Sabe-se que big-bang é teoria mais sólida para a origem do Universo. Seu processo evolutivo até o surgimento da humanidade passou por violentos cataclismos de vida e de morte. Mas lentamente a vida firmou-se contra as ameaças da natureza até o advento do ser humano.
Há décadas a humanidade dá lancinante grito ecológico de basta ao desenfreado desenvolvimento de destruição. Mesmo havendo alertas sobre os gravíssimos problemas da industrialização acelerada, do rápido crescimento demográfico, da crise de alimentos, da deterioração do meio ambiente, da futura crise de energia, da tecnologia devastadora, etc., o alerta ainda conserva validade para que a vida humana não seja colapsada.
É perceptível que a Terra sangra de dor pelo crescimento contínuo acelerado e sem piedade da natureza. Diante de uma destruição globalizada, somente uma reação também global resolve. E esta nasce do despertar da consciência que ouve o grito da Terra contra as forças que matam os ecossistemas e consequentemente toda a vida do planeta.
A Terra sangra de dor e por isso grita. Até agora fizemos ouvidos moucos. Esquecemos de que ela nos antecede em bilhões de anos. Além disso, atende a um mínimo de bom senso, ao chegar a um lugar existente, conhecer as regras que aí funcionam. Ocupamos este mundo como se o tivéssemos criado, desrespeitando os princípios básicos da vida. Água, oxigênio, fauna e flora constituem sua substância primeira e fundamental. Por toda agressão contra a Terra paga-se enorme preço presente e futuro. E, por sua vez, cuidar dela garante-nos a todos a vida.
A ganância por dinheiro leva o homem do poder, como o pobre ambicioso, a não parar de querer sempre mais fugindo do seu dever. Catástrofes naturais, nunca vistas no planeta, mostradas aos nossos olhos poder-se-ia dizer que foram provocadas. A poluição das águas, do ar, do meio ambiente, de modo geral e de forma inconsequente pelos humanos, faz nossa Terra doente. Desmatamento, queimadas, agressões à Natureza de forma desenfreada, só nos trará pobreza, doenças mortes…
O interesse do homem pelo modernismo é tão grande, que o faz um ser solitário, um zumbi, perante o mundo em que vive sem ouvir o grito de dor que a Terra clama.
EVA Medeiros de Matos SALUSTIANO nasceu em Currais Novos/RN. Graduada em Letras e Especialista em Literatura Luso-Brasileira pela UFRN, é professora de Língua Portuguesa, poetisa, escritora, cordelista, trovadora, pesquisadora, cronista… Publicou vários folhetos de cordéis; foi colunista do jornal impresso “A Notícia” de Currais Novos; apresentadora do programa televisivo “Seridó Caboclo” pela TV a Cabo desta cidade; além de livros solo, é coautora de várias antologias, dentre elas, oito internacionais. É membro da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP; Casa do Cordel/Natal; UBE/RN; Academia Currais-novense de Artes e Letras – ACAL; Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil – ACILBRAS; Institut Cultive Suisse Brésil…
Respostas de 89
Maravilhoso texto! A autora uma Sábia que sente na pele os acontecimentos ignorados por muita gente… Eis um grito de alerta! Grata!
Eva sempre expressando com maestria sua opinião, um texto que revela o sofrimento pelo qual a natureza vem passando, por ganância e irresponsabilidade do homem.
Parabéns Eva!te admiro muito como mulher e como professora.
Parabéns, Eva! Texto que precisa ser lido e discutido!
Texto escrito com maestria! Parabéns, Eva!
Parabéns pelo tão atual!
Todos os dias o Planeta mostra sua fragilidade em relação as agressões que sofre pelo desrespeito às leis da natureza, enquanto isso, os maiores gestores se reúnem, traçam projetos, mas nada acontece de relevante para melhorar o quadro…continuam a brigarem por poder e esquecem que estão aqui de passagem e que tem em suas mãos uma missão de melhorar o mundo e não fazem!
