Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Café filosófico, por Suzana Cavalcanti

suzana

A primeira proposta de um Café Filosófico nasceu, há mais de cinco anos, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco – UPE, como possibilidade de refletir a sociedade contemporânea fazendo parte de um projeto de extensão – desdobramento de uma disciplina síntese ministrada pelos professores Agostinho Rosas, Maria Jaidene Pires e Suzana Cavalcanti: Fundamentos históricos e filosóficos da Educação e da Educação Física.
Há um ano, a ideia chega renovada à Cultura Nordestina Letras & Artes tornando-se parte do fazer político-pedagógico da Casa, através de uma série de debates organizados por sua Coordenadora, a Professora Suzana Cavalcanti, com o propósito de abordar os anseios e temores dos indivíduos na sociedade contemporânea, tendo como objetivo compartilhar ideias de grandes pensadores e pensadoras nas áreas de psiquiatria, psicologia, política, economia, antropologia, sociologia, educação, cultura, letras e artes.
Diante do cenário de inversão de valores universais que vem se consolidando ao longo do tempo, e que desencadeou a crise político-econômica atual, é inadmissível que fiquemos passivos diante da gravidade de uma situação que compromete seriamente as próximas gerações, tornando-se obrigatória a nossa intervenção na construção de um futuro, que ainda está em nossas mãos.
Confiança, sentimento tão complexo e difícil de ser construído ou retomado, é o tema que norteia as nossas ações no Café Filosófico, e é justamente do que precisamos para mirar um futuro promissor para o nosso Brasil.
Mas como isso é possível?
Já disse e repito: Educação, Cultura e Emancipação Humana são a mola propulsora da transformação da crise econômica, ética, moral e política na qual estamos inseridos.
Foi pensando em aprofundar essa temática que convidamos um dos representantes do povo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – ALEPE, a Deputada Teresa Leitão, para dialogar conosco no próximo dia 3 de agosto de 2017, às 18h00, a respeito de Educação, cultura e emancipação humana: uma nova proposta para um novo tempo.

Perfil
Maria Teresa Leitão de Melo é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Iniciou sua militância no movimento sindical em 1984, como diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (AOEPE). Reeleita para o seu quarto mandato consecutivo em 2014, a deputada assumiu mais uma vez a presidência da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE. Entre seus projetos de lei, destacam-se os que deram origem às mudanças na lei do direito do aluno, apoio ao idoso, fomento da economia solidária, meia-entrada para servidores da educação e cultura, semana estadual da criança e adolescente, criação de estacionamentos para bicicletas em empresas privadas e órgãos públicos, escola em tempo integral, combate à violência contra a mulher, dentre outros.

Serviço:
Evento: Café filosófico
Coordenação: Profª Suzana Cavalcanti
Palestrante: Deputada Teresa Leitão
Data: 3 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Ponto de Cultura Nordestina
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço (por trás do Museu do Homem do Nordeste)
Telefone: (81) 3243-3927
Colaboração: R$ 10,00

Conheça nossa história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos