Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Apresentação de Vera Nóbrega, para o Destaque literário, por Bernadete Bruto

SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA – DESTAQUE LITERÁRIO DE OUTUBRO – VERA NÓBREGA

 

Com licença minha gente, hoje venho apresentar, alguém muito especial, pequena no tamanho e grande na sua alma. Com licença minha gente, de Vera Nóbrega vou falar.

A nossa Vera Nóbrega, Verinha, como gostamos de chamar, nascida Verônica, é contadora de histórias, Professora, escritora, uma querida animadora cultural! Foi contadora desde sempre, um dom herdado da vovó e das histórias que aprendeu a escutar embaixo do Pé da carambola, lá na casa da ladeira de Olinda, que hoje é também a sede da Companhia Quantos contos, fundada por Verinha, tendo Rosita como sua parceira e braço direito, além de outros familiares.

Logo cedo, começou a contar histórias para suas bonecas, depois começou a trazer os meninos da rua, aperreando sua vovó e a irmãs para comprar lanche para eles. E daí nunca mais perdeu o gosto pela contação! Mais tarde, ao entrar como professora da Academia Santa Gertrudes, alia ao ensino a contação e desde lá nunca mais parou. Pois  foi na própria escola que iniciou seus trabalhos.

Nos primórdios de sua contação profissional, começou como contadora de histórias de Livraria Arraial. Foi lá que conheceu Taciana Valença que levava seus filhos pequenos para ouvir suas histórias.

Em seguida, foi parceira da Livraria Jaqueira, onde além do espaço infantil, coordenou um programa chamado O Canto do conto, uma contação para adultos dentro de  projeto Multi Ver Cidades e foi de lá que nos conhecemos. E muito  já pintamos e bordamos, junto com Taciana., Adriano, Tio Ed, Colly e outras mais.

Atualmente, vem atuando em parceria com a Cultura Nordestina, Letras e Artes na qual é Coordenadora do Núcleo Infantil e onde realiza as seguintes atividades: contação no mês de Abril de Monteiro Lobato, onde vestida de Emília coordena as atividades voltadas para o público infantil. Realiza, também, oficina de férias para crianças e o projeto o fio da meada, iniciativa de cunho social.  Ainda na CN Verinha é integrante da Trupe da Cultura participando de performances e encenações, em vários eventos literários.

Além desses lugares, Verinha atua na Livraria Leitura coordenando sempre aos sábados, um espaço infantil de contação naquela livraria. Como observamos, há um trabalho continuamente voltado para o estímulo à leitura.

Da contadora para escritora, um passo apenas. Como professora e contadora de histórias foi uma decorrência criar suas próprias. Assim, publicou, em 2014,  a coleção A arca dos livros, em parceria com Fred Braga, Rodrigo Boente e Editora Vouler. Uma linda coleção de 10 história exaltando o livro e estimulando o gosto pela leitura, a saber: O livro é lindo, Abra a janela, Livro é livro, A carta, É preciso Ler, Transforma, Casa do meu amigo, Quero ser um livro, livrem os livros e A arca dos livros. A Arca dos livros é excelente para ser utilizada por pais, educadores e contadores de histórias com crianças na faixa de 4 a 7 anos., mas também os adultos gostam.

Por todas as realizações, Verinha passou a integral o rol das mulheres que mudaram a história de Pernambuco no ano de 2015, quando foi indicada merecidamente para o prêmio. Sua indicação deve-se ao fato de seu trabalho em defesa dos livros  e  relevante luta em prol de boas leituras.

Não bastasse esse curriculum artístico e profissional, Vera é atualmente uma das diretoras da União Brasileira de Escritores, coordenando naquela entidade, junto com Adelaide Santos, um programa já consagrado intitulado: O amor na Literatura. Este programa recebe mensamente escolas com a finalidade de divulgar a obra dos escritores associados e de estimular a leitura e desenvolvimento do público juvenil.

Hoje, Vera é o destaque literário do mês de outubro da Cultura Nordestina. Teremos um mês inteiro para desfrutar da obra de Vera Nóbrega. Convido todos a conhecer mais de perto  sua produção. Ela estará exposta durante o mês inteiro na CN e em publicações no site do Destaque Literário.

Com licença Minha gente, mas ainda tenho o que falar dessa pessoa linda que sempre os livros defende. Ela diz o livro é lindo! Salvem os livros! E eu vos digo: Vera é linda! Salve, Salve Vera Nóbrega!

E para você, pequena–grande amiga, um imenso beijo de livro!

Bernadete Bruto

Recife, 1° de outubro de 2019.

https://www.culturanordestina.com.br

4 respostas

  1. Gratidão, querida e amiga poeta Bernadete Bruto que sopra essas palavras . Beijo de livro !
    A Cultura Nordestina o meu afeto e admiração pelo compromisso e respeito aos trabalhos literários que permeiam por este lugar . A nossa mestra da Cultura Salete do Rego Barros . O meu abraço ! Aos amigos da Cultura um grande Beijo de livro !

  2. Minha reverência à Emília, personificada com muita propriedade por você, Vera Nóbrega.
    Que seu trabalho maravilhoso continue encantando todos,
    Obrigada pela participação no lançamento da coletânea Cartas a Monteiro Lobato.
    Fiz referência a Emília como o personagem que mais me seduzia. Deve ser porque falava pelos cotovelos, igual a mim rsrs
    Abraço e parabéns!

  3. Nobre reconhecimento do talento e luta dessa boneca literária que leva as letras e os livros consigo para todos os recantos na busca do desperta de novos leitores. Parabéns e avante nessa luta lindamente poética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *