Minha querida Vera Nóbrega
No meu entendimento, o caminho mais eficaz para a construção de um mundo melhor é o da leitura que tem o poder de oferecer uma visão crítica aos seus leitores, dando-lhes autonomia para exercer a cidadania em toda sua plenitude.
Através dos livros viajamos sem precisar sair do lugar, sonhamos, conhecemos o pensamento de grandes autores, vida e obra de pessoas exemplares que marcaram época. Tempo e espaço tornam-se barreiras transponíveis através do exercício da leitura.
No início do século passado, consegui imprimir minha visão de mundo, através dos livros, dando início à literatura dedicada às crianças.
Fiquei famoso por escrever livros onde se pudesse morar, criei o Sítio do Pica-pau Amarelo recriando o mundo ao meu redor, a partir de coisas do cotidiano; criei um universo para a criança, enriquecido pelo folclore; busquei o nacionalismo na ação dos personagens, e que se reflete na brasilidade, na linguagem, no comportamento e na relação com a natureza.
O Sítio possui traços de um brasileiro indignado com a exploração do petróleo. Logo depois, escrevi O Poço do Visconde, que conta a história da descoberta do precioso óleo nas terras do Sítio. Não podendo me expor, criei personagens fantásticas, que dizem tudo o que penso sobre a descoberta, entre elas Emília, que representa minha voz.
A partir do imaginário, criei uma literatura denunciadora, que envolve fatos políticos, econômicos e sociais.
A obra literária para crianças é a mesma obra de arte para o adulto, diferindo, apenas, na complexidade de concepção – o que não a torna menos valiosa –, da mesma forma que há obras literárias simples para adultos, e que são consideradas obras-primas. Essa simplicidade de concepção deve criar a simplicidade da linguagem, na qual a literatura deve ser uma fonte repleta de sensações, emoções, imaginações que tocam a criança fazendo-a viajar e sonhar, ao tempo em que a prepara para a vida. Este é o milagre produzido pela leitura, e que só depende de nós para ser concretizado.
Você, minha doce e encantadora contadora de histórias, representa a esperança do futuro do nosso amado Brasil, com a realização dessa obra grandiosa, que é a formação de leitores.
Beijo de livro! Monteiro Lobato
Vamos comemorar o Abril de Monteiro Lobato. O quintal da Cultura Nordestina Letras & Artes será transformado no Sítio do Pica-pau Amarelo, neste sábado, proporcionando a crianças e adultos o encantamento dos sítios e quintais, tão raros hoje em dia, e a oportunidade de vivenciar aventuras que povoaram a imaginação infantil do século passado.
Vários personagens do Sítio estarão presentes, inclusive tia Nastácia com suas deliciosas guloseimas, e Vera Nóbrega com a contação, o beijo de livro e convidados especiais!
Serviço:
Dia – 8 de abril (sábado)
Hora – 16h
Local – Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela (por trás do Museu do Homem do Nordeste)
Ingresso – R$ 20,00 (desconto de 50% para irmãos)
Maiores informações: 81 3243-3927
#contaçãodehistórias#