5 de julho de 2020 (oitavo aniversário da CN)
Dois dos elementos preservados na memória afetiva do povo nordestino – um quintal e uma rede – estão presentes, também, na memória dos que frequentam o quintal da Cultura Nordestina, e dos integrantes da Rede de Associados Letras & Artes – LETRART.
O Espaço está atualmente localizado na capital pernambucana, no Poço da Panela, bairro tradicional, bucólico e acolhedor em sua arquitetura colonial do século 19, ainda preservada, apesar da grande especulação imobiliária local. As festas de rua no pátio da Igreja, o comércio varejista de bairro, presente nas vendinhas e nos ateliês dos artistas plásticos, entre outras características, fazem do Poço um oásis dentro do caótico aglomerado urbano, em que se transformou a cidade do Recife.
Na maioria das casas nordestinas, além de uma rede para embalar sonhos, os espaços de convivência preferidos por familiares e amigos eram sempre o terraço de trás e o quintal, que funcionavam como extensão da cozinha, onde todos se reuniam em torno dos aromas, cores e sabores da culinária regional, para conversar, contar histórias, cantar, tocar, festejar as datas do calendário cultural, comemorar aniversários, bodas, etc.
Reproduzir esses costumes com todos os seus encantos é um dos objetivos da gestão da Cultura Nordestina, espaço reconhecido em 2016, pelo Ministério da Cultura, como Ponto de Cultura, onde o coletivo/entidade desenvolve e articula atividades culturais com a comunidade, e contribui para o acesso, proteção e promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
Além dessa busca pelas raízes culturais, responsáveis pela identidade do povo nordestino, a Rede mantém, através de seus núcleos de atuação, uma programação extensa que inclui atividades comemorativas do calendário cultural, cursos, oficinas, encontros e eventos acessíveis a todos, dado o caráter humanizador, transformador e emancipador que a arte possui.
Em oito anos de atividades ininterruptas, nas áreas de produção cultural, educacional e artística, são desenvolvidos e realizados vários projetos e programas, cursos e oficinas, por aqueles que embalam seus sonhos na Rede de Associados Letras & Artes.
A oficina literária Clarice Lispector, que se reúne semanalmente, estuda a obra de autores escolhidos pelo grupo. Para o público infantojuvenil, O fio da meada – artes e ofícios (oficinas de artes), Semear letras & artes (oficinas de literatura e história da arte), O lúdico na arte (colônia de férias) e Abril de Monteiro Lobato (contação de histórias). Para todas as idades, o FELIPPA – Feira literária do Poço da Panela, ainda a executar, e um serviço de divulgação oferecido aos escritores, que promove vida e obra de um escritor a cada mês, na página do Facebook – Destaque literário, em atividade desde março de 2018. Dele já participaram, até o momento, 25 escritores.
O programa mais antigo é o Sarau lítero-musical, realizado mensalmente, que teve seu início em setembro/2012, interrompido, apenas, em março/2020 pela pandemia do novo coronavírus. Música e apresentações performáticas têm como palco o quintal da Cultura Nordestina, para deleite dos participantes que se apresentam e comemoram datas importantes do calendário e os aniversariantes do mês, saboreando as delícias de nossa culinária regional.
Outros programas sofreram descontinuidade por diversos motivos – impossibilidade dos coordenadores, ausência de público suficiente, e falta de recursos financeiros. Entre eles, os programas de palestras Café, cultura e afeto, Sextas culturais e Eclosão. Os programas mensais Café com cordel e Almoço musical (aos sábados), também não sobreviveram.
Há os que acontecem esporadicamente, como os cursos de francês e Gramática a serviço da e produção textual; outros, semestralmente: Trilhas do conhecimento e Teatro lido; anualmente: Mulher Vida X Arte, Trabalho Vida X Arte, Culturinha na folia, Culturinha junina, Anunciando o Natal no Poço da Panela, além das comemorações do Dia dos povos indígenas, Dia do folclore e da Consciência negra.
Expansão das atividades e parcerias
A pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Educação da LETRART, Suzana Cavalcanti, professora emérita da Universidade de Pernambuco (UPE), entende as práticas desenvolvidas no espaço (Cultura Nordestina), pelos integrantes da Rede (escritores, artistas, professores, intelectuais e pensadores), como um projeto educacional a ser expandido, já que a cultura e a arte estão postas como instrumentos facilitadores da compreensão da realidade, discutidas e produzidas muito além do caráter mercadológico, nas atividades desenvolvidas na Cultura Nordestina.
A partir deste entendimento, a pesquisadora propõe a realização de um projeto de pesquisa mais abrangente: Educação, filosofia e humanidade: a cultura e a arte como motor da história – as experiências educativas da Rede de Associados Letras & Artes.
O projeto será formalizado com vistas à sua execução, mediante captação dos recursos necessários, que possibilitarão a expansão das atividades não-formais, já realizadas no Espaço, para toda a Rede pública de ensino.
A pesquisa tem como objetivo contribuir para o estudo da realidade sociocultural, que envolve os fazeres da Instituição nos campos da educação, arte e cultura, na construção de uma proposta pedagógica mais consistente, que repense as finalidades dos processos educativos face aos desafios do clima cultural existente no bairro, apesar de todos os seus contrastes sociais. Trata-se, pois, de uma grande oportunidade para a aquisição de conhecimentos fundados na tradição que, certamente, despertarão o sentimento de pertencimento da comunidade, fundamental ao desenvolvimento de uma sociedade sadia e participativa.
A professora Raldianny Pereira, através da Pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade Federal de Pernambuco, propõe uma parceria com o Ponto de Cultura Nordestina e a Rede de Associados Letras & Artes, para a execução do projeto de extensão a ser realizado no âmbito da disciplina eletiva Escrita criativa, do curso Comunicação Social da UFPE.
Entre as justificativas do projeto a ser realizado, a partir da criação de um blog – Escrita criativa: coletivo de produções artísticas, estão a da arte como um direito humano em suas variadas linguagens, suportes e manifestações, não apenas no sentido da fruição, mas também da produção.
O entendimento da professora é o de que a comunicação, intrínseca à arte, é mantenedora da educação desejável, que tem se mostrado transformadora, libertadora e emancipatória, vista dessa forma por todos os setores envolvidos.
O blog visa atender, não apenas a produção textual dos alunos dos cursos de comunicação da UFPE (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV, Internet e Cinema), mas também a de leitores, escritores, aspirantes a escritor, artistas, e da sociedade como um todo.
A parceria inclui discussões sobre o projeto, realização de atividades em conjunto – oficinas de leitura, seminários e produção de material para postagem no blog (textos, fotos, vídeos e áudios).
Outra parceria importante foi estabelecida com o Portal de Artes – academia de produção áudio visual -, através da realização de cursos presenciais e semipresenciais (vídeo-aulas), nas áreas de abrangência já consolidadas pela Rede de Associados.
Os projetos apresentados pelas professoras Suzana Cavalcanti (UPE), Raldiany Pereira (UFPE), e pelo produtor cinematográfico Paulo Lins (Portal de Artes) vêm enriquecer com respaldo acadêmico, o trabalho realizado na Cultura Nordestina, durante esses 8 anos, além de reafirmar a convicção de que, além de serem arte, educação e cultura, direitos humanos, são também os eixos de uma sociedade inclusiva, participativa e emancipada.
Nas ações implementadas pelo coletivo Cultura Nordestina & LETRART, estarão presentes o estreitamento dos laços e do diálogo entre a universidade e a sociedade, através do estabelecimento dessas e de outras promissoras parcerias.
Salete Rêgo Barros