Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AGENDE-SE PARA A SEMANA DO LIVRO EM PERNAMBUCO

Intervenções Literárias e Culturais integram agenda da Semana do Livro de Pernambuco em novembro no Museu do Estado

MUSEU DO ESTADO

Muitos nomes irão movimentar o Museu do Estado, de 30 de novembro a 04 de dezembro, que recebe a Semana do Livro de Pernambuco, realizado pela Cia de Eventos e a Ideação. Com a temática “Narrativas Possíveis do Presente”, a programação é pautada com debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações artísticas e culturais voltadas aos públicos adulto e infantil. Na agenda da iniciativa, o público poderá ainda conferir debates com Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Sidney Nicéias e muitos outros. “As pautas giram em torno de enfrentamentos e dúvidas que marcaram o ano e que serão colocadas em debate. É preciso (re) escrever 2016. É necessário urgentemente (re)escrever o presente e tratar a palavra como ação, como instrumento de mudança e ativação social”, segundo o curador Schneider Carpeggiani. E com esta perspectiva a programação é pautada com debates, oficinas e mesas redondas, com diversos nomes expressivos que integram esses diálogos como José Castello que compõe Master Classe, na agenda de abertura da Semana. O escritor e jornalista e crítico literário, que em 2011 venceu o prêmio Jabuti com o romance “Ribamar”, fará uma leitura de 2016 a partir do processo de Kafka.

Mais do entretenimento e estímulo à reflexão, a escrita tem sido um meio de propagação de ideais e de ativação social, para promoção de mudanças e o momento enfatiza esse conceito de transformações e de ação que está em destaque na programação. Já previsto na programação do dia 31 de novembro está Master Classe com o escritor e jornalista José Castello, vencedor em 2011 do prêmio Jabuti com o romance “Ribamar” que abre as atividades de conteúdo. No dia 1º de dezembro, a escritora carioca Elvira Vigna fará dobradinha com as organizadoras do Leia Mulheres Recife em pauta no “Leia Mulheres Convida” dentro da Semana do Livro de Pernambuco.

Na ação literária, a premiada autora de “A vida que ninguém vê” (Arquipélago Editorial), Prêmio Jabuti de Reportagem em 2007, agrega a pauta sobre jornalismo e ativismo em debate que traz à tona o momento atual no dia 1º de novembro. Em paralelo, oficina com a jornalista Carolina Leão enfoca outra importante discussão dos novos tempos: “Jornalismo e Feminismo”, que coloca em questão narrativas míticas e gênero com ênfase no simbolismo do feminino. A proposta é evidenciar análise sobre a representação da mulher nas narrativas literárias e o papel dos mitos na construção de um imaginário sobre o feminino, a partir de um mapeamento do discurso de gênero em produção literária clássica como no caso dos Irmãos Grimm, carregado de toda uma identificação imaginária das personagens mulheres em histórias encantadas.

A Semana do Livro conta também com novos olhares sobre ativismo, literatura e comunicação na atualidade com nomes como a jornalista, escritora e professora Yvana Fechine da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em mídias digitais, no dia 02 de dezembro. Enquanto isso, o escritor cearense radicado em Pernambuco, Sidney Rocha, que antecipa discussões sobre o seu lançamento “Guerra de Ninguém”, que sai em novembro pela Iluminuras. Além da ampla agenda de debates, oficinas, mesas redondas e palestras acertadas pelo curador Schneider Carpeggiani, a iniciativa ainda terá entre seus destaques dobradinha de Isaar França e Maciel Salu em intervenção musical, assim como atividades para o público infantil que terá uma programação diferenciada que envolverá lançamentos, apresentações e muita brincadeira com a Bienalzinha.

Outras intervenções e apresentações artísticas e culturais com intervenções com nomes como a Cordelândia. Mas, para agregar mais ainda agenda e dar oportunidade de voz a produção literária local, a organização abre inscrições para a Plataforma de Lançamento de Livros Infantis na qual escritores pernambucanos poderão cadastrar projetos a serem apresentados durante os cinco dias da Semana. Além da plataforma, a Semana do Livro de Pernambuco contará com cursos e oficinas como a de “Simbolismo e Feminismo” com a Carolina Leão “Mitologia e Feminismo”, que coloca em questão narrativas míticas e gênero com ênfase no simbolismo do feminino. A proposta é evidenciar análise sobre a representação da mulher nas narrativas literárias e o papel dos mitos na construção de um imaginário sobre o feminino, a partir de um mapeamento do discurso de gênero em produção literária clássica como no caso dos Irmãos Grimm, carregado de toda uma identificação imaginária das personagens mulheres em histórias encantadas. Os interessados na Plataforma de Lançamentos de Livros Infantis para realização do cadastramento das obras até o dia 07 de novembro e na oficina com Carol Leão têm canal exclusivo no site (http://semanadolivrodepernambuco.com.br/).

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *