Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Itambé (PE), por Wanessa Campos (jornalista e escritora)

ITAMBÉ DAS REVOLUÇÕES

De um lado da rua é Pernambuco, do outro, Paraíba. Assim, é a histórica Itambé, a 96 km do Recife, uma cidade que ainda respira seu passado cultural, pioneira em revoluções. Os obeliscos e placas estão lá, contando tudo. Uma delas, refere-se a Revolução de 1817 que, teve início ali e em 2015, fez centenário; a do Quebra-quilos, uma forte manifestação dos feirantes contra a mudança das balanças proposta pelo governo. Indignados, eles quebraram balanças e jogaram rapaduras contra a polícia. E ainda o aerópago, ou seja, o marco onde foi erguida a primeira loja maçônica do Brasil.

Saindo um pouco da parte histórica, Itambé se orgulha do seu potencial turístico: maracatus, caboclos de lança, cavalos-marinho. Esses grupos  invadem as ruas de Itambé  durante os três dias de Carnaval, um mais alegres da Mata Norte. O Maracatu Leão Coroado, por exemplo, conta com 80 figurantes causando uma bela plasticidade.
Itambé, que traduzindo da língua indígena, quer dizer, pedras de fogo,  é berço de Dom Vital de Oliveira, ordenado capuchinho com o nome Dom Vital e virou santo. A ocupação da cidade aconteceu no século 16, pelos índios cariris e depois, pelos portugueses. Tem bons restaurantes e pousadas simples. Seu acesso pode ser pela BR-101 Norte até Goiana e depois pela PE-15 saindo do Recife. Um passeio ideal para domingo unindo história e lazer. O trajeto relaxa, devido aos extensos e belos canaviais.

 

 

Saiba como participar da série “O melhor do interior”

https://culturanordestina.com.br/blog/o-melhor-do-interior-seriado-de-reportagens/

Conheça a história da Cultura Nordestina

https://www.culturanordestina.com.br

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *