A Terra está pedindo socorro. Uma mudança no comportamento humano é necessária. Uma conscientização planetária é urgente ou todos sofreremos consequências graves e muita dor irá nos sacudir. Temos que começar em casa essa conscientização, fazendo a nossa parte sem precisar esperar que o outro dê o primeiro passo – nós também somos o outro.
A Terra está sendo afogada em detritos pelo uso inadequado do seu potencial energético. A quantidade de lixo produzido é malcuidado. O desperdício de água potável põe em risco nossas reservas. O desperdício de eletricidade leva à construção de usinas hidroelétricas e atômicas que destroem ou ameaçam o meio ambiente. A falta de alimentação e de condições de vida digna, o desmatamento, a miséria, a falta de higiene, pessoas sem trabalho, crianças nas ruas trabalhando para sobreviver; pessoas sem tratamento médico; governos que não garantem salários adequados ao trabalho; guerras por questões religiosas; guerras estimuladas por fabricantes de armas; países sem medicamento para o povo; a exploração de pessoas consentida por governantes; a criação de usinas nucleares; a produção de bombas nucleares; a falta de escola e de assistência social para as crianças; a poluição e a destruição do solo causadas pela busca de metais preciosos; os incêndios acabando com o equilíbrio ecológico; a poluição dos rios pela extração de ouro; a falta de política ecológica para construção imobiliária nas cidades, principalmente nos litorais; a destruição dos mangues e da mata atlântica, para construir espigões e projetos imobiliários; a política da descriminação favorecendo a limpeza, o saneamento, a água, o transporte, a luz em bairros de ricos, negligenciando os bairros onde moram os pobres, isso não pode continuar. Devemos tratar o humano e a Natureza com o mesmo respeito e igualdade. Esses assuntos precisam ser discutidos, denunciados, vistos e analisados com seriedade, educando, conscientizando e agindo.
Só o blábláblá não resolve. Uma Ação prática por governantes bem eleitos e por cada um de nós é necessária. Nada impede que sejamos responsáveis e comecemos a agir à nossa volta. Afinal, cuidar do meio ambiente e preservar a Terra e os seres que nela habitam é um dever de todos. Nós somos os seres, e nós somos a Terra. Se a destruímos, nos destruiremos a nós mesmos. AME-SE e ame a Terra com o amor da doação, da unidade, do desinteresse pessoal. Enquanto o egoísmo nos dominar, estaremos nos destruindo e o futuro dos nossos filhos. Ensine aos seus filhos valores humanos e espirituais, e da unificação do homem sobre a Terra.
Somos todos um só Ser. E cuidar do Todo é cuidar de nós mesmos.
Somos a água, as plantas, os bichos, os insetos, os vermes, os vírus dos planetas, e as estrelas; somos cada uma das pessoas sobre a Terra. O bom e o ruim, o amigo e o inimigo. A consciência dessa unidade é a solução para deixarmos esse mundo melhor. Devemos acabar com a diversidade. Promovendo a unidade, poderemos ser felizes. Sejamos apenas os juízes de nós mesmos.
Faça a sua parte dentro de casa, promova a ecologia familiar. Enquanto o Núcleo não estiver curado das doenças do egocentrismo, tudo que gravita em volta desse núcleo será perturbado e nós mesmos sofreremos as consequências. Continuaremos a sofrer se continuarmos a contribuir para as catástrofes que ameaçam a Terra e o seu equilíbrio.
Você e Eu somos responsáveis por toda essa desordem planetária, porque elegemos por interesse; porque gastamos muita água ao escovar os dentes; porque deixamos várias tvs ligadas ao mesmo tempo; porque compramos alimentos enlatados em de vez de cozinharmos nós mesmos; porque construímos um muro de 5 m de altura pra não enxergarmos a miséria que nos cerca, com a desculpa de nos protegermos das ameaças externas; porque queremos nossos filhos em colégios não frequentados por pobres, estimulando assim, a descriminação nutrindo crianças sem humanidade que serão os futuros predadores, corruptos que tanto julgamos. Deveríamos exigir dos administradores eleitos, escolas de qualidade para todos, e o cuidado ecológico da nossa cidade.
Precisamos ter mais contato com os nossos filhos e ensiná-los a arrumar o próprio quarto; a respeitar o colega mais frágil; a dividir o próprio pão; ensiná-los a guardar o papel usado para jogá-lo na próxima lixeira; devemos controlar os filmes que assistem e as leituras e os jogos violentos; ensiná-los a cuidar de uma plantinha. Assim educamos o espírito e amanhã teremos políticos mais conscientes e a humanidade saberá abrir os caminhos para a harmonia terrestre, e um novo mundo surgirá.
