Este é um ritual dedicado aos que não medem esforços para a realização das atividades do Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes, especialmente, aos componentes da LETRART, associação que agora desponta como uma possibilidade concreta para viabilizarmos a continuidade de nossos projetos.
Gratidão é o sentimento que tenho em relação aos que foram solidários, desde o início, para a construção deste local de acolhimento, trocas, oportunidades e realizações, assim como, a duas pessoas que chegaram há pouco, mas que estão sendo fundamentais na abertura de novas perspectivas: Suzana Cavalcanti, coordenadora do Café filosófico, e Luciene Malta, secretária da Associação.
Uma iniciativa deste porte, mantida com recursos próprios, muita renúncia e uma boa dose de loucura, só é possível com a colaboração de quem tem consciência plena de que uma sociedade ética e solidária só pode ser construída se alicerçada na educação de qualidade, que inclui a arte como elemento essencial e prioritário. E aqui, incluo Krystiane Nunes, grande parceira por ocasião da transição das Graças para o Poço da Panela, fundamental para o crescimento de nossas atividades; Fátima Quintas, que abraçou a causa se propondo a colaborar no que for preciso, coordenadora do grupo de estudos da obra de Clarice Lispector, às quartas-feiras, às 14h30.
Quero destacar o sarau lítero-musical, acompanhado por Cassius Cavalcanti e coordenado por Colly Holanda, como o evento mais antigo da casa, completando, em setembro deste ano, 5 anos de atividades ininterruptas, realizado todas as segundas terças-feiras do mês, e fazer um agradecimento muito especial a ela, que sempre nos presenteia com sua alegria e hoje, especialmente, com as canecas com a logomarca da CN; a Cassius Cavalcanti, nosso querido músico, pela compreensão e carinho; a Allan Sales, que sempre faz cordéis para os aniversariantes e hoje, em especial, para o aniversário da CN; a João Natureza, o músico parceiro, segundo secretário da LETRART, que realiza um trabalho de conscientização através da arte, da maior importância, para a sobrevivência de nosso planeta; aos cantores amadores (aqui destaco o dr. Sylvio Pinho que nos acompanha desde sempre); aos músicos convidados de hoje, Sônia Aguiar e Iran Carlos. À Dulce Albert, também pioneira dos saraus, pelo carinho, atenção e pelo encanto de sua voz; a Myriam Brindeiro, nossa compositora e cantora, também parceira em todos os momentos; aos frequentadores assíduos deste sarau.
Gratidão à equipe da logística: Eugênia Menezes, pelo carinho e pelos cuidados com o nosso jardim; a Rivaldo Mafra, pelo registro de imagens de nossa história; a Edson Marques, pela garantia da infraestrutura da casa e dos eventos; Wilma Nascimento, pela competência, disponibilidade e compreensão, em todos os momentos; à Joyce Lima, pela administração; a Jefferson pela competência e simpatia com que desempenha suas funções, à Cleide, pela disponibilidade de sempre. À Margarete Cavalcante, que presenteia hoje, a CN, com o bolo de aniversário e à Rosita Silva, que cuida tão bem da logística do departamento infantil, com tanto carinho e competência.
Um agradecimento especialíssimo vai para a Trupe da cultura, formada por Vera Nóbrega, Bernadete Bruto, Krystiane Nunes, Taciana Valença, Adriano Cabral e Colly Holanda, com suas apresentações impecáveis em eventos e oficinas infantis. São as pareias queridas na alegria e na tristeza.
Gratidão à Wanessa Campos que, com sua larga experiência no jornalismo, faz sugestões de pauta de nossos eventos, para os veículos de comunicação; aos amigos Cícero Lins, Zélia Monte e Djanira Silva, que sempre apoiaram e incentivaram nossas atividades; a Ricardo da Cunha Melo, nosso ilustrador, criador da caricatura da Sra X; ao juiz e poeta José Carneiro, pela doação dos ventiladores. Enfim, gratidão aos que torcem para que esta iniciativa seja vitoriosa.