Que belo texto, atual e importante para o tempo de hoje. A autora escreve muito bem, eno grito de alerta precisa ser ecoado para que a sociedade acorde. Parabéns Eva.
O texto é uma voz realista, também combativa aos efeito nocivos à vida do planeta. Tudo por conta da insensata, mais que isso, “interesseira” açao do homem. Eva faz uma mera, porém contundente advertência do tipo: ainda é tempo de mudar, que se traduz: “por falta de um grito, se perde a boiada”; “Antes tarde do que nunca; “A esperança é a última que morre.” Afinal, A terra grita de dor.
Parabéns, Eva, querida companheira, amiga e confreira, pelo especial conteúdo expresssado! Estamos em período de vida crítico com relação ao que detalhou.
Abraço
Parabéns EVA vc é uma mulher querreira,é que valorizar a cultura nordestina com muita garra! Isso e como um grito de socorro!mais uma vez manha amiga parabéns! Arlete Lima!
Parabéns, Eva, querida companheira, amiga e confreira, pelo especial conteúdo expresssado! Estamos em período de vida crítico com relação ao que detalhou.
Abraço
Num percurso desde os tempos idos ao contemporâneo, percebe-se o primor da letra e o poder de síntese dos fatos em total sintonia, coerência e consonância.
Eis o impactante e ardente texto elaborado pela minha talentosa Tia Eva… sensacional!
Vindo dela não seria pra menos.
Tenho dito!
Eva, minha talentosa e amada amiga!
Estou em concordância e parabenizo o teu sábio texto .
Estamos seguindo velozmente e infelizmente na direção contrária da mão única
A Terra se inunda de alguns parasitas predadores com valores extremamente invertidos !
E a equação que se apresenta é ;
Uma relevante parte da humanidade ,avança subtraindo , subtraindo , multiplicando , multiplicando ,virando zumbi e predadora de si mesma!
A terra recebe , dividindo, multiplicando, multiplicando ,reverberando sangue , fogo e rios de lágrimas .
Uma lástima , mas é o legado que está se formando.
Tudo “passa e fica “ e a hora da “conta “vai chegar !
Eva, minha talentosa e amada amiga!
Estou em concordância e parabenizo o teu sábio texto .
Estamos seguindo velozmente e infelizmente na direção contrária da mão única
A Terra se inunda de alguns parasitas predadores com valores extremamente invertidos !
E a equação que se apresenta é ;
Uma relevante parte da humanidade ,avança subtraindo , subtraindo , multiplicando , multiplicando ,virando zumbi e predadora de si mesma!
A terra recebe , dividindo, multiplicando, multiplicando ,reverberando sangue , fogo e rios de lágrimas .
Uma lástima , mas é o legado que está se formando.
Tudo “passa e fica “ e a hora da “conta “vai chegar !
Parabéns pelo texto, Eva! Que esse grito de dor seja ouvido pelas autoridades e pela população em geral.
Parabéns para essa grande e maravilhosa poetisa.
Além de uma excelente Escritora, mostra-se também como uma exímia conhecedora da geografia e da história, notadamente quantos aos efeitos maléficos do homem sobre a natureza. Relata, com propriedade, a destruição da mãe natureza pela ação degradante do ser humano. Parabéns Eva Salustiano!👏👏👏👏
Parabéns, Eva! Essa temática atual que vc faz todo desfecho, só nos permite uma reflexão e um mergulho na história da humanidad, descrita por alguém que sabe a profundidade e faz os alinhamentos necessários, com uma linguagem poética e verdadeira. Amo seus escritos!
Parabéns Eva!
Um texto totalmente atual e cheio de reflexão, a natureza clama por socorro, por respeito.
Hoje, principalmente no território do Seridó, essa terra clama, em virtude da implantação de tantas eólicas, que tem devastado nossa fauna e flora, as serras que contam nossa história. Serras essas, que em meio ao semiárido, servem de aquífero para armazenar água em nosso subsolo.
Até quando, mataremos a terra que é o nosso sustento em todos os sentidos?
