Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A semeadura, por Salete Rêgo Barros*

capa semear peq

Para a Rede de Associados Letras & Artes hoje é um dia muito especial a ser compartilhado: a alegria de ter uma ideia concretizada após mais de dois anos de trabalho. O projeto Semear letras & artes estará no ar a partir de hoje, beneficiando os alunos de 50 escolas de ensino médio da Rede pública estadual. Chega numa boa hora: às vésperas do Enem.

O projeto começa a ganhar forma quando, em 2019, a professora Conceição Rodrigues manifesta o desejo de levar sua turma de 40 alunos a conhecer o Ponto de Cultura Nordestina. A recepção foi preparada com a ajuda da associada à LETRART Profª Ivanilde Morais de Gusmão e os resultados animadores do encontro motivaram a elaboração de um projeto que pudesse alcançar um número maior de alunos. A aula magna foi da professora Flávia Suassuna, que entusiasmou os presentes falando sobre O direito à literatura.

O Semear letras & artes foi apresentado ao deputado estadual Wanderson Florêncio, que destinou à sua execução uma verba proveniente de Emenda parlamentar e, em seguida, à Secretaria de cultura (SECULT) que aprovou o projeto.

Seu objetivo principal é espalhar o conhecimento jogando boas sementes no terreno fértil da Escola pública. Para isso serão disponibilizadas, através do sistema EAD – Educação à Distância – vídeo-aulas de História da arte e literatura ministradas pelas professoras Flávia Suassuna e Conceição Rodrigues, contemplando, inicialmente, 50 escolas de ensino médio jurisdicionadas à GRE Recife-Norte, através de convênio de cooperação/apoio pedagógico firmado entre a LETRART e a Gerência Regional de Educação, podendo ser expandido o seu alcance para outros segmentos educacionais.

Hoje, 5 de novembro, às 14h, teremos a live de abertura do projeto, que poderá ser acompanhada pelo link http://rtmp.youtube.com/live2 

As professoras Flávia Suassuna e Conceição Rodrigues irão falar sobre as funções da literatura e apresentar a programação das vídeo-aulas a serem disponibilizadas durante as próximas quatro semanas.

Este trabalho conjunto está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar: professoras, produtores e gestores, que entendem o germinar e florescer do conhecimento como ferramenta indispensável ao desenvolvimento do potencial dos jovens estudantes. As bibliotecas das escolas receberão o livro “Textos para semear letras & artes” organizado a partir dos assuntos abordados nas vídeo-aulas.

Gratidão aos que colaboraram para que a ideia da semeadura fosse concretizada.

 

*Produtora cultural e presidente da LETRART

 

Saiba mais:

https://culturanordestina.com.br/projetos/semear-letras-artes/

 

2 respostas

  1. Parabéns. Excelente trabalho. Precisamos por meio da literatura e das artes criar nos jovens alunos das escolas públicas um sentimento e postura de cidadania.

  2. Maravilha! Emocionante ver um projeto assim nascendo já com cara de adulto.
    Parabéns a Salete e equipe.
    Parabéns ao Deputado Wanderson Florêncio por acreditar e apoiar a Cultura de forma geral , especialmente a Literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos