Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Telma Brilhante é Destaque artístico-literário de março

Telma Brilhante

PERFIL LITERÁRIO

 

TELMA de Figueiredo BRILHANTE, cearense do Crato (CE) mora em Recife desde 1966. É formada em Letras, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Na área de Educação, no Ceará, atuou como professora e diretora de escola pública. Em Pernambuco, professora, vice-diretora e participante do Projeto de Capacitação de Professores (1.ª fase). Participou de encontros do Grupo de Língua Portuguesa. Representou o DERE SUL no Seminário de Currículo. Orientou Monografias no curso de Pós-Graduação “Especialização em Literaturas de Expressão” na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata/PE. Estreou na Literatura com o livro Contos Chão (premiado pela UBE). Aflição de Pássaro, de contos, premiado pela Academia Pernambucana de Letras. Magia do Instante, de crônicas. Crepúsculo das Coisas, de contos. Sendas do Oriente, haicais. Alma Sitiada, de poesias. Na área infantil escreveu Destino do Planeta Terra, O Pequeno Pescador, Arabela e o Camaleão, Reescrevendo Contos de Fada (co-autora), A Chuva e a Árvore, Mistério na Caverna do Picoruto do Frade (juvenil). Participou de mais de setenta antologias, dentre elas: Novelas de Aprendizado – Org. Raimundo Carrero.  Revista da Literatura Brasileira, Scortecci/SP. Francachela, revista internacional /Argentina. Foi homenageada nos projetos: Poetas da Terra – SESC/PE; A Arte e a Cultura em Pernambuco – UBE/ Livraria Cultura; Mulher Valorosa do Brasil – Maceió/ Alagoas (troféu). Possui verbetes no Dicionário de Mulheres, Org. por Hilda Agnes Hubner e no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, Org. por Nelly Novaes Coelho. SP. Faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE – Cad. 07 (PE), do Instituto Cultural do Cariri – Cad. 12 (CE); da Academia de Letras do Brasil/PE, Cad. nº 02 – atual presidente. E sócia correspondente das Academias de Letras, ambas sediadas em Fortaleza (CE): Academia de Letras Juvenal Galeno (ALJUG) e a Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF).

 

ENTREVISTA*

 

  • Cultura Nordestina

Partindo do pressuposto de que cada um de nós tem um papel a desempenhar na sociedade, gostaria que você dissesse quais os papéis desempenhados pela:

  1. Telma educadora  – Ser educadora foi um sonho acariciado desde criança, quando exercia o papel de professora diante das companheiras dos folguedos na calçada. Na fase adulta, após concursos, fui designada para a missão educativa nas salas de aula, iniciando o magistério com amor e responsabilidade e do qual, em tempo cumprido, aposentei-me. Foi um tempo de experiência e conhecimento, um tempo de conquistas e alguns desestímulos, superados pelo carinho que nutria pela profissão.
  2. Telma escritora – Após aposentar-me, dei vazão ao desejo de escrever pelo hábito salutar de ler muito a partir da infância, iniciando pelos Contos de Fadas, de capa dura, fartamente ilustrado, o primeiro livro recebido de presente da madrinha. Encantei-me, desde então. Na adolescência, a leitura tornou-se uma obrigação a que me impus, porque tinha (e tenho) paixão pelos livros. Escrevia aleatoriamente, escondendo ou rasgando os textos.
  3. Telma cidadã – Gostaria de, como cidadã, usufruir de determinadas prerrogativas a que tenho direito. Se cumpro meus deveres para com a Pátria, os meus direitos políticos deverão ser respeitados. Como mulher, observo o maior desrespeito a esses direitos pelo feminicídio, cada vez mais assolando em nosso país, o que demonstra as estatísticas de insegurança cada vez mais altas, a maior injustiça social a que temos assistido.
  • Cultura Nordestina

Se você fosse convidada a participar de um fórum mundial sobre o destino do planeta Terra (título de uma de suas publicações), quais seriam as suas propostas no que diz respeito ao relacionamento Homem X Natureza?

  • Telma Brilhante

Não poderia deixar de investir na criança, produto inacabado, onde realmente se aloja a esperança. Se elas forem bem orientadas na preservação do planeta, desde a mais tenra idade, é possível surgirem soluções que irão beneficiá-lo e a todos nós.

A relação homem X natureza está desgastada, pela falta de compreensão do homem do que representa a natureza em nossa vida. É necessário e urgente que algo seja feito para que não aconteçam os males que, consequentemente, irão afetar toda a humanidade, ameaçando a sobrevivência.

  • Cultura Nordestina

Qual a relevância da Literatura para a Educação?

  • Telma Brilhante

Muito importante essa pergunta. Entendo que, através da Literatura, temos o incentivo para desbravar novos caminhos. É necessário que os nossos filhos, nossos alunos, se preocupem com a leitura de bons autores e assim melhorem o entendimento do que se passa ao seu redor e do mundo. Cabe ao professor estimular o prazer pela leitura, sem cobranças.

  • Cultura Nordestina

Você acha que a cadeia produtiva do livro no Brasil é compatível com a demanda da produção intelectual do escritor brasileiro?

  • Telma Brilhante

A cadeia produtiva requer uma série de procedimentos inerentes ao ofício de confecção de uma obra literária. Mas ela não é compatível à produção intelectual do escritor brasileiro porque há um distanciamento devido à falta de divulgação que impede que torne pública a sua obra. Faz-se necessário que ele não fique à margem, o que o enche de tristeza e desestímulo, em muitos gerando uma grande frustração.

  • Cultura Nordestina

No momento atual, quais são as suas expectativas de realização pessoal para os próximos dois anos?

  • Telma Brilhante

O tempo corre rápido e nós nos perdemos. Por este motivo precisamos acelerar os passos para conseguirmos publicar os nossos livros. Nesses dois anos, quero terminar meus projetos de publicação de três livros: um de contos, outro de haicais e outro infantil. Há outros projetos inconclusos que brevemente darei continuidade.

  • Cultura Nordestina

Telma, para todos nós, componentes do Ponto de Cultura Nordestina, especialmente, a coordenação do programa – Bernadete Bruto, Eugênia Menezes e Taciana Valença -, é uma honra ter você como Destaque artístico-literário do mês de março, assim como um prazer poder divulgar uma das protagonistas mais “brilhantes” da cena literária do Nordeste brasileiro. Parabéns pelo conjunto da obra!

 

SERVIÇO

https://www.culturanordestina.com.br

Programa Destaque artístico-literário – Ano IV

Coordenação geral: Bernadete Bruto | Coordenação especial: Eugênia Menezes e Taciana Valença

Realização: Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes

Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela, Recife-PE

Contatos: (81) 30973927 | 981137126

*Entrevista elaborada por Salete Rêgo Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *