Recife, 03 de Setembro de 2019
Olá meu amigo Monteiro Lobato,
Quanto tempo não nos falamos, por absoluta culpa minha!
Esqueci de brincar com Emília, apesar dela não parar de falar em meus ouvidos. O Visconde está lá na biblioteca, creio que lendo um livro novo, daqui a pouco vou ver do que se trata. Pedi a D. Benta para consertar um vestidinho que rasguei na cerca, quando entrei correndo no Sítio para roubar uns biscoitinhos de tia Nastácia.
Como você pode ver, tudo permanece do jeitinho que você criou, nosso sítio está cada vez mais lindo! Os perigos estão por toda parte, a Cuca sempre querendo me assustar, e o Saci me pregando peças e mais peças, mas, o porto seguro que nos ensinou faz com que tudo isso passe de forma leve e descontraída.
Hoje tem uma tal de internet, que o Visconde já vasculhou todinha, e para nosso espanto já domina toda a tecnologia, sem, no entanto, esquecer de pegar aquele livro, lá no alto da estante, todo empoeirado, que contém exatamente aquilo que falta, nesta vida digital: O cheiro do conhecimento, que nos leva a abri-lo exatamente no ponto certo, onde achamos aquela citação, que procuramos neste momento.
A importância da sua obra permanece viva e atual, a convivência com o real e o imaginário, estimula nossa criatividade e permite uma melhor percepção dos problemas. Os valores que aprendi com a sua obra e que tento nortear a minha vida, são o carinho, a coletividade, a colaboração, a escuta dos conselhos e aprendizado com quem detém o conhecimento, sejam eles intelectuais ou empíricos. Creio que a convivência com todos os seus personagens, ou devo dizer: amigos, foram marcantes, e hoje vejo traços deles em meus amigos reais.
Tenho a minha D. Benta, meu Visconde, minha Emília, minha Tia Anastácia, meu Marquês e até meu Saci e minha Cuca, por que não?
Todos estão nos meus livros, que são de sua autoria, e na minha vida real.
Obrigada meu amigo Monteiro Lobato!
Até outro dia.
Eloisa Basto Amorim de Moraes
Engenheira Civil
Respostas de 47
Muito interessante Eloisa sua analogia da fantasia de Monteiro Lobato com o mundo real, concordo que os personagens desta linda ficção estão entre nós. Belo resgate de nossa Cultura nordestina. Beijos. Beth.
Uma carta linda, leve e que mostra o quão marcante foi a obra do autor na sua vida. Gostei demais do vasculhar do Visconde na internet e do livro empoeirado na estante, mostrando que, apesar da internet, o que ficou da essência das histórias jamais será esquecido. Linda carta.
Obrigada Taciana. Um forte abraço
Texto excelente.
Revela na leveza das palavras a força da influência dos personagens de Lobato.
Parabéns
Muito obrigada pelo comentário! Suas palavras me lisonjeiam….
Obrigada minha irmã…. Você faz parte deste imaginário!
Obrigada minha irmã querida, você é parte deste imaginário fantástico! Somos muito felizes. Um beijão
Excelente carta, onde relembramos o passado maravilhoso que tivemos na infância e a atualidade da internet que nos facilita a comunicação com nossos amigos mas que precisamos nos esforçar para que continuemos o contato físico que nos transporta para um lindo sítio. O sítio da felicidade.
Parabéns amiga Eloísa👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada Ró…. Somos assim… Antigas e Atuais …. kkkkk
Carta linda, me levou a um passado mágico, quando conheci o Monteiro Lobato, ( foi com ele que a minha paixão pelos livros começou ), Mergulhando nos personagens e suas aventuras.
Eloisa, trazer para os dias de hoje e imaginar como seriam com toda essa tecnologia, foi uma ideia genial.
Monteiro Lobato, com certeza se emocionaria muito com sua carta.
Parabéns!
Obrigada Aninha…. Fiquei esperando sua carta, com certeza seria excelente!Beijo
Texto lírico e emocionante que soube resgatar a criança que insiste em permanecer em nós.
Parabéns, Eloisa!
Queremos saber mais.
Parabéns amiga, texto muito bom!
Tínhamos nosso Sitio também…. Não era do PicaPau amarelo mas, era da Praia de Pau Amarelo… Beijos amiga querida
Texto excelente.
Revela na leveza das palavras a força da influência dos personagens de Lobato.
Parabéns
Obrigada Plínio! amigo querido, você deixa clara a criança que permanece dentro de você!
Valeu Elô, gostei.
Aguardo as próximas 😀😀😗
Obrigada Carlão!!! Bjs
Felicidade nossa, cara prima, de ter convivido com tão bons amigos!
Muito bom!!!!!
