Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Carta de Josete Cavalcanti a Monteiro Lobato

CARTAS A MONTEIRO LOBATO – COLETÂNEA DE MEMÓRIAS

Monteiro Lobato

Os pensamentos de criança eram muitos, e a criatividade caminhava junto. Em meus devaneios sempre esteve presente o sonho de construir um mundo melhor, sem discriminações e preconceitos.

Como a leitura me estimulava, através dela descobria que teria o mundo aos meus pés. Aos poucos, meus devaneios passaram a ser mais reais, e assim fui me tornando uma criança com imensa vontade de conhecer novos horizontes. A geografia me encantava, porque, através dela, tomei conhecimento que existiam florestas, montanhas, cachoeiras e tantas outras belezas que faziam meu coração acelerar só em pensar.

Ao viajar para o Rio de Janeiro de carro com meus pais, minha felicidade era imensa ao deslumbrar a natureza, pois ela não existia mais somente na imaginação, era tudo real  aquilo que enchia a minha visão de alegria e paz!

Ao ler o livro do Sítio do Pica Pau Amarelo, livro encontrado na biblioteca do colégio, me apaixonei pela riqueza de personagens. A minha imaginação era fértil e logo fui pesquisar sobre o Saci Pererê, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, a boneca Emília, todos muito estranhos, mas alegres e cheios de lições para dar.

Pedrinho e Narizinho tinham uma avó igual a minha, companheira e sábia. Pena que muitas crianças não aproveitaram esses momentos.

Dona Benta e Tia Nastácia, conselheiras, no momento lúdico e prazeroso do lanche, através de suas histórias, ensinavam a todos.

Quero lhe dizer, Monteiro Lobato, que a sua versão imaginária e bastante criativa marcou a minha infância de forma singela, e fizeram com que eu vencesse o medo de alguns personagens aparentemente tenebrosos, mas que traziam toda a sabedoria de suas vivências.

Toda a sua sabedoria ao abordar temas complexos com tanta simplicidade, como o preconceito contra a raça negra, o dar vida às nossas lendas de maneira lírica, tornando presente a história preservada pelos nossos antepassados, perpetuados através de seus ensinamentos e de nosso folclore, foi fundamental na formação de várias gerações.
Pena que você foi esquecido, ou melhor, pouco lembrado!

A Emília ficou no fundo do baú dos brinquedos de algumas crianças ou nem existe mais, muitas vezes, somente nas fotos.

Os heróis passaram a ser virtuais, porém com muita veracidade, emoção e agressividade, o mundo deixou de ser mágico e virou palco de uma luta desenfreada pelo poder, pelos seres imortais.

O livro passou a ser objeto obsoleto para muitos, alguns dizem para justificar que eles têm um preço muito alto. No entanto, jamais serão ultrapassados pelo valor de bonecos feitos em série.

Agradeço ao Criador por você ter existido, não somente em minha vida, mas na de todas as crianças que aprenderam a sonhar com você.

Quando olho para o infinito com o céu azul ou pontuado de estrelas, penso: – onde estarás contando histórias, agora?

Josete Cavalcanti, 30/08/2019

Conheça a história da Cultura Nordestina

 

Gostou? Compartilhe!

Respostas de 27

  1. Sonhar…
    Sonhar sonhos impossíveis são mais interessantes que os possíveis, porque sonho.
    … e ter alma e percepção de criança mesmo com idade além da conta também.
    Sensibilidade, ternura, beleza, ” cucas e sacis”, Vovós fontes de sabedoria e sabor… Lobato e Josete.
    Obrigada!

  2. Querida irmã Josete,
    Felizes serão todos, que tiveram a oportunidade de ter o Sítio do Pica Pau amarelo, como aprendizado e ensinamentos, quebrando as arestas dos preconceitos.
    Parabéns por esta maravilhosa reflexão.

    1. Linda reflexão, tia Jó!! Parabéns por trazer recordações maravilhosas em suas palavras. 💕💕

    2. Meu amor, como não me emocionar com suas palavras? Como não ter orgulho desta mulher, mãe, avó, psicóloga e escritora que coloca tanto amor em tudo o que faz?
      Você fala de alma para alma, de coração para coração! Seus escritos simbolizam o que você é e sente, transmitidos com muito carinho aos seus leitores.
      Parabéns, que Deus a abençoe e a conserve neste caminho, você ainda tem muito o que nos dizer e ensinar!

  3. Linda sua cartinha, Josete, especialmente quando explica que venceu o medo dos personagens misteriosos a partir dos escritos de Monteiro Lobato. Parabéns.

  4. Realmente Josete, o Sítio do Pica Pau Amarelo foi lindo e mágico, e quase não se conheceu essa geração atual. E como é linda a magia dessas dessas histórias ricas e de tanto aprendizado. Bjos!

