Gilberto Freyre, nascido em 1900 e falecido em 1987, representa para o Brasil um ícone nos campos da Antropologia, Sociologia e História Social. Considerando-se, ele próprio, antes de tudo um escritor, vem referendar o Estilo Literário na elaboração do Ensaio Científico. Os pioneirismos do autor são múltiplos e firmam um tipo de narrativa singular ao seu pensamento de estudioso do Brasil. Portanto, relembrar os conceitos freyrianos é dever de todos que almejam adentrar na versatilidade do pesquisador voltado para a construção da identidade nacional.
O objetivo é trazer à tona os vários aspectos da vida e da obra do grande intérprete da Civilização do Açúcar através de debates e encenações, que venham a traduzir a amplitude do seu legado.
O Projeto 30 ANOS SEM GILBERTO FREYRE reúne três momentos:
Dia 18 de julho – Debate em torno da “Vida e Obra de Gilberto Freyre” com explanação de Fátima Quintas. Performance musical, reunindo os poemas de Gilberto Freyre, por Myriam Brindeiro;
Dia 18 de agosto – Encenação das “Histórias Assombradas do Recife Velho” (edição em quadrinhos) pelos atores da Vivaz Cia de Artes; diálogo entre os autores e pesquisadores da oralidade e literatura fantástica, André Balaio e Roberto Beltrão;
Dia 18 de setembro – Teatro Lido (Vivaz Cia de Artes) com base no livro “As Melhores Frases de Casa-Grande e Senzala”, da autoria de Fátima Quintas.
Coordenação Geral – Fátima Quintas
Coordenação Artística – Paulo André Viana
Coordenação Cultural – Salete do Rêgo Barros
Serviço:
Datas: 18 de julho, 18 de agosto e 18 de setembro/2017
Local: Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela (atrás do Museu do Homem do Nordeste).
Contatos: 81 3243-3927 | contato@culturanordestina.com.br
Site: www.culturanordestina.com.br
Horário para as 3 apresentações: 20 horas
Colaboração: R$ 10,00 + 1 kg de alimento não perecível