Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Um imenso organismo vivo, por Mirian Beltrão Gama Vieira

Segundo o Gênesis (primeiro  livro da Bíblia), o Planeta Terra foi criado por um Pai celestial misericordioso que delegou ao homem e à mulher (últimos seres criados), a missão de povoar a Terra usufruindo de tudo já criado (aves, peixes, frutos, etc.).

Segundo a bióloga Lynn Margolis, Gaia é a deusa-mãe do Planeta Terra, que o considera um imenso organismo vivo capaz de se autorregular, de sustentar a vida nele existente, desde que haja equilíbrio na convivência entre os que nele habitam. De todos os conceitos inerentes ao tema, por analogia, diríamos que Gaia seria a casa ou o seio materno que a todos abriga e alimenta, mas que é ferida mortalmente quando a Natureza não é respeitada.

Disso resultam danos que atingem todos os seres vivos, através do aquecimento global com efeitos perversos sobre o clima, resultando em queimadas, inundações etc., nas cidades e nos campos, destruindo a vida vegetal, animal e do próprio humano, vítima da própria insanidade. O ressurgir de Novos Tempos, de um novo Jardim do Éden, dependerá de cada um de nós e das gerações que se seguirão; do despertar para as políticas de preservação do meio ambiente, e das relações entre humanos e nações no sentido da construção da Paz no Mundo. É a eterna luta entre o Bem e o Mal; entre Vida e Morte!

 


MIRIAN BELTRÃO GAMA VIEIRA

Nasceu em 29 de novembro de 1938, em Areia/Paraíba. Bacharel em Geografia pela UFPB e especialista em Planejamento Urbano pela UFPE. Através de concurso entrou na SUDENE em1964, onde permaneceu até 1991, quando se aposentou. A partir daí, com 51 anos, ingressou no Mundo das Artes fazendo cursos de pintura e modelagem, participando profissionalmente de exposições Coletivas. Como escritora, a experiência primeira foi uma autobiografia intitulada: Pintando a Vida. No momento escreve “A Vida começa aos oitenta”. Participou da coletânea FOME DE QUÊ? Organizada por Ivanilde Morais e Gusmão e Salete Rêgo Barros. Novoestilo Edições do Autor, 2023.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. A escritora Mirian escreve maravilhosamente … e assim se torna uma defensora de nossa Terra … Preservar o ambiente… Paz e união mundial🙏🙏🙏
    À vida!!!

  2. Mirian como geógrafa conhece muito bem do planeta e como artista a interação entre o homem e a terra. Desde cedo ativista em defesa das águas e da produção responsável de alimentos.
    Muito contribui na formação da consciência responsável dos que com ela convive.
    Como mãe , esposa e amiga sempre acolhedora e aglutinante. Parabéns por seu jeito de ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *