Oficina: “A alegria de fotografar na maturidade plena” com Rivaldo Mafra

Olá minha gente em maturidade plena! Que tal experimentar a alegria de fotografar? Parece um convite estranho, não é? Pois, homens e mulheres de todas as idades, crianças e idosos não dão a entender que gostam, normalmente com o celular, de fotografar? Aparentemente a resposta é: sim. Entretanto, a onda atual da fotografia com celular parece ter o compartilhamento, em tempo real, da imagem como principal proposta.  De certa forma, não deixa de ser uma comunicação social prática e eficiente.

Esta Oficina está voltada para a quebra desse hábito. Isto é, para que você deixe de fotografar automaticamente, pensando apenas em compartilhar as imagens. É um convite para que você aprenda, sem perdas – da instantaneidade, da conectividade e de uso dos recursos valiosos do celular – incorporar arte às suas imagens. Iremos, conjuntamente, vivenciar alguns conhecimentos básicos sobre a captura de imagem artísticas. Entre eles estarão: intenção na escolha do assunto; identificação e compreensão da ação da luz sobre a aparência da imagem; uso de recursos básicos da câmera fotográfica do aparelho; estratégias e regras de composição da imagem e registro do tempo.

Ao final do trabalho, a possível recompensa. O desenvolvimento inicial da capacidade de eternizar, por meio da magia da Fotografia, os momentos significativos desta etapa de sua vida. Acreditamos, firmemente, que suas fotos mudarão. Elas não só lhe trarão alegria e satisfação interior, mas, seguramente, causarão admiração entre familiares e amigos.

O convite está feito.

 

OBJETIVO. Sentir alegria em criar imagens artísticas com celular.

TÓPICOS   

Introdução. A onda atual da fotografia com celular. Quebra do hábito. A imagem artística.  

O Que é Fotografia? Palavra Fotografia. Fazer fotográfico.  Imagem fotográfica. Matérias-primas da Fotografia. Algumas questões-chave para o aprendizado do fazer fotográfico.

Fotografar o quê (Registrar luz de quê?).  Contemplação

  • A Intenção do fotógrafo. O assunto. É sobre o quê? Que história tenta contar?
  • Categorias de imagens fotográficas (paisagem, retrato, natureza, natureza-morta, de rua, esportes moda etc.). Selfie (autorretrato).

Como Fotografar? (Como registrar a luz e interromper o fluxo do tempo?). Imaginação.

  • Expressão da Intenção do fotógrafo. Processo técnico-artístico.

Percepção e compreensão da ação luz sobre a aparência da imagem.  Propriedades e características da luz (fonte, intensidade, contraste e espectro da cor). Iluminação (direção da luz, áreas claras e sombreadas).

      Celular, ferramenta de registro da luz e interrupção do fluxo do tempo.

– Componentes e controles. Tela (visor). Lentes das câmeras traseiras e frontal. Sensor de imagem. Obturador. Sistema de focalização. Fotômetro. Flash.

– Operações básicas. Enquadrar.  (Escolha e organização dos elementos da cena para o registro da luz – técnicas de composição da imagem.). Focalizar (nitidez/desfoque da imagem). Expor. Exposição “adequada” e Compensação da exposição. O registro do tempo. Momento do clique. O tempo-memória.

Processo de ensino-aprendizagem:

  • Parte teórica. A parte teórica terá como eixo a participação ativa dos alunos na discussão dos conteúdos programáticos.
  • Prática de Campo. Contemplação e imaginação. Os participantes exercitaram, em condições de ar livre, os conhecimentos teóricos, fotografando diferentes assuntos com o celular. Será dado ênfase: percepção e compreensão da luz ambiente; reconhecimento da iluminação da cena e operações técnico-artísticas – enquadramento, focalização e exposição – para a composição e captura de imagens.
  • Equipamentos e material de apoio. Local com Datashow e tela para projeção de slides das aulas teóricas. Telefones celulares, preferivelmente do tipo smartphone, por parte dos alunos.
  • Duração e carga horária. A Oficina terá a duração total de 6h30min., assim distribuídas: 3h30min. de conteúdo teórico e 3h de prática de campo.
  • Cronograma de atividades. Manhã. Aula teórica de 9 às 12h30min. Almoço no local entre 12h30min. – 14h00. Prática de campo de 14h00 às 17h00.
  • Constituída por mínimo de 6(seis) e máximo de 10(dez) alunos.
  • Público interessado: Pessoas em maturidade plena que busquem a alegria em fotografar artisticamente com o celular.
  • Investimento: R$ 250,00 (incluídos coffee break e almoço)
  • Inscrições: 81 981137126 (WhatsApp) mediante comprovante de pagamento. PIX 12369995000141
  • Serão conferidos certificados de participação.
  • Dia da realização do curso: sábado (data a ser confirmada após as inscrições)

 

Literatura Consultada

ALCÂNTARA, A TerraBrasil  / Araquém Alcântara.  – 12. ed. – Rio de Janeiro : Alta Books, 2015.

