtudes veio Deus para você!
    Que Deus te abençoe.
    Felicidades Rita!

  14. A Rita é uma mulher guerreira, de fibra.
    Aprendeu cuidar de si desde muito nova após perder sua mãe. Desbravou o mundo e teve suas conquistas. Sempre lembrando de todos os sobrinhos com muito amor. Tem um coração enorme.
    Parabéns pela trajetória.

  15. Que história de vida linda minha amiga ! Que Deus continue lhe dando inteligência e garra para continuar tocando sua vida e ajudando as pessoas, sou testemunha de sua luta pelos taxistas e tbm da ingratidão que sofreu, mais continue de pé e siga sempre em frente! Um abraço querida!!!

  16. Uma pessoa maravilhosa ,com um coração enorme, trabalhadora e dedicada. Busca fazer o melhor sempre e falou em trabalhar e ganhar dinheiro é com ela mesmo . Não foge e nem se esconde da luta, motorista particular dos meus filhos e amiga para todas as horas. Te adoro Rita 😍

  17. Não foi à toa que te chamei de GRANDE RITArealmente és o que disse.
    Guerreira trabalhadora honesta amiga e corre atrás.
    Muito já me ajudou.
    Merece vencer sempre com as graças de Deus
    Receba o nosso forte e afetuoso ABRACO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos