Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os “sete passos capitais” para fazer a foto: roteiro imaginário, por Rivaldo Mafra

DIVULGAÇÃO SEMANAL DE ASSOCIADOS

De antemão, é preciso esclarecer que a descrição desses “sete passos capitais” para fazer a foto, resultou de mero exercício especulativo. Na há pretensão de torná-los regra. Sugere apenas um roteiro imaginário para fazer a foto, em que alguns passos podem contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística da imagem. Simplesmente isso.
Primeiro passo: definição da intenção e do assunto a ser fotografado.
Segundo passo: identificação das propriedades e características – fonte, intensidade, contraste, direção, cor e espectro – da luz que ilumina a cena.
Terceiro passo: ENQUADRAMENTO (Organização no “quadro” dos elementos da cena escolhidos para compor a imagem). Entre as decisões a serem tomadas sobre a construção da imagem estão: o tipo de objetiva; a posição horizontal ou vertical do equipamento; a inclusão/exclusão dos elementos da cena; o ponto de vista; o posicionamento do assunto principal no “quadro”; o uso de determinados elementos gráficos das representações visuais (linhas, formas, volumes, textura, luz e sombra, cor etc.); a utilização de contrastes (claro x escuro, nítido x desfocado, velho x novo etc.); o momento do clique etc.
Quarto passo: EXPOSIÇÃO. Configuração dos dispositivos de controle – Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e Sensibilidade do Sensor – da câmera fotográfica para a captura e registro “adequados” dos raios luminosos refletidos pelos elementos da cena.
Quinto passo: FOCALIZAÇÃO. Com o botão do disparo pressionado até a metade, ajuste do foco sobre o assunto principal.
Sexto passo: Definida a exposição “adequada, verificação: da abertura do diafragma escolhida quanto à “profundidade de campo” desejada e (no caso de objetos em movimento) da velocidade do obturador estabelecida para “congelar” ou dar “sensação de deslocamento do assunto principal.
Sétimo passo: DISPARO. Antes de pressionar totalmente o botão de disparo, último exame sobre o enquadramento, a exposição, a focalização e as relações do plano de fundo e demais elementos da imagem com o assunto principal.

Serviço:
Rivaldo Mafra ministra cursos de fotografia na Cultura Nordestina Letras & Artes
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço (por trás do Museu do Homem do Nordeste)
Maiores informações: 3243-3927 / 99790-5111
contato@culturanordestina.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *