Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quem disse que brasileiro não gosta de ler?, por Salete Rêgo Barros

DIVULGAÇÃO SEMANAL DE ASSOCIADOS
convite

O Tao das constelações, de Ana da Fonte (Novoestilo Edições do Autor, 238 páginas. Ilustrações de Dani Acioli. Capa de Késsia de Souza. R$ 50,00), teve sua primeira edição de 500 exemplares, esgotada em apenas dois meses.
O livro traz uma abordagem empolgante: a Constelação sistêmica, método que vem se fortalecendo fora do universo acadêmico, mas que tem chamado a atenção das universidades, por não haver como negar sua importância, na medida em que comprova sua eficácia na resolução de conflitos familiares e organizacionais, assim como os de natureza emocional, detonadores de enfermidades do corpo e da mente.
A Constelação Sistêmica foi estruturada pelo alemão Bert Hellinger que, nos anos 70, criou o novo método de trabalho de base sistêmica, para a resolução de conflitos familiares, considerando, além de sua vivência como teólogo e terapeuta, as contribuições da psicanálise, do psicodrama e da análise transacional.
Ana da Fonte expande o caráter teórico e prático do que inicialmente foi concebido como um método de resolução de conflitos familiares, mas que vem se apresentando como um novo paradigma científico. Amplia o entendimento e o uso do método, ao trazer para o debate as contribuições do Taoísmo, conjunto de saberes tradicionais originados na China, há mais de 5.000 anos.
Trata-se, portanto, de uma reflexão aprofundada, que explora as perspectivas de olhares múltiplos da realidade, oferecidos pelos diálogos entre as fenomenologias ocidentais e orientais, com a teoria dos sistemas e estudos sobre a dádiva.
Além de teórico, o livro também é um manual prático de orientação para quem está em busca do entendimento e da transformação através do resgate da natureza amorosa, para que ela possa estar presente nas relações interpessoais e no cotidiano de cada um de nós.
O lançamento da segunda edição de O Tao das constelações será na Cultura Nordestina Letras & Artes (Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela), no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), às 17h00. A autora fará uma vivência das constelações abordando questões essenciais para o entendimento de conflitos existenciais que afligem toda a humanidade. Logo após, o músico Helder Vasconcelos fará a sua apresentação.

Ana da Fonte é graduada em Engenharia Química pela UFPE (1984). Nos anos 90 conheceu o trabalho dos mestres com os quais conviveu: Bert Hellinger, filósofo alemão criador da abordagem da Constelação familiar, e Mantak Chia, do Healing Tao. Em 1997 iniciou suas atividades com as constelações organizacionais e as práticas taoístas e, desde então, tem formado várias gerações de consteladores através dos cursos promovidos pelo Constelar – Instituto de práticas sistêmicas do Brasil, do qual é fundadora em parceria com o Institut Hellinger-Lanshuts da Alemanha.

Conheça a nossa história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *