Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Biblioteca comunitária do Poço renova as esperanças, por Samarone Lima

A Biblioteca Comunitária do Poço da Panela foi inaugurada dia 1º de abril de 2011 por um grupo de quatro amigos, moradores da comunidade. A casa, que é alugada, fica à beira do rio Capibaribe (rua Beira Rio, 22), ao lado do “Campinho de Seu Abdias”. Todo o acervo veio de doações.
Durante esses 7 anos, o projeto se manteve graças à doação de pessoas que simpatizavam com o projeto, os “padrinhos”, sem nenhum tipo de convênio formal com qualquer instituição. Ao longo dos anos, vários escritores, contadores de histórias, artistas, professores universitários e seus alunos (em cursos de extensão), fizeram o espaço ter sempre atividades, especialmente com as crianças e adolescentes da comunidade.
Graças a um convênio com o Instituto Clio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Conservatório Pernambucano de Música, foi possível criar, na sede da Biblioteca, um núcleo do projeto Orquestrando Pernambuco. Vinte e cinco jovens, com idades entre 8 e 14 anos, tiveram formação musical, aula de violino, violoncelo, teoria musical, e canto coral. Os professores eram do próprio Conservatório. O projeto terminou há alguns meses.
Nos últimos meses, com o aumento da crise financeira do país, a manutenção da biblioteca começou a ficar cada vez mais difícil. A possibilidade de encerrar as atividades, após 7 anos, começou a se tornar uma realidade.
Neste momento, surge a possibilidade de uma parceria com o Ponto de Cultura Nordestina/Rede de Associados Letras & Artes – LETRART, localizado à rua Luiz Guimarães, 555, no Poço da Panela, com experiência de 6 anos em atividades culturais e educativas que têm o propósito de apontar caminhos para a transformação da sociedade: oficinas O fio da meada – artes e ofícios; Abril de Monteiro Lobato – contação de histórias com personagens do Sítio do Pica-pau amarelo em comemoração ao Dia nacional do livro infantil e aniversário do escritor (18 de abril); comemorações do calendário cultural – ciclos junino e natalino, mês da mulher, da consciência negra, entre outras; realização mensal de saraus lítero-musicais; Café, cultura e afeto – debates mensais com o objetivo de compartilhar ideias em diversas áreas do conhecimento; oficina literária Clarice Lispector; Teatro lido; Destaque literário – programa mensal de divulgação da vida e obra de escritores nordestinos, contemporâneos, entre outras atividades.
A iniciativa é da sociedade civil organizada, e o espaço se tornou um local de referência de acolhimento, trocas, oportunidades e realizações, graças ao trabalho voluntário de escritores, professores, artistas plásticos, atores, músicos, arte-educadores entre outros.
Por outro lado, moradores do Poço da Panela também demonstraram preocupação com o possível fechamento do espaço, como o professor da UFPE, Moisés Santana, o produtor cultural Antônio Pinheiro, entre outros.
Neste momento, sentimos um ar puro e novo de renovação deste projeto comunitário que faz parte da história recente do Poço da Panela.

Conheça a Biblioteca do Poço
E-mail: bliotecapocodapanela@gmail.com
Conheça a história do Ponto de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *