COLETÂNEA: NARRATIVAS DE MULHERES LONGEVAS Organizadora: Virgínia Barbosa Leal
Editora: Salete Rêgo Barros
Realização: Novoestilo Edições do Autor
Estamos num tempo em que a longevidade tem aumentado a população de idosos, cujo perfil não guarda mais correspondência com os parcos estudos sobre o tema. O idoso atual que goza de boa ou relativa saúde tem uma vida ativa física e intelectual, inserido em vários setores sociais, desde o esporte ao lazer, às atividades criativas e culturais.
A mulher longeva destaca-se nesse cenário, contribuindo de forma decisiva como formadora de opinião, trazendo seu saber, fruto da reflexão sobre as experiências que viveu e os eventos que testemunhou ao longo da vida.
É desse ponto que as convido a trazer o seu olhar a partir da sua inserção na terceira fase da vida, com narrativas que ajudem as mais jovens a atravessar a difícil fase de transição da vida fértil para a fase de declínio físico, com seus transtornos e benefícios. Dentro desse último ciclo de vida há várias faixas etárias, em contextos diferentes, e a pluralidade enriquecerá o conteúdo da coletânea.
A contribuição da narrativa do caminho de cada uma para se adaptar à nova realidade, tirando o melhor proveito dela. Falar sobre o que as motiva, os projetos, o sentido que deu à vida em retrospectiva e os novos horizontes de uma etapa que propicia descobertas sobre si, sobre sua relação com o divino e sobre o amor. Uma perspectiva em que sua identidade traz novos contornos, onde o profissional não é mais o principal elemento, embora não o exclua.
Façamos a diferença.
Tendo em vista os mais de 1.000 comentários no blog da Cultura Nordestina, nas postagens da I Coletânea lançada em 2019, Cartas a Monteiro Lobato, além da participação, as autoras concorrerão a três prêmios: o 1º lugar receberá mais 10 exemplares da coletânea, além da sua cota em livros; o 2º lugar, 5 e o 3º lugar, 3, levando-se em consideração o número de comentários no www.blog.culturanordestina.com.br dos trabalhos, por ocasião das publicações, que ocorrerão na medida em que o material for sendo entregue. A contagem dos acessos será encerrada um pouco antes do lançamento, previsto para outubro, durante a XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Os trabalhos deverão ser enviados até 31 de agosto para o e-mail:
vblealster@gmail.com, quando serão encerradas as inscrições.
PARTICIPAÇÃO:
- maiores de 18 anos, brasileiras, escritoras ou aspirantes a escritora
PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
- até 31 de agosto de 2021
ESPECIFICAÇÕES:
- até 2 páginas formato A4 | entrelinhas simples | fonte Calibri 12
- livro: formato 16 X 23 cm, miolo em papel pólen 80 grs., capa em Supremo 250 grs., laminação fosca
VALOR DA ADESÃO:
- R$ 300,00 em espécie ou depósito bancário | em 2 de R$ 150,00 no cartão (Visa, Master ou Hiper) + taxas da maquineta
OBSERVAÇÕES:
- o valor da adesão é relativo à aquisição de 10 (dez) exemplares da coletânea “Narrativas de mulheres longevas”;
- os textos deverão obedecer aos padrões do gênero narrativa pessoal e serem entregues já revisados de acordo com a norma culta e as regras do Novo acordo ortográfico da língua portuguesa, em vigor desde 2009, e de uso obrigatório a partir de 2016;
- maiores informações: 81 3097-3927 | 9-81137126 (WhatsApp);
- a ficha de inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail
culturanordestinaletras@gmail.com ou diretamente na editora.
Uma resposta
Fome de que?
Fome de cultura , de respeito, fome liberdade. Fome de amor , empatia, de expressão. Fome de fé.
Josete amiga querida, os livros que tenho de sua autoria são um deleite pra alma. Gratidão