Beijos
Verdade Chris! Beijão . Obrigada pelo carinho
Minha memória já está falhando. Pudera. São 76 anos! Mas sua cartinha, linda por dentro e por fora, foi deliciosa e merece ser lida e publicada, especialmente por dar nova vida a tão maravilhosos personagens. Adorei ver vc pulando obstáculos no Sítio de Monteiro Lobato, batendo, de longe os sítios cibernéticos.
A senhora é a mais jovem de todas. Seu espírito tem uma alegria contagiante, que transborda na sua risada gostosa. Obrigada pelas palavras tia… beijão
Parabéns a Nossa Amiga Turma Eng.Civil 1985 UFPE pela grande capacidade de escrever !
Parabéns Eloisa grande escritora !
Abração de seu Amigo Piauí !
Para não dizerem que engenheiro não sabe escrever ….. kkkkkk
Parabéns Eloisa, você como sempre inteligente e sensível.
Obrigada amigo querido!! Beijão
Excelente minha amiga! E agora está você aqui nos dando essa grande lição! Que eu posso fazer é agradecer e te parabenizar por tamanha sutileza , entre o real e o imaginário! Quem não sonha né?
Os sonhos são possíveis meu amigo….. Mesmo que seja no imaginário!!! Bjs
Parabéns Eloisa pelo texto, fiz uma viagem em minhas boas lembranças de infância. Chegava da Escola e logo me conectava na TV para viajar nas aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Valeu Mailson! Recordar é muito bom! Continuaremos a sonhar e realizar nossos sonhos de um mundo melhor!
Parabéns pelo texto!
👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada Ricardinho …. Vamos seguir brincando sempre!!!
Rediges muito bem amiga Eloísa meus parabéns sinceros.
Obrigada Eduardo! Um forte abraço
Uau… maravilhoso Dra Eloísa. Parabéns.
Obrigada Marcos, sei que transmite para seus filhos esta sensibilidade! Abraço
Sinto o mesmo. É como se os personagens criados por Monteiro Lobato fossem reais, amigos, próximos. Tão próximos que sinto saudades. Parabéns pela carta.
Obrigada Bruna! Reconheço traços em todos meus amigos!
Ah, Heloísa, sua carta com essa declaração expressa o nosso sentimento. Nesse tempo de velocidade é preciso parar e reler essa gente Fantástica e Lobato é um. Retornei a eles e fiquei feliz em encontrar sua obra na internet.
Fiz uma carta não foi uma declaração de amor como a sua. Foi sim, um reflexão sobre a importância da Escrita e de tudo que representa e representou para essa pobre e grande Nação cheia de gigantes humanos mas que, no momento sofre pelo nanismo que estamos vivendo!!!
Voltemos a Lobato para que, juntos, possamos construir o País que ele pensava!
Parabéns e abraço Ivanilde
Obs. Ganhei dele um livro de Fábulas!!! Presenteado pela amiga Ednieia grande admiradora desse gênio conhecido como Monteiro Lobato
Excelente resgate! Educação e cultura é o caminho para o sucesso de qualquer nação.
Querida Eloisa, você está de parabéns pela escrita e sensibilidade! Acima de tudo, pelo valor à leitura, que é tão importante e nos faz viajar e conhecer mundos de experiências engrandecedoras! Beijos, da amiga Fabiana
Obrigada pelo carinho Fabiana! Valeu amiga!
Eitaaaaaaaa ! … puxa vida ! quanta emoção senti com a sua forma de expressar tão grande autor e seus personagens, parabéns Eloisa !! … Expressão poética e adorável, muito grata por ter me conduzido, pelo menos por instantes, a minha infancia e construção de minha história.
bjão
Obrigada Ely. Você tem uma alma de criança. Linda por fora e por dentro. Beijos amiga
Que texto maravilhoso.
De forma inspirada, bela e delicada, mostras a importância da imaginação e nossas vidas – a civilização seria possível sem imaginação ? – trazendo à nossa memória ML.
Lindo!
Olá Piazera,
Temos que usar nossa imaginação para não enlouquecer nestes novos tempos. E o resgate de autores que nos fazem fantasiar é fundamental!
Prezada Eloísa,
Que coisa boa é ver em sua carta a sua oportunidade de dizer ao próprio Lobato que você tem os seus personagens tais quais ele tem os dele e todos vivos, coincidentemente “os mesmos”. Uns, em sua memória; outros, na vida real. O melhor da vida é exatamente isso, levarmos para nós o que nos agrega de bom e de digno de ser relembrado. É isso o que você nos ensina com o contato que mantém com Lobato e os seus personagens atemporais, que atravessam décadas e envolvem gerações. Um abraço. Luciene Aguiar