  5. Jo, lembrar daquelas estórias, me alegra encanta. Nos levava por caminhos maravilhosos,e muito incentivava boas maneiras, amor e carinho tanto pela natureza quanto com as pessoas. Vc reportor de forma sincera e mágica o agradecimento a esse escritor que tanto fez bem a toda uma geração. Para bens amiga de todas as horas. ❤

  6. Monteiro Lobato e suas ricas histórias. Confesso que conheci um pouco dos personagens, através da televisão. Mas sei que pelos livros, nossa imaginação flui com mais liberdade. Gostei da carta!

  7. Querida Josete,
    Suas palavras nos levam para um mundo imaginário e
    Também nos deixa bastante SAUDOSOS, quem não AMAVA SÍTIO?!
    Você sempre usa a magia das palavras para alcançar nossos corações!
    Linda Carta!!
    Beijos Mila Campello

  8. Que bom! Ao ler esta bela carta feita por você Josete, me fez voltar a infância, viajei por todos esses lugares mencionados, apenas na imaginação fantástica que minha mente colheu de tudo que você escreveu. Parabéns! Monteiro Lobato, se vivo, procuraria você para uma dupla imbatível. Lindo! Muito lindo!

  9. Meus parabéns Dona Josete realmente muita saudade desse tempo que a gente podia brincar na rua tinha coisas boas para a gente assistir agora nossos filhos ficam presos a internet aos celular jogos Mas eu creio que Deus pode mudar essa situação.

  10. Muito bom esse se trabalho!
    Senti-me mergulhado no mundo mágico de nossa infância. Cada personagem citado levou-me a recordar as vzs que eu repetia essas estórias para meus pequenos. É realmente uma pena que hoje em dia toda essa magia, que nos fazia viajar pelo mundo da fábula, já não é mais presente nessa geração atual.
    Parabéns Jó!!!! Uma bela iniciativa sua!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍

  11. Nossa que linda carta!! Parabéns por ter conseguido através das palavras de maneira tão singela é encantadora uma comparação, e porque não dizer uma crítica em relação a infância que é oferecida hoje para as nossas crianças, com a infância do passado mais lúdica e prazerosa. Parabéns 😘

  12. As estórias do Sítio do pica-pau amarelo trás até um sorriso no rosto da gente por relembrar uma infância boa e cheias de imaginação. Adoooro.
    Josefa faço minhas suas palavras!

  13. Que saudade do Sítio, tem o gosto da minha infância e consegui passar para minha filha este universo maravilhoso. Lembro com carinho das histórias e aventuras vividas pela arte de Monteiro Lobato. Parabéns pelo texto saudoso. Palmas para vc. 💋

  14. Seu texto é lindo.
    Os tempos mudam mas o encantamento permanece no coração dos adultos que sonharam quando crianças.
    Lobato tem esse mérito, ninguém lhe tira.
    Parabéns!

  15. Amei, tia Jo.
    Quando o li foi como se estivesse me descrevendo, pois, eu também viajava nas estórias, nos contos de fada de Monteiro Lobato, superei os medos de seus personagens e aprendi a amar todos eles. A Narizinho era inspiradora, e Emília… Me representava com toda sua peraltice rs
    Achei muito bem colocado a visão dos heróis da atualidade. “Passaram a ser virtuais…agressivos…na luta desenfreada pelo poder…”. É nós Não queremos isso para nossos filhos.
    Parabéns pelo texto. Já era sua fã, agora mais ainda.
    Beijo no coração 😘

  16. Acompanhei todos os episódios do sítio,me emocionei com narizinho,tia Nastácia,D.Benta ,a sapeca da Emília, Visconde,Zé carneiro, Barnabé,vivíamos em sonho,e tínhamos o prazer da viagem. Lembrança boa da minha infância, obrigada por reviver as minhas lembranças.

  17. Prezada Josete, o bem que você demonstra querer a Monteiro Lobato chega a ser emocionante através da homenagem que você lhe presta. Seu agradecimento ao Criador pela criatura tão criativa que marcou a sua vida é excepcional. Com isso, você desperta em nós leitores a importância de buscar quem a gente ama e admira nos livros, na escrita de todas as formas que essa possa aparecer. O livro, então, é a ferramenta de que você faz uso para nosp fazer entender que ele é capaz de nos levar ao infinito. Monteiro Lobato se tornou infinito. Um abraço. Luciene Aguiar

  18. Que carta linda! Monteiro Lobato também fez parte da minha infância. Suas histórias permearam o nosso imaginário e tiveram muita influência em nossos valores, e na forma que vemos a vida.
    Que excelente reflexão sobre os heróis atuais, e sobre o trato do medo através dos personagens como a Cuca.
    Parabéns!!! E até a Bienal!

  19. Fui transportada para um mundo de magia e aventura e até sonhos. A leitura me fez voltar a um tempo em que meus medos eram transformados em alegrias trazidas pelos personagens. Agradeço a Lobato e a você, por essa grande viagem. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *