DIVULGAÇÃO: SEMEAR – PROJETOS LITERÁRIOS
O ato de escrever requer o aprendizado formal, adquirido ao longo de vários anos de estudo e dedicação, diferentemente de outras habilidades, que podem ser executadas satisfatoriamente e até encantar os leigos, desde que a pessoa tenha uma boa dose de criatividade. No entanto, persistência e bons mestres são imprescindíveis para que ela venha a se destacar como artista, salvo raríssimas exceções.
Já a arte literária vai mais além: um bom escritor precisa, antes de qualquer coisa, ter o hábito da boa leitura desde a infância. Sem isso, ele jamais passará do primeiro estágio – o da mediocridade. Escrever não é simplesmente montar um quebra-cabeças de palavras pinçadas aqui e acolá – requer aprendizado constante, dedicação, bagagem intelectual e cultural. E, neste processo, a sistemática leitura crítica de bons autores é fundamental.
Não existem fórmulas mágicas na arte da escrita. Um leitor atento irá identificar de imediato o autor de um texto, já que a escrita revela o estilo, o nível de conhecimento, assim como a personalidade de quem escreve – a não ser que o pretenso escritor tenha um ghost writer permanentemente de plantão.
Uma resposta
A Cultura Nordestina LetraseArtes está de parabéns e também a coordenadora Salete Rego Barros pelo projeto SEMEAR e agora com ARTES& MANHÃS orientado dando dicas de leitura para os profissionais da Escrita.
Sucesso e vida longa para o programa.
Ivanilde Morais de Gusmão