Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seu nome é fome

 

Olhos esbugalhados

tristes desalentados.

 

Corpo pouco carcomido

sofrido desmilinguido

só pele e osso.

 

Angu com caroço.

 

Não tem outro nome

seu nome é fome.

 

Fim de linha

só espinha.

 

Navalha na carne

só tristeza

sem fim.

 

Fim do começo

ou começo

do fim.

 

O assalto e a fome

 

Inverso

reverso

contrário

da coisa.

 

Oco

no estômago

cheio

na cabeça.

 

Emoção sem nome.

 

Tontura da fome

tontura do crack.

 

Dedo

no gatilho

estampido

de bala

falta

de fala

voz que

se cala.

 


Fernando Tavares

José FERNANDO de Albuquerque TAVARES nasceu em Recife – PE, em 10 de maio de 1948. É Médico Psiquiatra, Psicólogo Clínico, Escritor e Poeta. Já publicou três livros de poemas: METAMORFOSES DO TEMPO (Ed. Tarcísio Pereira – 2014); CHAMAS E CINZAS (Ed. Nova Presença – 2018) e PAIXÕES EXPOSTAS ( Ed. Nova Presença – 2021).

Já publicou poemas em várias Coletâneas Literárias, nacionais e internacionais. Já foi premiado em vários Concursos Literários.

É Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores / PE (UBE/PE); da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores / PE (SOBRAMES/PE); da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (AALCO) e da Academia de Artes e Letras de Pernambuco (AALP).

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Respostas de 76

    1. parabéns só poeta, por saber retratar na poesia um tema tão forte e peculiar no nosso país.

  1. Um retrato poético, verdadeiro e cru do drama de um depende químico que se tornou criminoso, e de
    mendiga na beira da calçada de uma padaria da vida.

    1. Fernando Tavares é um escritor que eu vibro quando ele escreve e edita um livro.

    2. Parabenizo a inestimável e incomum habilidade de através da interpretação e expressão artística, tornar o que é obscuro, perturbador e constrangedor para uns, como também enfastiante e importunador para outros, em algo tão iluminado e rutilante.

      Curiosamente, também tenho escrito similarmente em referência ao mesmo assunto, somente com perspectiva e lentes diferentes. Me refiro a tortura e sofrimento animal e ambiental. Os outros seres vivos não humanos do planeta, que também em si, é um ser vivo. A fome, a dor, o abuso, o desespero, a incompreensão e ignorância, a escravização, a falta de esperança… tudo incluído na senciência e quoeficientes intelectuais e emocionais. Such similarity caught my attention and pushed me to contact you.

      Meu nome é Jacqueline e o conheci recentemente no sarau Remoendo Resistência no dia 28 de Março organizado por Marcelo Mário, no restaurante Teatro Mamulengo. Gostei tanto de seu trabalho que resolvi pesquisar sobre seus livros e aqui estou. Existe algum trabalho seu em inglês ou em outros idiomas?

      Grata pelo tempo e atenção.

      Sinceramente,

      Jacquie

  2. belíssimas poesias parabéns meu querido pela sua dedicação para com seus leitores

  3. Sua poesia sobre a fome é uma expressão poderosa das dores silenciosas que muitos enfrentam. Suas palavras despertam empatia e conscientização, dando voz àqueles que sofrem. Parabéns por usar a arte para transmitir uma mensagem tão importante.

  4. Mergulhou profundamente na realidade negligenciada, tocando corações e desafiando mentes a agir pela mudança. Sua habilidade de transmitir emoções através das palavras é notável.

  5. “O Assalto e a Fome” é um poema poderoso e comovente que explora as duras realidades da pobreza e da fome. Escrita em um estilo simples, direto e muito eficaz, marcas características do autor. Neste poema, ele faz uso de palavras fortes para criar uma sensação de urgência e desespero. É um poema importante que merece ser lido e compartilhado. É um lembrete da realidade brutal da pobreza e da fome, e é um apelo à ação para que possamos ajudar aqueles que estão menos afortunados.

  6. Fome e suas consequências. Dor, morte, descaso. Os gritos da fome inaudíveis. a bergonha para a humanidade.

  7. Poeta com uma sensibilidade à flor da pele. Cientes reflexos das desigualdades sociais, de um povo que vive à margem da esperança, sem tocá-la.
    Revela em seus versos o sofrimento, quase infinito, na injustiça e nas condições sub-humanas, onde prevalece o vício, à agressividade, para, de maneira estranha, suportar o sofrimento, a exclusão e o abandono.

  8. Parabéns, Fernando Tavares! Lindos poemas que expressam, em poucas palavras, a feiúra da fome, atuante como navalha, nas carnes famélicas, que definham. E, em consequência, à busca de lenitivo nas drogas, deságuam no crime e na morte. Fotos da cruel desigualdade-realidade.