Até quando disfarçado do discurso de emprego e renda destruiremos nosso lar?
O que deixaremos para nossos descendentes?
A conscientização por um mundo melhor é necessário. A terra é o nosso lar e dela devemos cuidar e proteger como cuidamos da nossa casa, A Terra é a nossa e clama proteção. Devemos falar, escrever e incentivar. Bravo pelo texto.
Valquiria Imperiano
Eva, teu sábio e distinto texto me encantou pela sua beleza e atualidade. Continue!!!
Parabéns Eva.Lindo e reflexivo texto.A natureza pede socorro e você mostrou lindamente com o seu texto bem feito,
dígno da boa escritora que és.👍🌺👏👏👏👏👏👏
Muito pertinente o texto de Eva, que com muita sensibilidade um texto que apela pela consciência humana. Assim, Eva nos chama para uma responsabilidade que é nossa com relação a preservação da vida no planeta Terra. Parabéns Eva!
Parabéns minha querida Eva !
Que belo texto, palavras sábias e cheias de significado.
Seus textos são sempre fonte de inspiração.
Parabéns querida Eva, você tem uma escrita potente, pé no chão. A tua sensibilidade poética é incrível. E teu chamado à uma nova consciência ecológica é louvável. Bjus querida.
Um texto rico em detalhe é realidade,necessário diante da conjuntura atual
Lindo texto, ❤
Chuvas de bênçãos!!
Que maravilha Eva, texto lindo e verdadeiro. Parabéns minha amiga.🤗❤️💐
Este grito é de todos os povos indígenas, filhos da Mãe Terra. Esse clamor também é das crianças que podem não ter onde viverem amanhã.
Trazer à baila a cultura local é uma aula para as novas gerações que não visualizam a riqueza nordestina. É nisso que a autora tornou-se um exemplo de docência. Ao discutir o meio ambiente e as ações antrópicas, mais uma vez, a autora mostra-se uma visionária. É emergente a necessidade de discussão sobre as ações humanas frente às mazelas ambientais. É preciso uma discussão amiúde; um olhar para o amanhã; uma reflexão de ações momentâneas que refletirá nas gerações futuras. O rasgo de lucidez da autora pede socorro. O meio ambiente pede socorro. Socorram-no pelas ações, pela voz. Façamos do seu texto um exemplo a ser seguido. Parabéns, querida Eva! Seu texto me emocionou. Como gestora ambiental, só tenho a agradecer esse lampejo de lucidez em uma sociedade líquida, como diria Bauman, em que tudo é imediatista e sem reflexos vindouros.
Parabéns por fazer este clamor, Eva.
Cuidar do planeta não é uma opção, é obrigação.
Ainda é possível salvá-lo, mas é necessário que as medidas sejam urgentes
Parabéns querida amiga Eva, pelo alerta. A natureza sussurra a muito tempo. Com sua bondade e paciência, esperou ser ouvida.
Que esse texto chegue longe. Que as autoridades leiam e meditem. Aprendam a respeitar e proteger o meio ambiente.
Mil vezes parabéns pelo grito de bravura e sensatez. Muita luz para os próximos artigos.
Eva, sábias palavras, a natureza pede socorro , ninguém entende, ela está reagindo,estamos vivenciando suas reações com muito prejuízo para os seres vivos.A uma luz no fundo do túnel.Educacao, Educação, Educação. Você defende uma causa justa e urgente. Parabéns.
Texto maravilhoso que retrata muito bem a situação atual da Humanidade em sua globalidade. Em seus textos, Eva sempre tem o cuidado que os seus leitores compreendam o relato de forma muito simples e esclarecedora.
Excelente texto reflexivo sobre o descaso da humanidade para com a Terra. Urge a necessidade da conscientização pela sua preservação, pois a existência das novas gerações e, também nossa, depende da saúde e vigor de nosso planeta. Parabéns, escritora Eva Salustiano!
