Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Carta de Colly Holanda a Monteiro Lobato

COLETÂNEA DE MEMÓRIAS CARTAS A MONTEIRO LOBATO

Recife, 24 de julho de 2019

Monteiro Lobato

Ah! Como você fez parte da minha vida e até hoje ainda faz… Desde pequenina já ouvia falar em você, e olhe que faz muito tempo! Bota tempo nisso! A empregada lá de casa contava histórias para mim e meus irmãos, dizendo: Agora, vão tomar banho, escovar os dentes para não ficarem iguais ao Jeca Tatu… E perguntávamos: Quem é esse tal de Jeca Tatu? Um homem que era muito preguiçoso, não gostava de tomar banho, vivia descalço e os vermes entravam pelos seus pés. Nossa! Que medo de ficar igual a ele! Corríamos e logo ela conseguia que ficássemos limpinhos.

Você morava em nossa casa e deixava seus recados em cada livro que líamos. Fomos crescendo e você ia sendo citado nas escolas, nos dando exemplo através de sua obra. Na mocidade, lá estava você nos mostrando O Sítio do Pica Pau-amarelo, criado para mandar mensagens educativas… Não havia criança que não ficasse horas em frente à TV torcendo por Narizinho, Emília e dona Benta; para que a Cuca não viesse pegá-las. Cuidado com a Cuca… Te pego daqui, te pego de lá! Havia sempre um quê que você queria dizer.

E quantos personagens você criou para interpretar o seu pensamento? Vários… Mas você sofreu na pele a discriminação. Disseram até que você era racista, porque Dona Benta era branca e tia Anastácia era uma preta que sempre estava na beira do fogão fazendo bolos e cuidando das crianças e da casa. Sei não! Quanta incompreensão… Foi tão importante para nós, você ser o pai da literatura infantil… Porém, morreu pobre. Faliu, gastou o que tinha com livros, com Educação. Mas partiu rico em sabedoria, e sua herança é, até hoje, compartilhada com todos! O Petróleo é nosso, já dizias, marchando pela luta em defesa de nossas riquezas.

Continua valendo tudo quanto você defendeu…

Onde você estiver, que Deus lhe recompense por todo o bem que nos fez.

Obrigada, Monteiro Lobato!

Nota da editora: Colly Holanda, hoje, incorpora Dona Benta e segue Brasil a fora contando as histórias de Monteiro Lobato, encantando crianças e adultos.

Conheça a história da Cultura Nordestina

Gostou? Compartilhe!

Respostas de 30

  1. Minha Escritora prefileta… uma pessoa extraordinária com todos os valores morais e éticos e um exemplo de ser humano . Te amo coliria

    1. Colly, vc é maravilhosa,minha fada madrinha! A alegria em forma humana. Um
      Exemplo de bondade . Um coração enorme. Te amo❤️

    2. Maravilhoso registro Colly. A literatura infantil não seria a mesma se não existessem os brilhantes textos de Monteiro Lobato.

    3. Boa tarde, poetisa! Certamente, Monteiro Lobato é uma grande referência literária para todos daquela é desta época também. Sou cria de essa realidade que me fez talvez o escritor que vivo ora poeta ora filósofo. Muito boa a sua carta remetida a Lobato. Certamente ele vai receber e lhe remeter através de uma bela inspiração. Parabéns!

  2. Colly, você é uma escritora muito querida. Parabéns por essa belíssima carta a Monteiro Lobato.

    1. Essa Dona Benta arrasa!!! Amo sua releitura dessa personagem!!
      Parabéns, continue encantando as crianças com as histórias do Monteiro Lobato e seus personagens!!👏🏿👏🏿

  3. Querida amiga.
    Falei à você outro dia, quem encanta as crianças em viagens maravilhosas pelo imaginário infantil com suas escritas, é com certeza uma pessoa especial, você é uma destas pessoas.
    Essa carta à Monteiro Lobato, mostra a sua alma minha amiga, e sua menina interior que nos dica encantados com sua vivacidade e alegria.
    Parabéns!!!!
    Abraço com saudades!!!

  4. Pessoa maravilhosa e encantadora, Colly sim é a cultura viva que admiro, sucesso sempre a essa grande escritora amada e querida

  5. ,Colly, você continua sendo a criança que ouvia a estórias de Monteiro Lobato! Hoje ,adulta, revive através da interpretação e da poesia ,onde interpreta a figura de Dona Benta! A estória se repete através desta amiga,escritora infantil,chamada Collynete! Abraços ZeliaDantas

  6. Colly, é uma exímia alampeana!
    A alegria flui contagiante de seu ser a nos regar!
    Ela nos representa onde quer que vá!
    Agora nos surpreende como a vó mais amada que já se viu no Brasil!

  7. As interpretações que muitas vezes são feitas pelas leitoras e leitores de muitos autores conseguem ser melhores do que os autores disseram, e isso me parece natural. As ideias podem se repensadas e melhoradas. Parabéns à Colly Hollanda que humaniza de forma lúdica a personagem de Dona Benta!

  8. Minha linda, Colly!
    Encontramo-nos pela primeira vez em Natal no dia 29/09/2018 na Academia Rio-Grandense do Norte, quando da nossa posse na ALAMP. Confesso que o teu jeito deslumbrante de ser me encantou e passei a te seguir no que estar ao meu alcance. Parabéns por tudo de bom que fazes e muita obrigada pelo carinho que a mim dedicas.

  9. Parabéns por retratar o ícone da Literatura Infantil Brasileiro, Monteiro Lobato, vc foi e será é p cara em nossa literatura!

  10. A alegria em pessoa e generosa na vida e nos seus textos e na arte de escrever. Eu amo Colly 💕💕💕💕💕

  11. Parabéns minha amiga,
    Continue sua caminhada por este lindo caminho.
    Lute pelos seus sonhos.
    Abraços.

    1. As sua palavras vieram cheias de carinho , verdades e reconhecimento merecido a esse grande escritor!

  12. Parabéns Colly!!!
    Seu texto está lindo.
    Você é o 10 !!!
    Abraço afetuoso de Suzana Cavalcanti

  13. Parabéns pelo texto – bem escrito, claro e conciso.
    Se já foi entregue a Lobato, ele está feliz por ver reconhecida sua luta pelo Brasil e pelos brasileiros.
    Abraço

  14. Colly, sua carta tem muito de você, querida, autêntica e sincera. Bom falar do Jeca Tatu, figura que ficou sempre na nossa memória, até mesmo quando comentamos: Que Jeca! Adorei. Beijo.

  15. Oi Colly!
    Fiquei Encantada com sua carta à nosso Querido escritor, Monteiro Lobato.
    Parabéns!
    Sucesso pra você e muitas felicidades!
    Bênçãos e um forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Mais Recentes

Siga-nos