A mais bonita festa da minha vida é no dia de São João… Os preparativos começavam desde o mês de julho do ano anterior. Guardava os enfeites, organizava tudo, para que a festa fosse a melhor.
As bandeirinhas penduradas de canto a canto das ruas, as fogueiras, cada uma maior que a outra, e os balões que soltavam no início da rua, por conta da fiação, subiam aos céus coloridos, levados pelo vento. Em cada casa, preparavam: canjica, pamonha, bolo pé-de- moleque, Souza Leão e de Mandioca. Ao redor da fogueira marcávamos as brincadeiras, enquanto iam se achegando o sanfoneiro, a zabumba, e o violeiro… E a quadrilha junina se formava: a noiva, muitas vezes, era Eu, que me sentia casando de verdade… O padre era o filho do vizinho; o delegado e o soldado eram garotos que moravam na rua seguinte… Os vestidos eram lindos, rodados, de chita e com um enorme laço. Os rapazes com camisa xadrez, calça remendada e chapéus de palha, pintavam bigode e barba, e as moças caprichavam no rouge, nas pintinhas no rosto adornado por tranças nos cabelos.
E o sonho fluía com as canções e o céu cheio de estrelas… Luiz Gonzaga, o rei do baião, cantava: “Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo, olha para aquele balão multicor, que lá no céu vai subindo”…
Enquanto a fogueira estava queimando, uma amiga era convidada para ser comadre e voltar no próximo ano. O marcador da quadrilha chegava, e os curiosos já se juntavam para aplaudir. A quadrilha era muito animada e a rua toda participava.
O milho assado na fogueira junto com a batata doce, e a canção rolando: “A fogueira está queimando… em homenagem a São João… O forró já começou, vamos gente, arrasta pé nesse salão”.
Corríamos para dançar embaixo do Palhoção decorado com bandeirinhas, chapéus de palha, balões e os santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. E o Forró ia até o amanhecer…”Você chegou na hora que eu mais precisava, acendeu a minha brasa, aumentou o meu viver”.
Em casa, fazíamos várias adivinhações: a aliança em um copo d’água – os nomes eram escritos em pedacinhos de papel e colocados em uma bacia. O primeiro a abrir mostrava o nome de quem a pessoa iria se casar… Enterrava-se uma faca virgem no pé da bananeira e, no dia seguinte, ia-se descobrir a letra que havia se formado. Sabíamos várias adivinhações… Era tudo muito divertido.
Quantas saudades do meu São João!
https://www.culturanordestina.com.br
Respostas de 10
Que texto msravilhoso Colly, para mim também é a festa mais bonita do ano. Compartilho todas suas lembranças. Morria de medo que a letra não fossr do meu paquera ou que a aliança não batesse nenhuma vez no copo. Me recusava a fazer, dizia que não acreditava, que era bobagem, mas, de verdade eu ficava em pânico. Que coisa mais linda são estas tradições bobas…..obrigada por este resgate. Bjs
Adoreeeiii!!! É uma das melhores festas para nós nordestinos. Vc me fez recordar os velhos tempos, tempos que nos contagiavam com tanta emoção. Tudo o que você citou vivenciamos , eu ainda lembro, e me pego rindo sozinha das carreiras que levei por causa dos busca-pés. Era uma mistura de medo com emoção… tempo bom !!!
Colly amiga,também vivi estas emoções das festas juninas! Quantas vezes enfiei a faca na bananeira! Joguei papéis com nomes na época da minha adolescência,masculinos ,caso abrisse um dos nomes seria meu futuro esposo! Coincidência ou não,ao colocar pingos de velas em copos virgens para aparecer letras ,em várias apareceu a letra J muitas coincidências não achas! Minhas festas preferidas são carnaval e São JOÃO,festas juninas e pratos típicos da época! pé de moleque,canjica,pamonha, quentão etc etc! Ainda por cima um gostoso friozinho do mês de junho com o cheiro peculiar das Figueiras queimando na noite de São João!
Lindo texto, Colly
Lembranças que compartilho – todas.
Parabéns
Texto maravilhoso, ótima autora! Parabéns!
Este é o meu mês , amo tudo desde as minhas recordações do tempo de menina na Várzea com meus pais . Há tempo bom hoje fecho os olhos e sinto até o cheiro da canjica , pomonha , milho assado na fogueira que pontualmente as 18:00 meu pai ia acender . Deus abençoe nossas memórias .
Que linda lembrança do são João Coli !!!! Para mim também não tem festa melhor. São muito gostosas todas as comidas típicas. Adoro forró. Esse ano não vamos poder curtir aquele tradicional são João . A pandemia tomou conta de nossos lazeres. Um abração amiga.
PARABÉNS COLLY LINDO TEXTO
VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO PRA MIM É A MELHOR FESTA DO ANO. SÓ NOS RESTA ESPERAR 2021 SEM PANDEMIA E COM MUITO FORRÓ NO PÉ.LINDO O SEU TEXTO COLLY.💋💋💋💋🌹🌹🌹
VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO. PARABÉNS COLLY