A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Para que eu não deixe de caminhar. ” ( Eduardo Galeano)
Queridas companheiras e queridos companheiros!!!!
O pensamento destacado é uma introdução para apresentar o que acredito e como me posiciono na luta.
Sou Carmem Dolores, mulher negra , feminista , ativista da educação pública popular e antirracista; filha, mãe, esposa; amiga, companheira e camarada.
Entender a conjuntura atual na Cidade do Recife é confirmar a necessidade de que a minha voz e minha luta são convergentes às lutas da categoria de professoras e professores e que, o tempo se encontra propício para ocuparmos o espaço institucionalizado, a fim de legislar e garantir avanços significativos no contexto da educação em nossa cidade.
Assim, assumo o compromisso de defender as teses do coletivo de professoras e professores num momento crucial à participação popular.
1. A nossa primeira tese é sobre a concepção da educação pública popular como um ideário humano, onde todos somos responsáveis pela transformação da sociedade, contrapondo-nos a uma educação como prática da domesticação, como produto de mercado e de dominação.
2. A nossa segunda tese é sobre a gestão democrática e participativa na educação municipal na Cidade do Recife
2. A terceira se norteia sobre os princípios, as finalidades e os valores da nossa educação, negligenciados de várias formas nesta sociedade capitalista.
4. A quarta tese é sobre os direitos a serem garantidos: direito à igualdade, à inclusão e à justeza; direito à moradia digna, ao trabalho e à renda fixa; direito à educação, ao esporte e ao lazer; direito à cultura e à arte, direito à ciência, à tecnologia e inovação; direito à saúde integral, à alimentação; direito à felicidade e ao viver em bem-estar.
5. A quinta tese diz respeito à valorização dos profissionais da educação na defesa em torno das pautas salariais, de carreira, de trabalho e de formação dos educadores na nova/velha ordem, a qual poderemos contribuir para desinstalar, caso ocupemos os lugares de representatividade neste solo recifense.
As teses existem para que os grupos organizados, conscientes do papel a assumir, possam se impor diante do combate ao perfil caótico das bancadas de legisladores nas cidades brasileiras e no País: uma maioria branca, masculina, misógina, homofóbica, entre outros aspectos igualmente discriminatórios.
Falares convergentes, ações potentes!
Vamos à luta companheiras e companheiros!
Carmem Dolores
Doutora em Educação e
Pré-candidata a vereadora do Recife.Ca