Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Era uma vez, por Tião Souza

tião

Natural de Ipiaú, interior da Bahia. É professor de losoa no ensino médio da rede pública Estadual e ama o que faz. Tem graduação em Filosoa e Teologia, especialização em Educação e relações étnico-raciais e mestrado em Ciências da religião. Escrever é dar vida às letras deixando que outras pessoas, também, se encantem com o seu mundo encantado.

Era uma vez…

     Lá longe, pertinho do fim do mundo, vivia uma família formada por cinco membros: Mamãe Bibi, Papai Silú, Jajau, o filho mais velho e  Miguste, o filho caçula. Mamãe Bibi estava grávida e bem pertinho de ganhar o seu nenê. Todo dia ela dizia uma reza, mais ou menos assim: Venha o que vier, menino ou menina, meu coração está pronto a receber, mas, uma menina faria a minha família mais linda ainda! O papagaio Toucinho que tudo ouvia, aprendeu a reza e a dizia mil vezes por dia, resultado, todas as pessoas da casa aprenderam a prece.

Era um dia ensolarado quando a mulher deu a luz, enquanto nascia a criança a oração estava sendo rezada dentro do coração: Venha o que vier, menino ou menina, meu coração está pronto a receber, mas, uma menina faria a minha família mais linda! O médico que fazia o parto olhou para mamãe Bibi e disse: é uma menina! Prontamente a mãe disse: meu coração está pronto para receber! Ela é linda como a luz da lua, exclamou a mãe quando recebeu a filha nos braços. Vai se chamar Ayla, que significa luz da lua.

A pele de Ayla era escura como a dos pais e dos irmãos. Os olhos de tão pretos pareciam duas jaboticabas, o cabelo bem escorrido e da mesma cor da pele. Tudo na menina lembrava as histórias que ouviam dizer das deusas e rainhas negras vindas da África. Ayla era linda como a luz da lua!

Conforme o tempo ia passando, mamãe Bibi via que a sua filha era de uma determinação sem igual, quando queria uma coisa, ela só sossegava quando adquiria o que buscava. Ayla era destemida, de uma ousadia de causar inveja.

Quando Ayla completou dez anos o papai Silú lhe deu de presente um vestido amarelo como o sol de verão, e ela logo vestiu. Mamãe Bibi trouxe uma caixa embrulhada com papel de presente e pediu que a aniversariante fechasse os olhos e só abrisse quando ela desse o sinal. Os irmãos de Ayla trouxeram um grande espelho e ficaram com ele bem em frente da aniversariante. Quando Ayla abriu os olhos pode ver uma coroa dourada e muito linda na sua cabeça, na ponta da coroa uma lua nova. Ayla era linda como a luz da lua nova.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Siga-nos