ALCÂNTARA, A. A foto falada: diálogos com Araquém Alcântara / Araquém Alcântara. – Rio de Janeiro : Alta Books, 2018.

ASSOULINE, P. Henri Cartier-Bresson: o olhar do século. / Pierre Assouline; tradução de Júlia da Rosa Simões. – Porto Alegre, RS : L&PM, 2012.

duCHEMIN, D. A foto em foco: uma jornada na visão fotográfica. / David Duchemin ; traduzido Edite Siergete – 2d. – Rio Janeiro : Alta Books,2017.

duCHEMIN, D. Falando fotograficamente: crie imagens com o domínio da linguagem visual. / David Duchemin ; tradução [de] Raphael  Bonelli. – Balneário Camboriú, SC: Photos, 2015.

DuCHEMIN, D. A alma da fotografia: o fotógrafo como artista e criador / David duChemin ; traduzido por Wendy Campos. – Rio de Janeiro : Alta Books, 2017.

CARROLL, H. Leia isto se quer tirar fotos incríveis / Henry Carroll ; [tradução Edson Furmankiewicz].– 1. ed.– São Paulo ; Gustavo Gill, 2014. .

CARROLL, H. Fotógrafos sobre fotografia / Henry Carroll ; [tradução Edson Furmankiewicz].– 1. ed.– São Paulo ; Gustavo Gill, 2018.

CARROLL, H. Seja um fotógrafo superincrível  / Henry Carroll ; [tradução Edson Furmankiewicz]. – Osasco, SP : Gustavo Gill, 2019

FORDHAM, D. A redescoberta da fotografia: 50 dicas para aprender novos truques / Demetrius Fordham  ; tradução Denis Fracalosi . – São Paulo : Gustavo Gili, 2018.

FREEMANN, M. A bíblia da fotografia : tudo que você precisa saber para fazer fotos perfeitas / Michael Freeman ; tradução e revisão técnica: Luis Gustavo Razzera Maciel. – Porto Alegre : Bookman, 2019.

GIBSON, D. Manual do fotógrafo de rua / David Gibson ;  [tradução Edson Furmankiewcz]. – São Paulo : Gustavo Gili, 2016.

HUMBERTO, L. Fotografia, a poética do banal / Luis Humberto. – Brasília : Editora Universidade de Brasília : São Paulo : Imprensa Oficial do Estado, 2000.

KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica / Boris Kossoy, — 4. Ed – São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

MEYEROWITZ, J. Olhar! : descobrindo a fotografia / com Joel Meyerowitz ; [tradução Julia Simões Da Rosa.] – – São Paulo : Gustavo Gill, 2018.

NEWTON, C. Vitamina fotográfica: técnicas fotográficas e outras conversas. /Newton César. – Rio de Janeiro, RJ : Alta Books, 2015.

POLESSO, R. Cara da foto / Rodrigo Polesso, Ricardo Polesso. – Rio de Janeiro : Alta Books, 2017.

RAMALHO, J. A. Escola de fotografia: o guia básico da técnica à estética / José Antônio Ramalho. – Rio de Janeiro;Elsevier, 2012.

RAMALHO, J. A. De Pólo a Pólo; uma excursão documentada com um celular. / José Antonio Ramalho; tradução [de] Kátia A. Aparecida Roque. – Balneário Camboriú, SC : Photos, 2014.

ROBERTS, C.S. A arte da iPhonografia: um guia sobre criatividade móvel. / Stephanie C. Roberts. – Lewes, Reino Unido, 2011.

RÓNAI, C. Fala Foto. / Cora Rónai – Rio de Janeiro : Editora Senac Rio, 2006.

SALGADO, S. Da minha terra à Terra  /  Sebastião Salgado com  Isabelle Francq  ;  tradução Júlia da Rosa Simões –  1. ed. – São Paulo :  Paralela, 2014.

TAVARES, G. A prática da fotografia de rua / Glauco Tavares. – São Paulo : Gustavo Gili, 2018.