Cumprindo os objetivos de celebrar as principais festas populares do nosso calendário, o Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes abre a programação do mês de junho, no dia 1º, com muita animação e informações a respeito do percurso histórico, social e antropológico de nossas tradições juninas: o costume que veio do povo, passou pela nobreza e voltou para o povo.
Na realidade, o Ciclo junino tem início no dia 19 de março – dia de São José, quando é plantado o milho, produto que abastecerá as cozinhas para o feitio das comidas típicas da época: pamonha, canjica, bolos, milho cozido e assado, etc.
São João é o único santo celebrado no dia de seu nascimento, 24 de junho, assim como Jesus Cristo. Todos os outros são lembrados na data da morte. As festas juninas também homenageiam Santo Antônio, o Casamenteiro, em 13 de junho, e, no dia 29, São Pedro que, segundo a crença popular, é o porteiro do céu e responsável pelas chuvas.
As festas juninas eram hábito da família real, por isso, caíram em desuso nas cidades depois da Proclamação da República. Sobreviveram, entretanto, nos costumes das gentes do interior e voltaram à tona com a urbanização. Daí as festas passaram a ser associadas ao estereótipo caipira.
A quadrilha é uma dança que teve origem na Inglaterra nos séculos XIII e XIV, sendo adotada pela nobreza europeia.
Na época do Brasil colônia, o cortejo carregava a bandeira de São João, após as fogueiras serem acesas. Ao final do cortejo, a bandeira era entregue à igreja. Hoje, a bandeira é carregada em procissão religiosa enquanto os festejos populares fazem a festa profana.
Serviço:
Abertura do Ciclo junino da Cultura Nordestina
Data: 8 de junho de 2017
Início: 17h00
Ingressos antecipados: R$ 20,00 e no dia: R$ 25,00
Maiores informações: 3243-3927 | contato@culturanordestina.com.br
Venda de comidas da época
Programação:
17h00 – Apresentação de cordelistas e venda de cordéis
18h30 min. – Apresentação da peça Toinho, Joãozinho e Pedrinho, com a Trupe da Cultura, brincadeiras e adivinhações
20h00 – Apresentação de Nerynho do forró e trio pé-de-serra