A autora, com grande sensibilidade, alerta sobre a destruição ambiental causada pela humanidade, usando uma linguagem poderosa para transmitir a dor da Terra. Ela chama à responsabilidade e ao despertar da consciência coletiva para proteger o planeta e assegurar a continuidade da vida.
Texto muito bem escrito. Parabéns, Eva! Que Deus continue lhe abençoando com esse dom tão lindo!
Que texto impactante, o homem com sua ganância por dinheiro e poder, ignora o grito da terra, finge que não escuta e cada dia mais usurpa desenfreadamente dos recursos da terra, o próprio ser humano está destruindo a terra com seu egoísmo. Parabéns Eva, que este texto possa abrir os olhos de muita gente.
A escritora Eva Salustiano sempre sábia em suas palavras! Escreve com maestria, retratando a essência em seus textos!
Parabéns, Eva! 💐E obrigada por tanta riqueza!
Eva é uma mulher admirável, grande educadora, fui sua aluna e, este texto é, uma retração da realidade do mundo RM que vivemos. Parabéns professora!
Parabéns ,madrinha Eva! És uma mulher admirável, de um coração gigantesco e uma sabedoria impecável. Que texto impactante!
Parabéns ,madrinha Eva! És uma mulher admirável, de um coração gigantesco e uma sabedoria impecável. Que texto impactante!
Parabéns Eva, mulher admirável! Lindo texto reflexivo, a natureza grita por socorro. Que Deus te cubra de bênçãos. Forte abraço!
Parabéns pelo texto, maravilhoso. Em tempos tão difíceis, mas que bom ter uma escritora com essa sensibilidade de expressar 💝🌹.
A terra grita de dor e nós, como filhos desta terra, também gritamos. Que a escrita seja um instrumento acústico da humanidade civilizada e que, assim, possa ecoar nos mais duros corações e amolece-los para uma cultura de paz e de harmonia entre a natureza e humanos. Parabéns pelo texto, querida Eva.
Parabéns amiga Eva. Você sempre com Sábias palavras nos dando a certeza de que é importante expressar as necessidades de viver bem. 🌹
Texto sensível e ao mesmo tempo, muito rico e bem real. Congratulo a autora por tamanha competência em expor de forma magistral uma realidade tão impactante. Parabéns!!!
A autora coloca em prosa o momento atual da humanidade; a preocupação com o futuro das gerações vindouras. É a mesma preocupação que tod@s devemos ter.
Assim seexpressa, també, porém de forma poética, o menestrel mossoroense ANTÔNIO FRANCISCO, quando diz em seus versos:
“SE VOCÊ QUISER MUDAR,
O MUNDO QUE VOCÊ VÊ.
COMECE A MUDAR O MUNDO,
COMECÇANDO POR VOCÊ.!”
Como é bom saber, que tem pessoas produzindo conteúdos que nos leva a refletir sobre nosso presente tão real e um futuro tão incerto. Amiga Eva, que o mundo escute o “grito da terra”, justo a terra que tudo nos oferece de graça.
Parabéns Eva! Uma grande reflexão para todos, devemos mudar essa realidade hoje para que as futuras gerações possam usufruir também de todas as maravilhas da natureza.
A autora como sempre, com uma singeleza que nos faz refletir.
Eva é uma jóia, e sua arte de descrever o óbvio de forma simples e necessária.
Parabéns por tamanha sensibilidade
Quanta verdade há em suas palavras! Todos os dias, a natureza clama, mas, infelizmente, nós, seres humanos, temos ignorado esses gritos de socorro. Que possamos despertar, ouvir… e, acima de tudo, responder com atitudes e ações concretas.
Parabéns, Eva! Sua sabedoria nos inspira a refletir sobre esse tema tão crucial. Receba meus abraços e votos de muito sucesso. Você nos enche de orgulho.
Parabéns, professora Eva!
Sua consciência de mundo é muito singular. Continue a desfrutar de todo o talento que você tem para traduzir em texto as mais belas expressões de vida!
Eu sou um grande admirador do seu trabalho!
Texto realista de uma alma sensível.