  9. Poemas que abordam de forma tocante o drama dos que têm fome. Versos pungentes e incisivos. Parabéns!

  10. Parabéns, Fernando!
    Através da sua competência poética percebemos e sentimos mais de perto a cruel realidade diante da fome. Como um grito de dor sua poesia nos alerta no sentido de transformar este cenário desumano.
    Bravo!
    Catarina

  11. Belissimos poemas! Linda sensibilidade do poeta em enxergar problemas sociais tão complexos

  12. O assalto e a fome parecer ser tão real que conseguimos adentrar na realidade tão dura das drogas e correlação com o caos da fome e miséria

  13. Realidade nua e crua … mais que é a pura verdade! E descrever este sentimento com esta intensidade só para almas privilegiadas: capazes e talentosas… que escrevem com a alma. Parabéns, Fernando!

  14. Parabéns meu amigo Fernando, ótimos trabalhos, vamos dialogar sobre eles quando nos encontrarmos.
    Abraços e sucessos…

  15. Fernando, homem detentor de leveza poética e sensibilidade aguçadas, ao expôr a FOME e todas as suas variantes _ física, do direito, educacional e cultural. Seus poemas são Odes por um olhar mais atento dos mais agraciados .

  16. Fome de que!!!!!!!!
    Retrata a urgente necessidade de mudarmos nosso olhar individualista e olharmos para o coletivo, na busca de uma sociedade mais saudável, mais humana, mais justa!
    Parabéns pela Sensibilidade!!!!

  17. O poema ” o assalto e a fome” nos transporta para dura realidade do que está por trás da trágica dependência das drogas, do oco no estômago e no vazio na cabeça e na alma.
    Parabéns! pela visão, da nossa cruel realidade, muitas vezes tão desumana.

  18. Em um mundo em que as ostentações são alheias as suas necessidades,poemas como esses nos alertam como um punhal afiado no peito,mas só para os sensíveis à poesia.
    Parabéns.

  19. O assalto e a fome, revela a realidade das vítimas que moram e vivem nos esgotos das cidades, produzidas pelos heróis palacionos que vivem em Brasília.

  20. a triste realidade da fome retratada de forma realista, através da linguagem da poesia de forma bela e contundente. Parabéns . Versos fortes com um alerta para a sociedade

  21. Palavras fortes, levando a uma análise dos dramas daqueles personagens que na vida enfrentam situações difíceis, e merecem uma chance de se redimir.

  22. Palavras fortes, levando a uma análise dos dramas daqueles personagens que na vida enfrentam situações difíceis, e merecem uma chance de se uma solução.

  23. Que poema incrivelmente poderoso. Sua capacidade de capturar a realidade angustiante da fome em tão poucas palavras é notável. Os versos como ‘corpo pouco carcomido, sofrido desmilinguido, só pele e osso’ nos tocam profundamente e nos fazem sentir a dor e a tristeza de quem sofre. Obrigado por trazer à luz essa questão tão importante de forma tão tocante.

  24. Poemas de inspiração oriunda das políticas públicas imprudentes, negligentes e imperitas aplicadas sobre e sob a pátria apátrida a tempos colonizada e escravizada espiritualmente.

  25. Os poemas de Fernando Tavares mostram em uma linguagem forte, incisiva e crua a realidade social existente no Brasil.
    Parabéns Fernando.

  26. Os poemas de Fernando Tavares mostram em uma linguagem forte, incisiva e crua a realidade social existente no Brasil.
    Parabéns Fernando.

  27. Parabéns dr. Fernando Tavares. Fico feliz pelo seu reconhecimento como poeta. Muito merecido. Poemas que relatam a realidade social nua e crua de uma uma forma tão poderosa através do verso.Parabéns

  28. Dr Fernando Tavares tem o poder de escrever de forma simples, intensa que toca a nossa alma e nos faz refletir… Excelente poeta

  29. Poemas acertivos, jogo de palavras eficaz, conteúdo profundo. Parabéns.

  30. A fome é um dos grandes problemas que enfrentamos, pois impacta diretamente o cotidiano de famílias, por meio do aumento da pobreza, da marginalização social, de dificuldades na escola e de deterioração da saúde. Parabéns por retratar temas da atualidade .

  31. parabéns Fernando! os poemas são escritos com os suspiros da almas, por isso lhe parabenizo

  32. Poemas exibindo uma sensibilidade ímpar , tratando de temas polêmicos que infelizmente são tão corriqueiros em nossa sociedade , embora frequentemente ignorados …. Parabéns ao autor por conseguir lançar o alerta para tais temas , de maneira lírica ,levando-nos a refleti como minimizar a dor e o sofrimento alheios !

  33. Palavras de grande profundidade para reflexão de uma triste realidade, onde o autor escreveu com uma grande presença de espírito uma obra maravilhosa.

  34. Poemas que refletem a realidade de muitos que vivem a margem de nossa sociedade. Mas além da reflexão vale o esforço na promoção da mudança para uma sociedade mais igualitária e justa.

  35. Excelente! Poemas fortes e tocantes! parabéns pela excelência e pela sensibilidade. Traduz bem o conhecimento e a experiência de alguém que dedicou a vida a conhecer a mente e a essência humana em toda a sua diversidade! Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Mais Recentes

Siga-nos