Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Café filosófico tem início na primeira quarta de fevereiro

suzana

Trata-se de uma série de debates, nos quais são abordados os anseios e temores dos indivíduos na sociedade contemporânea, tendo como objetivo compartilhar ideias de grandes pensadores e pensadoras contemporâneos, nas áreas de psicologia, psiquiatria, política, economia, antropologia, educação, cultura, letras e artes. A coordenação é de Suzana Lopes Cavalcanti.*
A primeira proposta de um café filosófico, como possibilidade de refletir a sociedade contemporânea, nasceu na Escola Superior de Educação Física da UPE há 3 anos. Por uma série de dificuldades como estrutura, financiamento e interesse de seu coletivo em seguir com o projeto, ele chega renovado à Cultura Nordestina Letras & Artes – berço de ideias criativas de escritores e artistas e, agora, intelectuais que procuram, além do lado laborativo do trabalho, o seu ócio criativo.
Neste sentido, se abre um espaço para que outros intelectuais possam encontrar um local onde trabalho e prazer de viver estão tão bem articulados que, cada vez mais pessoas possam renascer das cinzas. Tudo isso num ambiente aconchegante para homens e mulheres que se organizam nas bases de princípios e valores éticos e morais.
Para alcançar os objetivos desejados pensamos em abordar os seguintes temas durante o primeiro semestre:

1º de fevereiro: A saúde mental na contemporaneidade: quais os desafios? Palestrante: Jorge Arruda**

*Suzana Lopes Cavalcanti é graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e propaganda, Licenciatura em Redação e edição, Teoria e técnica da comunicação.

**Jorge Marcelo Arruda de Lima, pernambucano, é Médico Psiquiatra, Chefe Geral do Serviço de Psiquiatria da PMPE, Psiquiatra Clínico do Hospital Colônia Professor Alcides Codeceira, Especialista em Medicina do Trabalho, pela UFPE, Residência Médica em Psiquiatria pela UFPB e Medicina Preventiva e Social pela UFPE. Idealizador do Projeto Ágora. Autor do livro “A Arquitetura da Existência”. Enquanto educador e pensador do seu tempo, desenvolve no Ágora atividades de investigação, pesquisa e debate, envolvendo o humano, numa perspectiva neurobiológica existencial, levando o grande público a profundas reflexões sobre os grandes temas da contemporaneidade.

Conheça a nossa programação

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *