Em Sergipe, agentes da Polícia Rodoviária Federal transformam viatura policial em câmara de gás (remetendo aos tempos do nazismo), para conter Genival, o rapaz (casado e pai de uma criança) que acaba morrendo no porta-malas, por asfixia. O motivo? Ele pilotava uma moto sem capacete e teria resistido à abordagem – justificam os policiais. No bolso de Genival são encontrados medicamentos para esquizofrenia.
Na Vila Cruzeiro, favela do Rio de Janeiro, uma operação policial com o objetivo de capturar traficantes, que também conta com a presença da PRF, mata 23 pessoas, entre elas moradores da comunidade que não tinham antecedentes criminais.
No Texas, Estados Unidos, um rapaz de 18 anos mata 19 crianças e 2 professores num ataque a uma escola de ensino fundamental, após comprar livremente, no comércio local, arma e munições. O que motivou a chacina? Ah… ele era um adolescente problemático que morava com os avós e sofria bullying por ser gago, dizem. Enquanto isso, o estado recebe, a partir desta sexta-feira (27/5), a convenção de armas da Associação Nacional do Rifle (NRA). O evento anual acontece em Houston, que fica a 500 quilômetros de Uvalde, cidade onde o massacre ocorreu.
Saindo do Haiti, para fugir da miséria e tentar sobreviver nos EUA, mais de 800 pessoas entre homens, mulheres e crianças são interceptadas. O barco de 3 andares abarrotados tem a sua rota desviada para Cuba, onde os refugiados desembarcam e recebem ajuda humanitária.
Indignação e impotência são sentimentos que tomam conta de todos nós diante deste recorte de uma semana que denuncia o grau de adoecimento da sociedade que agoniza na UTI. Isso sem falar nos mais de 3 meses em que milhares de civis e militares já perderam a vida, cidades foram completamente destruídas, e vários países tiveram que dar abrigo a milhões de refugiados da guerra Rússia X Ucrânia.
Parar e escutar pessoas que, ao conseguirem ultrapassar o estágio da indignação e impotência, passam a dedicar a vida ao estudo e à interpretação do mundo, é o mínimo que nós podemos fazer para tentar decifrar os códigos que estão por trás do adoecimento do tecido social, e caminhar em direção à cura da humanidade, que nos distanciará da barbárie.
“Cultura & humanidade” é o curso com aulas semanais, às terças-feiras, de 14h30min às 16h, na Cultura Nordestina, que procura compreender, analisar e debater a cultura dentro do contexto da humanidade. Neste sentido, a professora, escritora e advogada, Ivanilde Morais de Gusmão, compartilha seus conhecimentos alicerçados no pensamento dos filósofos Benjamim, Horkheimer e Adorno, ligados à escola de Frankfurt.
Um valor simbólico foi estipulado para cobrir as despesas mensais com a realização do curso – R$ 120,00. Os sócios da LETRART, categoria “contribuinte”, terão o desconto de 50%.
O conteúdo será disponibilizado, também em apostilas, e os textos produzidos, a partir da apresentação dos conteúdos, serão publicados, compartilhados e comentados no blog da Cultura Nordestina.
Inscrições e maiores informações: 81 9-81137126 (WhatsApp)
Assuntos a serem abordados durante 16 (dezesseis) semanas:
Dialética do esclarecimento – 7 e 14 de junho
-
- Cultura & publicidade
- Cultura & ideologia
Compreensão das subjetividades – 21 e 28 de junho
-
-
- O mimetismo cultural
- As meias-verdades
- O cinismo
- A aculturação
-
Movimentos culturais – 5 e 12 de julho
-
- Na modernidade e na pós-modernidade
- A contracultura
Saltos de qualidade – 19 e 26 de julho
-
- Da pintura à fotografia
- Da fotografia ao cinema
- Do cinema ao audiovisual
A indústria cultural – 2 e 9 de agosto
-
- O encantamento das massas
- A cultura religiosa
- A cultura erudita
- A cultura popular
- A cultura de massa
Educação & cultura – 16 e 23 de agosto
-
- Formal
- Informal
- Não-formal
Produção e fruição – 30 de agosto e 6 de setembro
-
- Leis de incentivo
- Pontos de cultura
Encerramento- 13 e 20 de setembro
(seminário com apresentação e discussão dos trabalhos produzidos durante o curso).
Conheça a nossa história:
https://www.culturanordestina.com.br
Respostas de 2
Salete. É genial saber que o Espaço da Cultura Nordestina está voltando às atividades!
A CN é uma Família Literária muito importante no sentido de acolher Culturalmente cada um@ de nós para desenvolver atividades para ajudar a construir um Novo Tempo!!!
Estou encantada com o conteúdo do curso!
Proporciona uma visão geral sobre o mundo que vivemos, uma amplitude de assuntos indispensáveis para compreendermos o nosso papel e, de certa forma, prepara cidadãos conscientes.
Parabéns à Cultura Nordestina e a Professora Ivanilde Morais de Gusmão, pessoa certa para conduzir com maestria este curso!