OBJETIVO
Exercitar a prática da escrita de ensaios, para escritores experientes ou iniciantes, através da sistematização das principais correntes da ensaística literária e orientações práticas de produção textual através de oficinas criativas.
JUSTIFICATIVA
Vivemos num mundo em que as rápidas revoluções tecnológicas, aliadas aos desafios de uma educação que promova o ser pensante, cria nos cidadãos comuns receios acerca de seu desempenho na redação de textos dissertativos. Passado o “predomínio da imagem”, como afirmou Pierre Levy (Cibercultura. São Paulo: Editora 34, p. 199), as novas formas de buscar conhecimento, como as novas mídias sociais, recolocam a necessidade de saber pesquisar e escrever corretamente um texto, concatenando ideias, coesão e coerência, criatividade e raciocínio crítico.
A realidade brasileira, porém, não facilita a formação de leitores e muito menos de escritores (ensaístas). Embora seja um país que muito publique, poucos são os que têm acesso aos livros. Além da baixa escolaridade já citada, o fator econômico não permite aos jovens, em sua maioria, dependentes dos pais ou em situação de risco social, aproximar-se da literatura. Mesmo as escassas livrarias ou bibliotecas existentes localizam-se distantes da periferia, impossibilitando seu acesso. A literatura em nosso país, o pouco que se faz nessa área, pertence a um ciclo muito restrito de intelectuais e escritores mais afortunados. Nesse contexto, mesmo os que se interessam por ler e escrever não frequentam o meio literário (lançamentos de livros, oficinas, etc). Com isso, sentem-se desestimulados para ler e mesmo escrever suas impressões de mundo.
Entendemos que o ensaio, embora seja um gênero literário que ajuda a compreender os demais gêneros (prosa e poesia) e mesmo assuntos específicos (ensaio científico e geral), é pouco estimulado na escola e mesmo nos meios literários. Geralmente, os ensaístas ou são poetas ou romancistas/contistas que emprestam seus conhecimentos redigindo críticas e resenhas literárias a amigos. Falta, portanto, uma sistematização e até profissionalização na área, delimitando os campos e dando-se orientação específica para o desenvolvimento da escrita ensaística. Essa oficina propiciará aos interessados possibilidade de melhor redigirem textos dissertativos, com ênfase na produção de ensaios científicos e literários. Através de uma conceituação teórica inicial (Massaud, Cohen e Eagleton), passando pela análise prática de alguns ensaístas (CERVINSKIS, 2008; 2010ª; 2010b; PAZ, 1982), pretendemos munir o participante da oficina de um cabedal mínimo de informação que o possibilite desenvolver seus dotes ensaísticos.
Serviço:
Início: 7 de novembro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço
Telefone para contato: 3243-3927
Vagas limitadas
Valor: R$ 150,00 em espécie ou R$ 160,00 (2 X no cartão Visa ou Master)
Inclusos: material didático e certificado de participação
#oficinacriativa#, #ensaiosliterários#, #textosdissertativos#, #escritacriativa# #culturanordestinaletraseartes#