GAIA IRÁ NOS RETRIBUIR COM SEU EXPLENDOR.
Valquiria Imperiano é natural de João Pessoa, PB – Brasil, naturalizada suíça. É escritora e jornalista. Fundadora e presidente do Institut CULTIVE Suisse Brésil. Diretora-fundadora da Editions Cultive. Tem nove livros publicados. Alguns prêmios: Noruega – “Ser Brasileiro”; 1° lugar no VI Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho 2021; Selo de Reconhecimento Juvenal Galeno; Prêmio de Reconhecimento Cultural – Câmara de Vereadores de Mandaguari-PR. Embaixadora da Cultura Literária com honra e louvor pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina. Cavaleira da Ordem Enclausurada do Torrão.
Respostas de 11
Escrevi este texto e espero que as minhas palavras estejam em sintonia com as suas. Valquiria
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Valquiria as pessoas necessitam de respeito ao planeta Terra 🌎. Nós somos dependentes do meio ambiente. Nós precisamos de oxigênio para respirar, da vegetação para viver, da água como combustível do corpo para nutrir as células manterem vivas. Os seres humanos devem cuidar das prioridades , para viver bem a vida por muitos anos na terra . Principalmente para as próximas gerações. A vida humana na terra 🌎 deve ser mantida . Se assim permitimos. Para isso devemos cuidar desta preciosidade. Vamos lutar juntos com você Valquiria. BRAVOOOOOOOO! CLEONEIDE OLINDA-PE
Parabéns Valquiria pelo texto produzido. A terra grita por socorro, os equilibrados precisam agir para que os outros de bem o sigam. Salvar o planeta da destruíçãi, é um dever de todos!!
Sim, o respeito e o amor pela nossa mãe Terra começa com o ato de cuidar bem das nossas plantas e jardim, evitando poluir nossa água com pequenos resíduos de plástico e químicos que fazem mal. Separando o lixo… melhor ainda se so produzíssemos só lixo orgânico… mas ainda estamos longe dessa realidade. A quantidade de plástico e metais que vão parar no nosso lixo de dia a dia é enorme e nem temos o controle onde isso vai parar. Nossos restos plásticos e de roupas e sapatos, …. Tudo que descartamos vira lixo acumulado. E somos mais de 7 bilhões… se não cuidamos da nossa Terra ela não cuidará de ninguém e nós vamos desaparecer… assim quem sabe ela seguirá viva sem o peso da mão humana que só tem feito mal pra ela… nossa mãe Gaia
Espero Que essa mensagem chegue aos responsáveis e as providências sejam tomadas…pois já passou de urgências, e as consequências são vistas a olho nu .
Prezada valquiria, escritora, presidente do Institut Cultive Suisse Brésil, jornalista, editora de livros e revistas, parabéns pela iniciativa de expor suas ideias a respeito deste tema tão importante à vida no planeta Terra. Somos responsáveis pelo que nele ocorre. Somos responsáveis por deixar este planeta melhor para as futuras gerações. Avancemos em nosso alcance de pessoas e multiplicação de seu texto. Isto gerará maior conscientização e cuidados com o meio ambiente. Abraço cultivador
Parabéns Valquíria lindo texto ,espero a mensagem toque nos corações dos grandes responsáveis e que comecem a haver mudanças neste maravilhoso planeta. Como dizes e muito bem (Somos todos um só Ser. E cuidar do Todo é cuidar de nós mesmos.)Adorei
Parabéns Valquiria pela iniciativa e por nos alertar sobre a indispensável consciência ecológica. Temos avançado neste quesito, especialmente no Brasil que tem uma das mais limpas matrizes energéticas do planeta e um dos que mais preserva o meio-ambiente em relação ao retorno do mundo.
Mas ainda há muito o que avancar. Certamente apenas pela educaçao e por mensagens concientisantes como a sua atingiremos o objetivo comum.
Parabéns Valquíria , pelo lindo texto ! Espero que as pessoas cuidem melhor do nosso planeta , para as novas gerações , pois não tem outro lugar para morar .
Excelente trabalho! Parabéns, Valquíria! Infelizmente, está faltando consciências moral, social e ambiental, entre outras, no nosso país. O meu carinhoso abraço e esperançoso coração que este texto cheguei a nossa sociedade como uma Sementinha do Bem. Ilda Maria Costa Brasil – Porto Alegre – RS
Excelente trabalho! Parabéns, Valquíria! Infelizmente, está faltando consciências moral, social e ambiental, entre outras, no nosso país. O meu carinhoso abraço e esperançoso coração que este texto cheguei a nossa sociedade como uma Sementinha do Bem. Ilda Maria Costa Brasil – Porto Alegre – RS