É comum ouvir falar das dificuldades que os artesãos têm em precificar os seus produtos. Especialistas no assunto apontam dicas importantes, para que se chegue ao resultado final do valor de mercado de cada peça, mas se você não se sente seguro(a) para fazer os cálculos, é melhor pedir ajuda a alguém de sua confiança.
Você poderá fazer uma planilha-padrão no Excel, para servir de modelo, e ir preenchendo com os produtos a serem precificados.
Seguindo a lógica das leis naturais, em qualquer empreendimento, inicialmente, o empreendedor perde, para depois ganhar.
Plantio (investimento) – espera (risco) – colheita (lucros).
O investimento inicial não deve ser computado no cálculo do valor do produto, para que o valor de venda fique viável para o seu público alvo.
Iniciadas as vendas, a margem de lucros deverá ser sempre superior aos próximos investimentos, para que a saúde financeira do seu empreendimento seja mantida, e você consiga fazer um fundo de caixa para cobrir as despesas eventuais.
É muito importante que o seu produto transmita verdade. Criatividade, qualidade, sustentabilidade, divulgação efetiva e a simpatia do(a) vendedor(a) também são essenciais para que o produto seja competitivo no mercado da economia criativa, que se encontra em plena ascensão. Uma logomarca forte e embalagens diferenciadas também entram nesta lista de cuidados com o seu produto e respeito ao consumidor.
Como calcular o valor de mercado do seu produto
- Valor de sua hora de trabalho
- Estabeleça o valor que você pretende ganhar em quantas horas de trabalho por mês, para obter o valor de sua hora de trabalho. Vamos supor que você queira faturar R$ 2.000,00 trabalhando 4 horas/dia (80 horas/mês.
- Agora divida 2.000 por por 80 e você terá o valor de sua hora de trabalho = R$ 25,00.
- Custos de produção
Obtenha este valor dividindo o valor mensal da despesa por 720 horas/mês = 24h/dia X 30 dias. Em seguida, multiplique este resultado pelo número de horas/mês usado no exemplo = 80.
- Energia
- Água
- Internet
- Telefone
- Aluguel
- Taxas
- Auxiliares
- Alimentação
- Transporte
- Divulgação (mídias sociais, panfletos, cartões de visita, banners, etc.)
- Outros
- Custos de material
Calcule quantas peças podem ser feitas com o valor utilizado na compra de uma determinada quantidade de material. Considere as horas utilizadas nas compras como horas trabalhadas.
- Matéria prima (papel, madeira, linha, tecido, cola, etc.)
- Transporte
- Embalagens
- Outros
- Margem de lucros
Dentro da margem de lucros devem caber os investimentos.
Este item varia entre 30 e 50% sobre o valor de cada peça, dependendo de alguns fatores:
- Se o mercado está aquecido
- Se existe algum diferencial no seu produto em relação à concorrência (criatividade, dimensões, etc.)
- Se a marca é bem avaliada no mercado ou se é ainda desconhecida
- Se a qualidade do material é superior ou inferior ao usado pela concorrência
O custo final de cada peça é calculado em função das horas de trabalho + custos de produção + custos de material + margem de lucro.
- Para produzir 10 peças foram utilizadas: x horas de trabalho + y de material + z de custos de produção = R$ ….
- Em cima do resultado do item 1 é colocada a margem de lucro escolhida (entre 30 e 50%).
- A soma dos itens 1 e 2 dá o valor de produção de 10 peças = R$..
- O resultado do item 3 deve ser dividido por 10, para que se chegue ao resultado do valor de mercado de cada peça.
- Quando a venda é feita via cartão de crédito/débito deve ser acrescentada a taxa cobrada pela maquineta.
Calcular o preço justo a ser cobrado pelo seu produto vai lhe dar segurança e capacidade de planejamento para alçar voos mais altos. Boa-sorte!