DESTAQUE ARTÍSTICO-LITERÁRIO DA CULTURA NORDESTINA – ABRIL/2021
Coordenação geral: Bernadete Bruto | Realização: Cultura Nordestina Letras & Artes
Carmen Vieira é o Destaque artístico-literário do mês de abril da Cultura Nordestina, e eu, Karla Melo, tenho a honra de apresentá-la, como amiga e editora da Confraria do Vento.
Somos, então, uma grande Confraria, que, em tempos adversos, se reveste de coragem e firmeza.
A arte nos oferece este respiro mágico que nos impulsiona a Viver muito além das formas mecânicas de sobrevivência. A arte nos convida a Viver plenamente no vasto oceano da capacidade humana de sonhar e concretizar os sonhos através de suas plurais manifestações. Quem tem essa capacidade sabe. Carmen tem e a oferece fraternamente, seja em sua delicada pintura, ou em seus versos e contos, de forte teor elíptico. Lendo ou contemplando seus trabalhos, podemos caminhar com ela como se estivéssemos em um jardim primaveril. Ela, a pintura e a escrita se confundem para mim. Posso intuir que como Juíza do trabalho, profissional zelosa, trafega com a mesma desenvoltura, verdade e amabilidade que emprega em sua arte. As flores, os barcos, o mar… Dom Quixote, São Francisco e tantas outras temáticas transmutam-se na leveza do seu traço, no sopro do seu pincel.
Porque a expressão poética dessa amorosa mulher é esse chamado à ternura, à beleza, ao justo. Não há rebuscamento na pintura ou na escrita dela. É um passar de uma nuvem, um desenho num céu, que a gente vê e não esquece!
De sua obra nasce um frescor, uma felicidade (não há sombras no que ela cria) nua e intensa.
A arte é um destino e Carmen o leva magnanimamente em seus dias e sabe compartilhá-lo com generosidade. Obrigada, dizemos todos nós.
https://web.facebook.com/destaqueliterario
https://instagram.com/destaque.literario
Conheça a nossa história
https://www.culturanordestina.com.br
Uma resposta
Que lindo! Merecidos os elogios. Sou testemunha que Carmen transforma o exercicio de julgar em arte e com a mesma alegria, leveza e precisao de suas pinturas e textos.