A forma como Eva nos presenteia com este texto nos conduz a uma reflexão. É um texto expressivo, agradável e esclarecedor. Amei e parabenizo a autora pelo elevado grau de preocupação com nosso planeta.
Bom dia , Eva parabéns pelo texto pois nos ajuda a agir pensando na mãe natureza, para que tenhamos uma conscientização de ação para juntos organizaremos algo em prol da terra.Obrigada pelo seu empenho de nos ajudar a refletir. GRATIDAO A VOCÊ POR PUBLICAR UM TEXTO RELEVANTE.
Excelente texto abordando uma temática importante.
Parabéns pela profundidade no tema e provocação à reflexão.
Quanto orgulho!
Excelente texto abordando uma temática importante.
Parabéns pela profundidade no tema e provocação à reflexão.
Quanto orgulho!!!
A escrita da Professora Eva, trás uma temática muito antiga e ao mesmo tempo atual. Pós revolução industrial, o nosso planeta começou a sofre de forma mais contundente os impactos das interferências humanas no seu avanço civilizacional. E a medida que essa evolução tecnológica e máquinas evoluíam mais impostos sofreríamos. As vozes de defesa ao ambiente no inciso eram poucas e tímidas, mas hoje se faz necessário, mais do que nunca a união e consciência dos povos, na luta contra o avanço desenfreado de uma catástrofe já anunciada. A terra como organismo vivo reage e está desfiado a esse vírus chamado homem. Parabéns professora por tamanha sensibilidade em abordadas um tema tão importante e crucial para a sobrevivência futura das nossas gerações.
Tão atual como o que vivemos!
Tão atual como o que vivemos nos dias de hoje. Parabéns a autora!
Impressionante como você enxerga a realidade do mundo em que vivemos. Parabéns! Cada dia mais te admiro.
Parabéns para essa grande escritora! Texto muito pertinente para os dias atuais
Mulher Polivalente, de valor inestimável, inúmeras qualidades, uma história em tanto, parabéns Mamãe, Deus abençoe sempre essa trajetória incrível !!!!!
O texto de Eva, sem invencionices, retoma uma problemática que preocupa a todos os homens e mulheres de bom senso desse nosso planeta terra. Por tal motivo, trata-se de uma reflexão pertinente. Um grito a mais nessa imensidão planetária.
Parabéns, Eva👏👏👏👏 Em seu texto você expressou com sensibilidade e sapiência uma temática URGENTE e ATUAL.
Parabéns Eva pela abordagem sobre um tema
Tão importante para os dias atuais.Você escreve com propriedade e sabedoria sobre a sangria sofrida pela mãe natureza pedindo Socorro. Você é uma potência na arte de escrever.
O seu texto alcança o meu coração. Parabéns, Eva!
Um texto lúcido e forte! Parabéns, Eva Medeiros! 👏👏👏👏👏👏👏
Há muito tempo que batemos nessa tecla, pedindo, implorando, mostrando dados concretos como exemplos, e o que vemos são os interesses particulares, de homens que representam Nações, passando por cima da realidade atual e sendo egoístas quanto ao futuro de nossos descendentes. É uma cegueira ambiciosa, míope, que não enxerga um palmo à sua frente.
Eva Salustiano, em seu texto, “A TERRA GRITA DE DOR”, junta-se a milhões e milhões de outros pensadores descontentes com a situação atual, e, para o abismo que estamos indo comprometendo as futuras gerações.
Que esse “GRITO”, junto com outros milhões e milhões de ‘GRITOS”, possam se transformar num novo Big-Bang para aliviar as dores que a “TERRA” está sentido, e o seu rugido agonizante, de “DOR”, que provoca e anuncia os destemperos catastróficos em nossa contemporaneidade, passem a ser levados a sério instituindo uma nova criação e que os homens, que nos representam, enxerguem um novo tempo para um futuro próspero das novas gerações.
Parabéns Eva por esse oportuno texto e por nos dá a oportunidade de contemplar seu pensamento sobre um assunto de grande relevância.
Lindo texto sobre o grito da natureza, em dias atuais. É um lindo texto realista. Parabéns Eva!
Destruição de florestas, poluição de rios e mares e desaparecimento de espécies, por exemplo, são alguns dos pontos que impactam na sobrevivência de ecossistemas inteiros e na manutenção da biodiversidade.
Por isso, precisamos de verdade, mudar nossos hábitos e repensar a forma como vivemos atualmente.
Grande reflexão! E que essa realidade de hoje, seja mudada um dia.
Parabéns, Eva! Seu texto é um poderoso chamado à consciência e à reflexão sobre a nossa relação com a Terra. Sua escrita toca fundo e nos inspira a agir com responsabilidade e respeito. Que suas palavras continuem a ecoar e a fazer a diferença!
O texto de Eva ressoa como um grito de alerta, uma importante convocação à consciência ambiental. Ela descreve de forma contundente a dolorosa realidade que enfrentamos: a Terra, nosso lar primordial, está em agonia, vítima da ganância e da insensatez humana. Eva expõe as consequências devastadoras da exploração desenfreada, lembrando-nos que a natureza, em sua essência, é o alicerce da vida. Sua mensagem é clara e urgente: precisamos despertar e agir em defesa do planeta antes que seja tarde demais. Eva nos convida a refletir sobre nossa responsabilidade coletiva e a necessidade imperiosa de mudar nossos comportamentos para assegurar um futuro sustentável. Parabéns, Eva!
Texto forte, realista e tocante. Infelizmente ainda não nos conscientizamos da realidade que estamos vivendo.
Parabéns pelo texto querida Eva!!!
Obrigada por nos fazer lembrar da importância e respeito por nossa Terra.
Excelente texto! Parabéns, Eva Medeiros de Matos Salustino ( minha irmã ).
Sucesso no seu dia à dia.
Texto formidável!! Parabéns Eva!!! Nunca mais nos falamos e nem fui buscar seu livro e deixar o meu para você, na casa de Colly. Abraços e até breve.
O texto reflete o grito de urgência pela causa da terra, o nosso planeta se encontra devastado pelos interesses dos latifundiários.
Emergindo para uma nova fase de danos onde o homem é o seu próprio destruir e a resposta da terra também é agressiva.
Eva cita os efeitos de forma clara e nos deixa um norte para compreender os planos no qual estamos inserido.
Texto maravilhoso. Uma escritora espetacular. Parabéns!
Parabéns minha amiga Eva, um texto que exprime a nossa realidade, sua reflexão é uma consequência.
Excelente leitura, aberta a reflexão e importância sobre a questão ambiental para nosso planeta. E mostra ao leitor o quanto a autora é segura e consciente no tocante ao assunto. Parabéns
O texto de Eva Salustiano é um poderoso chamado à conscientização ambiental, destacando a importância de reconhecermos o impacto destrutivo que a humanidade tem sobre o planeta.
Parabéns pelo texto, querida Professora Eva! Sou sua fã.
Professora Eva, sua narrativa escrita com maestria, não só traz à tona as mazelas do meio ambiente, mas sua existência, como educadora e escritora, orgulha nossa cidade por tudo que representas. Parabéns por usar a literatura como mais um alerta.
Parabéns, Eva! Você é uma escritora exemplar, que externa, por meio de textos belíssimos, urgências da nossa sociedade, continue assim! 💗
Parabéns cunhada, seu texto maravilhoso retrata a realidade que estamos evidenciado , a fauna , flora e seus habitantes , estão sendo prejudicadas pela ganância do ser humano.
Deixo meus parabéns para esse escritora de nome internacional.Merece todo respeito.Devemos valorizar seus publicados,com certeza todos vão gostar.
Sempre impecável na escrita e, poeta que é, de uma imensa sensibilidade para tratar sobre os mais diversos temas, inclusive os mais sérios. Tratar um tema de extrema relevância como a preservação do meio ambiente com um texto tão bem escrito é para poucos.